Retrospectiva 2023: as 10 marcas mais criativas do ano
Guaraná Antarctica, Heineken, Mercado Livre e Burger King estão entre os anunciantes cujos trabalhos de comunicação se sobressaíram pela criatividade em 2023
Retrospectiva 2023: as 10 marcas mais criativas do ano
BuscarRetrospectiva 2023: as 10 marcas mais criativas do ano
BuscarGuaraná Antarctica, Heineken, Mercado Livre e Burger King estão entre os anunciantes cujos trabalhos de comunicação se sobressaíram pela criatividade em 2023
Meio & Mensagem
21 de dezembro de 2023 - 6h03
Em tempos em que a atenção do consumidor se tornou um dos ativos mais cobiçados – e, proporcionalmente, mais difíceis de serem alcançados – os anunciantes precisam bem mais do que verbas substanciosas e eficientes planos de mídia para serem notados.
Conseguir falar a linguagem de seu tempo, espelhar os anseios do público e fazer sua voz ecoar em meio a um mundo de ruídos e estímulos constantes não é tarefa fácil.
Por isso, por mais um ano, Meio & Mensagem reconhece as 10 marcas que, por meio de estratégias diversas e, sobretudo, criatividade apurada, conseguiram construir estratégias de comunicação bem-sucedidas em 2023. Veja a lista:
– Retrospectiva 2013: os temas que dominaram o ano
A campanha “#TrazasBudspracasa”, criada pela Wieden+Kennedy Portland e São Paulo e Africa Creative para Budweiser, foi uma das premiadas do ano. Entre os troféus conquistados está o Titanium, no Cannes Lions. O trabalho figura, ainda, na lista de melhores campanhas. Além do projeto, lançado em resposta à proibição da venda de cervejas durante a Copa do Mundo do Qatar, a marca promoveu a campanha “Bud Mag”, cocriada em parceria com os escritórios da Wieden+- Kennedy São Paulo e Nova York, que transformou seus packs de papelão em uma revista mensal para dar alcance a artistas locais. A marca também se sobressaiu com a campanha “Qualquer dia é dia”, criada pela Africa Creative, que traça um paralelo entre produções de TV e o cinema de Hollywood. Com o intuito de promover artistas independentes do cenário do rap brasileiro, a Bud também lançou a campanha “Vinyl Coaster”, que transformou porta-copos em discos de vinil.
Este foi um ano movimentado para o Burger King. Duas campanhas da marca levaram Bronze na nova categoria do Cannes Lions Entertainment for Gaming: “Mission: Whopper”, criada pelos escritórios da David de São Paulo e de Buenos Aires, e “Burger Glitch”, criada pela David São Paulo. Seguindo a tradição de fazer uma provocação ao concorrente McDonald’s, a rede promoveu uma ação na qual distribuiu sanduíches para todas as pessoas com o nome de Ronald. A ação foi protagonizada por Ronald Nazário, filho de Ronaldo Fenômeno. Ainda nesse sentido de entrar na brincadeira, o Burger King aproveitou a repercussão em torno de Larissa Manoela, que neste ano revelou ao Fantástico a questão da administração de seu patrimônio pelos seus pais, para lançar uma campanha com a atriz. No filme, Larissa aparece dizendo que o dinheiro é seu, e que, por isso, não dividirá com ninguém o sanduíche que comprou. A iniciativa também foi criada pela David São Paulo.
