Rio e São Paulo serão próximos destinos da Texaco
Após inaugurar primeiro posto em Palhoça (SC), em outubro, marca da Chevron licenciada para Ipiranga mira grandes centros e marketing local em 2025
Rio e São Paulo serão próximos destinos da Texaco
BuscarRio e São Paulo serão próximos destinos da Texaco
BuscarApós inaugurar primeiro posto em Palhoça (SC), em outubro, marca da Chevron licenciada para Ipiranga mira grandes centros e marketing local em 2025
Fernando Murad
20 de dezembro de 2024 - 7h11
A rede de postos Texaco voltou ao Brasil em outubro deste ano por meio de um contrato de licenciamento entre a Ipiranga e a Chevron. A marca norte-americana havia deixado o País em 2018. O primeiro posto foi inaugurado em 31 de outubro, em Palhoça, Santa Catarina.
Nesse momento, prioridade da empresa é expandir presença no estado com a Rede Galo, parceiro autorizado da região. “Ainda tem novas oportunidades de negócios sendo qualificadas”, explica Barbara Miranda, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga.
O segundo movimento, de acordo com a executiva, é expandir para grandes centros urbanos, em especial Rio de Janeiro e São Paulo, ao longo de 2025. O processo no Rio “está bem avançado”, afirma.
O relançamento de Texaco no Brasil está ocorrendo por meio do teste de um novo modelo de negócio. Atualmente, o revendedor é detentor do ponto e escolhe a bandeira, que faz um investimento antecipado e assina contrato de exclusividade de fornecimento. Com Texaco, a empresa tem no revendedor um parceiro autorizado, que tem exclusividade num mercado específico: bairro, município, região ou estado.
“Nesse novo modelo, o revendedor fica com a responsabilidade de desenvolver a bandeira e os postos, e a Ipiranga é parceria para auxiliar em como explorar melhor, com fornecimento de produtos, melhores práticas de treinamento e marketing nacional. Investimento em PDV e promoção, a ativação no local, ficam sob responsabilidade desse parceiro autorizado”, explica Barbara.
Estudos estimulados e não-estimulados realizados antes do relançamento indicaram a Texaco como a quarta marca mais lembrada no País, após Ipiranga, Shell e BR.
“No estudo também percebemos que Texaco tem apelo de marca internacional muito baseada em tecnologia. Ipiranga é uma marca gigante, referência de sucesso, próxima, divertida e calorosa. São personas muito distintas. Isso também faz com que atraia consumidores com expectativas diferentes”, conta.
O grande chamariz de Texaco é o combustível aditivado, focado no cuidado e na performance do motor. A proposta mira um perfil apaixonado por carro, preocupado com a melhor tecnologia, que pode ser atraído pela promessa de tecnologia de ponta. Tanto é que a Chevron abriu a possibilidade de lançar o etanol aditivado no mercado brasileiro. No caso de Ipiranga, Ipimax, sua linha de combustível aditivado, tem como apelo o rendimento.
A Texaco está adotando em sua volta ao Brasil o slogan “Vem viver seu máximo”. O posicionamento está alinhado ao direcionamento global, lastreado na tecnologia de aditivados de alta performance Techron. A estratégia da empresa é que a marca seja percebida, valorizada e ativada localmente.
Um exemplo foi a ação de inauguração do posto em Palhoça. Das 9h às 10h, os carros vermelhos que visitassem o posto seriam presenteados com 20 litros da gasolina Texaco Techron. A iniciativa registrou uma fila de mais de um quilômetro com quase 400 carros. Foram distribuídos 6,7 mil litros de combustíveis.
A Bullet, que também atende Ipiranga (a conta de publicidade é da Talent), foi a responsável pela iniciativa. A agência cuida de social media, mídia digital, rádio, out-of-home (OOH), pontos de venda, experience e institucional online da marca Texaco.
“Se com o passar do tempo acharmos que será necessária uma presença nacional na comunicação, avaliaremos. Mas temos um longo caminho de construir a marca em todos esses mercados e reativar essa memória afetiva”, projeta a executiva.
Compartilhe
Veja também
Sportingbet é a primeira casa de apostas a patrocinar a NBA no Brasil
Parceria envolve experiência de jogo, uso da marca da liga em seus produtos, NBA House e integração na transmissão no YouTube
Com naming rights, Grupo CCR apresenta Estação CCR das Artes
Novo espaço cultural em São Paulo será inaugurado no próximo dia 25 de janeiro em meio à celebração dos 471 anos da capital paulista