Reputação digital: como as avaliações afetam a jornada do consumidor?
Pesquisa Decisão Local 2025 revelou que 9 em cada 10 consumidores reconsideram comprar no local após lerem avaliações negativas no Google
Reputação digital: como as avaliações afetam a jornada do consumidor?
BuscarReputação digital: como as avaliações afetam a jornada do consumidor?
BuscarPesquisa Decisão Local 2025 revelou que 9 em cada 10 consumidores reconsideram comprar no local após lerem avaliações negativas no Google
Meio & Mensagem
6 de março de 2025 - 6h01
(Crédito: Shutterstock)
Nos últimos anos, os consumidores têm se mostrado cada vez mais atentos à reputação das marcas. Mais do que apenas produtos de qualidade, eles buscam transparência, bons sserviços e princípios que estejam alinhados com seus valores éticos. Com o fácil acesso à internet, comparar diversas opções e avaliar a credibilidade das empresas se tornou uma parte intrínseca da jornada do consumidor.
Um levantamento recente realizado pelo site Reclame Aqui em parceria com a Harmo ouviu mais de 1500 brasileiros, buscando entender a dimensão da influência que as avaliações do Google têm na tomada de decisão do consumidor.
A pesquisa, intitulada Decisão Local 2025, revelou que 96% das pessoas consultam as avaliações deixadas por outros clientes antes de escolher uma loja, revelando o peso que a reputação digital de um estabelecimento tem no mercado atual.
Os dados ainda mostram que 70% dos respondentes analisam tanto as avaliações positivas quanto às negativas, como forma de embasar sua decisão.
E não basta apenas ser bem avaliado – é preciso manter um padrão de alta qualidade: 43% dos entrevistados dizem precisar ler pelo menos 10 avaliações antes de fazer uma escolha, e 27% declara dar preferência a comentários mais recentes, com no máximo uma semana de publicação.
De acordo com a Zendesk, as empresas brasileiras são líderes globais em customer experience, e esse resultado se dá, em parte, devido ao alto padrão de exigência estabelecido pelos consumidores brasileiros, que costumam direcionar seu dinheiro para empresas nas quais confiam.
A pesquisa ainda revela que 98,5% dos consumidores prestam atenção nas interações da marca com os outros clientes, sendo que 76,5% deles definem como crucial para sua decisão a resposta e o posicionamento das empresas diante das reclamações.
Essa realidade reforça a importância de investir em atendimento de qualidade, gestão de crise e estratégias que visem a satisfação do cliente. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que entendem essa mudança não só se destacam, mas também conquistam a fidelidade do público e constroem uma reputação sólida.
Compartilhe
Veja também
Chevrolet apresenta novo SUV elétrico na reta final do BBB 25
Spark homenageia os 100 anos da montadora no Brasil com uma paleta de cores inspirada em elementos nacionais
Seara promove degustação com robô na Stranger Things: The Experience
A experiência imersiva, que acontece no BarraShopping a partir desta quinta‑feira, 17, terá um quiosque da Seara com degustação e uma ativação com um robô da marca