– Retrospectiva 2023: o que disseram nos eventos de Meio & Mensagem
A marca da Ambev deu continuidade, neste ano, à campanha #BotaElasNoJogo, com o intuito de endossar a presença do futebol feminino nos jogos de videogame. O projeto trocou os nomes e imagens genéricas das jogadoras por nomes e fotos de atletas reais. A campanha criada pela Soko ganhou Leão de Bronze na edição 2023 do Cannes Lions. Ainda enfatizando o seu apoio ao futebol feminino, durante o amistoso da seleção brasileira contra o Chile, a marca apresentou o movimento #OlhaPraElas. Também criada pela Soko, a ação convidou as atletas a se apresentarem para a torcida e mostrarem seus nomes; ao mesmo tempo que convidou o público a prestar mais atenção, conhecer e reconhecer as atletas. Ainda neste ano, Guaraná lançou a campanha “Se é coisa sua, é coisa nossa”, criada pela CP+B. O filme, dirigido por Dulcidio Caldeira e embalado pela poesia da música Sozinho, clássico da MPB composto por Peninha, relata a história de amor entre o refrigerante e a pizza.
Ao longo do ano, Heineken apostou em frentes diversas, como experiência, sustentabilidade e games. No Cannes Lions, conquistou 2 Pratas e 1 Bronze com campanhas criada pela Le Pub de São Paulo: “Beer Power” conquistou Prata na categoria B2B, e “0.0 Barriers” ganhou Prata em Brand Experience e Bronze em Creative Commerce. Pouco depois do festival, a marca lançou, no Jornal Nacional, uma campanha para celebrar seus 150 anos e que retratava as diversas pronúncias dos brasileiros para a palavra Heineken. Já na ação “Verão sem Barreiras”, o anunciante buscou se conectar com o público que consome a versão zero álcool da bebida (saiba mais na página 43). No segundo semestre, a companhia abriu um bar flutuante no rio Pinheiros, que funcionou durante um mês e fez parte da plataforma Green Your City, voltada a iniciativas de sustentabilidade. Na campanha “Nem toda rodada é lá fora”, a marca adentrou o universo dos games para reforçar a importância da socialização.
– Retrospectiva 2023: as 10 maiores polêmicas do ano
O ano da Heinz foi permeado por arte e música. Na chegada da banda RBD ao Brasil, a marca firmou uma parceria com a integrante Dulce Maria em uma série de ações. Com a Africa Creative, recrutou os mestres de cerimônias MC Don Juan e MC Taya para uma campanha que comunica que o ketchup de picles da marca é o Ketchup oficial dos outros MC’s. A ideia surgiu quando a marca lançou o produto e os consumidores comentaram que tinha sabor de uma rede de fast food cujo nome começa com as letras M e C. Com a Electric Ink, a Heinz desenvolveu uma tinta de tatuagem vermelha não nociva à saúde, uma vez que a tinta pigmentada foi banida em alguns países por apresentar riscos. A empresa ainda ingressou no game Fortnite com a missão “SOS Tomato Island”, em que os jogadores aprendem sobre degradação do solo e a produção de tomate, junto com a Gut. Além disso, a marca ingressou no segmento de temperos apimentados e iniciou patrocínio ao Comitê Olímpico do Brasil até 2028.
O banco recrutou nomes nacionais e internacionais para dar voz à empresa e seus produtos nas campanhas. No final do ano, o banco anunciou mudanças na marca para celebrar seu centenário a partir do conceito “Feito de futuro”. Entre os esforços feitos para comunicar essa transformação, a marca recrutou Madonna, Ronaldo Fenômeno, Marta, Fernanda Montenegro e Jorge Ben Jor para protagonizar o filme da Africa Creative. Nele, as estrelas falam sobre se reinventar ao longo de suas trajetórias. Antes, junto com a Galeria, o Itaú contratou o piloto Lewis Hamilton para divulgar o rebranding do Itaú Personnalité, e uniu Sylvester Stallone e Marcos Mion em um comercial que mostra o Itaú Uniclass como viabilizador de sonhos e conquistas. Embarcando na tendência da IA, o banco e a Galeria criaram uma campanha que mostra possíveis formações de seleções brasileiras femininas de futebol entre 1941 e 1983, período em que as mulheres foram proibidas de jogar futebol no Brasil.
