Reviews nas redes sociais impactam a decisão de compra da GenZ
Estudo da Trope em parceria com YouPix revela como os influenciadores impactam a jornada de compra e quais fatores pesam na escolha de produtos
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Meio & Mensagem
21 de fevereiro de 2025 - 7h39
Estudo da Trope, em parceria com YouPix, revela como os influenciadores impactam a jornada de compra da GenZ (Créditos: Insta_Photos/Shutterstock)
O InstitutoZ, instituto de pesquisa e capacitação das novas gerações da Trope, consultoria especializada em GenZ e Alpha, conduziu uma pesquisa em parceria com a YouPix, consultoria referência na creator economy, com o objetivo de entender quem influencia a Geração Z na tomada de decisão – e como as reviews, conhecidas também como avaliações de influenciadores, moldam seu comportamento de compra.
Os dados revelam que 47% dos entrevistados, jovens de 14 a 28 anos, confiam consideravelmente nas recomendações de influenciadores, enquanto 44% acreditam que as opiniões não são determinantes.
Além disso, 37% afirmam confiar mais em influenciadores de base pequena ou média, e 56% dizem que o tamanho da audiência não faz diferença.
Outro dado importante é que a autoridade de um influenciador está diretamente ligada à sua formação ou experiência prática, para 48% dos entrevistados. No entanto, 35% não se preocupam com credenciais acadêmicas, e sim com a qualidade do conteúdo que ele produz.
“A curadoria envolve assistir a reviews de produtos e unboxings de influenciadores ou pessoas comuns, pesquisar e comparar preços, e saber se existem cupons de desconto. Isso geralmente acontece com produtos que são mais caros e demandam um gasto maior, como celular, televisão, console, entre outros bens de consumo” afirma Luiz Menezes, fundador da Trope.
No entanto, Menezes reforça que a Geração Z costuma prestar muita atenção quando um influenciador faz reviews de produtos e estimulam indiretamente a compra, buscando checar se aquela pessoa, em específico, não está sendo favorável a empresa de forma proposital, seja por uma publi ou porque está sendo beneficiada. E para os nativos digitais, acaba sendo mais fácil descobrir essas questões.
Ainda segundo a pesquisa, os principais fatores que influenciam na decisão de compra de produtos recomendados por influenciadores são: qualidade (66%), feedbacks dos consumidores (59%) e preço (53%).
Além disso, 46% da GenZ considera aspectos éticos da marca antes de comprar algo recomendado. Cerca de 61% já desistiu de adquirir produtos após descobrir informações negativas sobre a marca.
“A Geração Z vê os influenciadores como curadores de tendências e referências para decisões de compra. Muitos deles constroem sua autoridade com base na transparência e na confiança da audiência, recomendando apenas produtos que realmente acreditam”, destaca Rafaela Lotto, CEO da YouPix.
Segundo ela, uma recomendação mal feita pode comprometer anos de construção de reputação. “A creator economy não é só entretenimento – é uma economia real, movida pela confiança e pela autenticidade”, completa.
O levantamento evidencia que o consumo digital não se baseia apenas no que é dito, mas em quem diz e como diz. Para a GeZ, um influenciador não é apenas um criador de conteúdo, mas sim um curador de experiências, um especialista e, acima de tudo, alguém que precisa ser transparente com sua audiência.
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