Queda do engajamento de funcionários custa US$ 438 bilhões à economia
Dados do relatório State of the Global Workplace, da Gallup, avaliam engajamento e bem-estar dos colaboradores
Queda do engajamento de funcionários custa US$ 438 bilhões à economia
BuscarQueda do engajamento de funcionários custa US$ 438 bilhões à economia
BuscarDados do relatório State of the Global Workplace, da Gallup, avaliam engajamento e bem-estar dos colaboradores
Meio & Mensagem
24 de abril de 2025 - 6h02
Relatório que mede engajamento e bem-estar de colaboradores apontam impacto financeiro na queda desses fatores (Crédito:Edge Creative / shutterstock)
A Gallup, empresa global de análise e consultoria, divulgou nesta quarta-feira, 23, o relatório State of the Global Workplace, que avalia o engajamento e o bem-estar global dos funcionários.
Os dados levantados pela companhia apontam que, apesar de o engajamento e bem-estar terem aumentado de um modo geral na última década, ambos registraram uma queda em 2024, saindo de 23%, em 2023, para 21%.
Entre os colaboradores em cargo de gestão, o declínio foi mais acentuado, registrando três pontos percentuais de queda (de 30% para 27%), enquanto o engajamento dos colaboradores individuais permaneceu em 18%.
Com isso, a Gallup avalia que o reflexo dessa movimentação pode custar cerca de US$438 bilhões em perda de produtividade à economia mundial.
Embora esse seja um dado preocupante, a consultoria aponta que entre as organizações avaliadas, as que tinham treinamento e o desenvolvimento de gestores no centro de sua estratégia tiveram uma melhora nas métricas relacionadas ao engajamento de seus gestores subindo de 20% para 28%.
O bem-estar dos funcionários também registrou um declínio, segundo a pesquisa. Em 2024, o índice atingiu 33%, com a queda de um ponto percentual em comparação a 2023 e dois em comparação a 2022.
Um ambiente de trabalho mundial totalmente engajado também pode impactar a economia. A empresa estima que nessas condições US$ 9,6 trilhões em produtividade poderiam ser adicionados à economia global, o equivalente a 9% do PIB global.
Compartilhe
Veja também
Segmentação demográfica falha e compromete campanhas, diz estudo
Adlook pontua que empresas que reconhecerem essa realidade e se adaptarem tendem a conquistar maiores vantagens competitivas
Beats busca fãs virais de Lady Gaga para levar ao show
Patrocinadora do evento Todo Mundo no Rio, marca quer encontrar os rostos dos famosos memes que envolvem a cantora