– Retrospectiva 2023: os 10 principais fatos do ano
A rede de restaurantes mergulhou em tecnologias e conceitos pop para divulgar os produtos da marca durante o ano. Junto à Galeria, o McDonald’s consultou a inteligência artificial (IA) do ChatGPT para saber qual seria o hambúrguer mais icônico do mundo. A resposta, aludindo ao Big Mac, compôs uma campanha em que a resposta é colorida como as cores do sanduíche. Já o multiverso foi o conceito utilizado para o case que lançou o McCrispy Chicken Legend, inspirado no lanche CBO. No filme, consumidores procuram por algo semelhante ao CBO em diferentes realidades. Para divulgar as novas versões do Big Mac, a rede reviveu o famoso jingle lançado no Brasil em 1983, com notas de gêneros musicais diversos, como trap, eletrônico, zen e funk. O intuito é comunicar que há versões do lanche para todos. Já Evidências, de Chitãozinho & Xororó, embalou peças que aludem a experiência de sentir um cheiro dos lanches da rede e poder pedi-los pelo app McDelivery.
Como em anos anteriores, Mercado Livre deu continuidade ao seu apoio à comunidade LGBTQIAPN+: no Mês do Orgulho, transformou o Museu da Diversidade Sexual (MDS) em um e-commerce. Os itens disponibilizados foram inspirados em obras de artistas como a cantora Liniker, que protagonizou o videoclipe da campanha “Tour do Orgulho”, entoando a canção Lili. Meses antes, depois do episódio de assédio no Big Brother Brasil, a marca foi a primeira dentre as patrocinadoras a se manifestar sobre o tema. Em seu perfil no Instagram, o marketplace publicou a frase “Chega de Assédio”. Mesmo sem citar o programa, a marca deixa claro que “até mesmo um aperto de mãos só deve acontecer quando há consentimento de ambas as partes”. O anunciante era patrocinador da categoria Big. Já para o Natal, lançou uma campanha que apresentou uma paródia de uma das canções típicas da data, Noite Feliz, e promoveu descontos de até 60%. Todas as ações são da Gut.
– Retrospectiva 2023: o que CEOs e personalidades disseram ao Meio & Mensagem
Algumas pautas estiveram na pauta de O Boticário ao longo de 2023: a campanha de Dia das Mães apresentou um comercial criado pela AlmapBBDO que retrata uma mãe com seu filho em uma ilha deserta. A intenção do projeto foi jogar luz para o esgotamento materno. Para o Dia dos Pais, a marca propôs debates sobre mudanças na licença parental de modo a estimular o elo entre pais e filhos e, além disso, diminuir a desigualdade de gênero. O prazer feminino também entrou na roda de discussões: Luana Piovani protagonizou a campanha que promoveu o lançamento do perfume Her Code. Com o mote “O prazer é todo meu”, o comercial criado pela AlmapBBDO, produzido pela MyMama Entertainment e dirigido por Ariela Dorf, registrou cenas intimistas da atriz. Além disso, a marca fomentou conversas sobre quebras de tabu e estigmas de gênero no que diz respeito à vida sexual das mulheres.
Em abril, o banco elegeu uma nova agência para cuidar de sua comunicação: depois de seis anos com a Suno United Creators (o Santander foi o cliente inaugural da agência independente), a companhia entregou sua verba de comunicação para a BETC Havas. Não houve concorrência e a decisão foi influenciada pelo fato de o Grupo Havas já atender o cliente em alguns mercados. No mês seguinte, a marca lançou uma campanha que abordou a diferença salarial entre os gêneros. O filme foi protagonizado por funcionárias da empresa. No final de outubro, o marketing da instituição passou por outra mudança importante com a saída do CMO Igor Puga. No mesmo mês, o banco lançou uma websérie sobre eduçação financeira para crianças. Dinheiro em Espécies foi uma cocriação entre f+e/cyranos com o Gloob. Um dos primeiros trabalhos da BETC para o novo cliente exibiu as propostas de crédito do Santander ao final de novelas e de programas como Encontro, da Globo.
Compartilhe
Veja também
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos