Quem são os 10 artistas mais influentes para acordos com marcas
Ranking elaborado pela Luminate conta com mais de 250 artistas e tem top 5 liderado por Taylor Swift, Adele, Beyoncé, Elton John e Rihanna
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Meio & Mensagem
9 de outubro de 2024 - 10h05
*Por Brandon Doerrer, do Ad Age
Para qualquer um que duvide do poder de marca de Taylor Swift, há novos dados que comprovam sua influência.
A cantora aparece no topo de um novo ranking da Luminate, empresa que gera dados sobre o mercado do entretenimento, que pontua a influência cultural de artistas musicais e cujo top 10 foi divulgado ao Ad Age.
O índice visa fornecer informações sobre fandoms para uso de marcas, agências e até mesmo gravadoras, e será publicado trimestralmente.
A primeira edição da lista contou com mais de 250 artistas. Entre eles, estão de forma um tanto previsível mega estrelas com sucessos ainda em produçã9o, como Beyoncé e Ariana Grande. Apesar disso, também revela que Elton John, que se aposentou das turnês , ainda tem influência.
A Luminate calculou a pontuação de cada artista com base nas mesmas métricas de vendas de varejo e de streaming do Spotify, Apple e Amazon fornecidas à Billboard para suas paradas. Além disso, considerou a pegada dos artistas nas redes sociais, conscientização e apelo público, e engajamento geral dos fãs em shows ao vivo e outros eventos.
Ao longo das publicações, a empresa planeja, ainda, acrescentar mais fatores ao cálculo, como menções de mídia conquistadas e sentimento do público. Parcerias de marca que aumentam a preferência ou conscientização de um artista também serão refletidas em ranking futuros.
Beyoncé revive comercial icônico de Levi’s
Além do seu sucesso no streaming, a capacidade de Taylor Swift de levar os fãs a assistir à NFL graças à sua presença nos jogos do Kansas City Chiefs contribuiu para sua primeira posição na lista.
Embora Swift normalmente não desempenhe um papel ativo em campanhas, além de uma série de anúncios da Capital One em que ela estrelou há mais de um ano, as marcas têm tido sucesso por estarem perto dela.
O Federal Reserve Bank of Philadelphia atribuiu o “mês mais forte para a receita de hoteis na Filadélfia desde o início da pandemia” aos participantes da The Eras Tour que compareceram à cidade em maio de 2023. Ela também levou mais de 400 mil pessoas ao site oficial das eleições norte-americanas em 24 horas após declarar apoio à candidata Kamala Harris em seu perfil no Instagram.
Outras no top 10, como Beyoncé, assumiram um papel mais ativo em acordos com marcas. Recentemente, a artista fez uma parceria com a Levi’s para recriar seu anúncio da Laundrette de 1985. Ela também provocou seu álbum “Cowboy Carter” no anúncio do Super Bowl de 2024 da Verizon, onde foi retratada tentando “quebrar a internet”, apenas para ser frustrada pelo poder da rede da marca de telecomunicações.
É claro que o índice não leva em consideração o custo das parcerias — e os 10 primeiros aparentemente receberiam os maiores valores — o que significa que os acordos de marca teriam que ser extremamente eficazes para obter bons retornos sobre o investimento.
Confira os artistas mais influentes segundo métricas de streaming e engajamento do consumidor: | |
1 | Taylor Swift (100 pontos) |
2 | Adele (92 pontos) |
3 | Beyoncé (91 pontos) |
4 | Elton John (90 pontos) |
5 | Rihanna (90 pontos) |
6 | Eminem (89 pontos) |
7 | Shakira (88 pontos) |
8 | Ariana Grande (88 pontos) |
9 | Lady Gaga (88 pontos) |
10 | Dolly Parton (87 pontos) |
*Tradução por Giovana Oréfice
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