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Marketing

Reconhecimento de marca é prioridade do marketing no mundo

Pesquisa da Nielsen mostra que 64% dos profissionais acreditam que a mídia social é o canal pago mais eficiente

e Caio Fulgêncio
2 de maio de 2022 - 11h27

Diante dos desafios causados pela pandemia da Covid-19 nos últimos dois anos, a construção do reconhecimento de marca é apontada como a prioridade dos profissionais de marketing ao redor do mundo. É o que aponta o Relatório Anual de Marketing 2022, intitulado “Era of Alignment”, elaborado pela Nielsen, empresa de dados e análise de audiência.

Izabel Petegrosso, porta-voz da Nielsen, afirmou que consumidores esperam que as marcas tenham propósito

Conforme o estudo, brand awareness ocupa o topo da lista devido à crescente fragmentação da mídia e evolução dos canais de brand equity. A proliferação de canais produz uma abundância de dados únicos. “Com isso, o desafio é como se beneficiar desse grande número de canais para alcançar a maior audiência com a melhor efetividade”, explica Izabel Petegrosso, líder da unidade de negócios Impact, da Nielsen.

Para alcançar o público, a pesquisa mostra que 64% dos profissionais de marketing do mundo acreditam que a mídia social é o canal pago mais eficiente, com a liderança do TikTok e do Instagram. Esse percentual chega a 85% levando em conta somente a América Latina. A média mundial de gastos na área aumentou 53%.

A credibilidade nas métricas também foi levantada. Globalmente, a confiança em medir o Retorno sobre o Investimento (ROI) do funil completo é de 54%. Já na América Latina, os profissionais estão mais confiantes (73%). Segundo a Nielsen, fora online e mobile vídeo, a confiança de medir o ROI em alguns canais está abaixo de 50%. Para se ter uma ideia, quase metade dos entrevistados disse que pretende gastar mais com podcasts, mas a confiança na medição é de apenas 44%.

O propósito tem sido uma forte demanda dos consumidores das marcas. Iniciativas, produtos e serviços com causas claras têm feito diferença no ROI. No entanto, apesar dos esforços, a Nielsen afirma que 55% dos consumidores ainda não estão convencidos de que as marcas estão promovendo de fato um progresso nesse quesito. “Toda a questão de awareness nos leva a outro ponto importante, que é o propósito. Os consumidores querem mais do que apenas marcas, seja produto ou serviço”, afirmou.

O Relatório Anual de Marketing 2022 foi elaborado com base em respostas de aproximadamente 2 mil profissionais de marketing ao redor do mundo. Os questionários foram aplicados entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. O mercado brasileiro foi um dos contemplados no estudo. Dentre os setores pesquisados estão o automobilístico, serviços financeiros, tecnologia, saúde, farmacêutico, turismo, varejo e outros.

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