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Marketing

Quem disse, Berenice? muda conceito para 2021

Surgida exclusivamente com maquiagem, agora marca quer aplicar a fórmula “beleza + tratamento” para todos os produtos, lança comunidade e ingressa na venda direta


8 de dezembro de 2020 - 6h00

Portfólio agora com mais foco em tratamento (Crédito: Reprodução)

“Criar, misturar e provocar” são os três termos que a marca Quem disse, Berenice?, do Grupo Boticário, utiliza para definir um novo conceito de marca e projeto de criar uma comunidade para, a partir de agora, atuar ainda mais sob interação com suas consumidoras e outros públicos. A partir desta terça-feira, 8 de dezembro, no app da QDB, haverá uma área dedicada à comunidade, reunindo consumidoras, influenciadores, personalidades, experts de beleza e as equipes da marca.

Renata Gomide: o rosto é um só, para make e para skincare (Crédito: Divulgação)

Renata Gomide, diretora de Marketing e Vendas, afirma que o objetivo é desenvolver produtos, conteúdos e trocar conversas sobre o mundo da beleza. A propósito, se a marca surgiu totalmente focada em maquiagem, sua experiência vem mudando nos últimos meses, o que culminou, durante a pandemia, no lançamento de uma linha de skincare, chamada Skin.q. Também durante interações com consumidoras para insights veio o insight de que não existe um rosto para make, outro para skincare. A partir daí, QDB passa definitivamente a aplicar o conceito de “beautycare”, ou seja, beleza mais tratamento, para todos os seus produtos. “O Beauty Care em Quem Disse Berenice já está presente nos lançamentos de 2020 como base Nutrição Ativa com ácido hialurônico, os boosters de Nutrição e Detox e os balms com Vitamina E – sem contar o lançamento da nossa primeira linha de skincare, a Skin.q, que vem performando acima do esperado. E para 2021 estarão presentes em todos os lançamentos e novas categorias”, explica Renata.

Ano que vem, além de aplicar as fórmulas de Beauty care a seu carro-chefe, que continua sendo maquiagem, a marca trará lançamentos novas categorias, incluindo linhas para corpo e cabelos – a média de lançamentos da marca gira hoje em torno de 10 a 13 por ano. Como a previsão, ainda ano que vem, é de consumidor retraído, aplicar o conceito de Beauty care a todo portfólio, ressalta a executiva, faz com que eles entregam às consumidoras mais benefícios em um só investimento.

Novas mensagens da marca começam a ser divulgadas (Crédito: Divulgação)

Já no que diz respeito aos canais de distribuição/vendas, embora siga com as lojas físicas, QDB neste ano de resultados ameaçados pela pandemia lançou o programa Chega+, plataforma na qual as consumidoras podiam também fazer vendas via whatsapp ou redes sociais com de links personalizados. Segundo Renata, esses parceiros recebiam comissão de 10% para as vendas faturadas no mês. Hoje, são mais de 1.000 inscritas e mais de 10 mil visitas no site vindas de links trabalhados por elas em apenas um mês. Além disso, a venda direta, que já é explorada pelo Grupo Boticário para outras marcas também passa a incluir a QDB.

Para construir esse novo momento da marca, que deverá se refletir em campanha e identidade visual, Renata Gomide ressalta as participações da AlmappBBDO, Wolf Wolf na criação de campanha e mensagem e Sharp para a comunidade de beleza. As agências se unem à Soko, Mutato e Mirum, que fazem parte do hub fixo para PR e earned media, Conteúdo e Mídia.

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