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Marketing

Rio e São Paulo serão próximos destinos da Texaco

Após inaugurar primeiro posto em Palhoça (SC), em outubro, marca da Chevron licenciada para Ipiranga mira grandes centros e marketing local em 2025


20 de dezembro de 2024 - 7h11

Posto Texaco em Palhoça, SC

Ativação durante inauguração do posto Texaco em Palhoça (SC) reuniu mais de 400 carros vermelhos (crédito: divulgação)

A rede de postos Texaco voltou ao Brasil em outubro deste ano por meio de um contrato de licenciamento entre a Ipiranga e a Chevron. A marca norte-americana havia deixado o País em 2018. O primeiro posto foi inaugurado em 31 de outubro, em Palhoça, Santa Catarina.

Nesse momento, prioridade da empresa é expandir presença no estado com a Rede Galo, parceiro autorizado da região. “Ainda tem novas oportunidades de negócios sendo qualificadas”, explica Barbara Miranda, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga.

O segundo movimento, de acordo com a executiva, é expandir para grandes centros urbanos, em especial Rio de Janeiro e São Paulo, ao longo de 2025. O processo no Rio “está bem avançado”, afirma.

Modelo de operação

O relançamento de Texaco no Brasil está ocorrendo por meio do teste de um novo modelo de negócio. Atualmente, o revendedor é detentor do ponto e escolhe a bandeira, que faz um investimento antecipado e assina contrato de exclusividade de fornecimento. Com Texaco, a empresa tem no revendedor um parceiro autorizado, que tem exclusividade num mercado específico: bairro, município, região ou estado.

“Nesse novo modelo, o revendedor fica com a responsabilidade de desenvolver a bandeira e os postos, e a Ipiranga é parceria para auxiliar em como explorar melhor, com fornecimento de produtos, melhores práticas de treinamento e marketing nacional. Investimento em PDV e promoção, a ativação no local, ficam sob responsabilidade desse parceiro autorizado”, explica Barbara.

Perfil da marca

Estudos estimulados e não-estimulados realizados antes do relançamento indicaram a Texaco como a quarta marca mais lembrada no País, após Ipiranga, Shell e BR.

“No estudo também percebemos que Texaco tem apelo de marca internacional muito baseada em tecnologia. Ipiranga é uma marca gigante, referência de sucesso, próxima, divertida e calorosa. São personas muito distintas. Isso também faz com que atraia consumidores com expectativas diferentes”, conta.

O grande chamariz de Texaco é o combustível aditivado, focado no cuidado e na performance do motor. A proposta mira um perfil apaixonado por carro, preocupado com a melhor tecnologia, que pode ser atraído pela promessa de tecnologia de ponta. Tanto é que a Chevron abriu a possibilidade de lançar o etanol aditivado no mercado brasileiro. No caso de Ipiranga, Ipimax, sua linha de combustível aditivado, tem como apelo o rendimento.

Investimentos em marketing

A Texaco está adotando em sua volta ao Brasil o slogan “Vem viver seu máximo”. O posicionamento está alinhado ao direcionamento global, lastreado na tecnologia de aditivados de alta performance Techron. A estratégia da empresa é que a marca seja percebida, valorizada e ativada localmente.

Um exemplo foi a ação de inauguração do posto em Palhoça. Das 9h às 10h, os carros vermelhos que visitassem o posto seriam presenteados com 20 litros da gasolina Texaco Techron. A iniciativa registrou uma fila de mais de um quilômetro com quase 400 carros. Foram distribuídos 6,7 mil litros de combustíveis.

A Bullet, que também atende Ipiranga (a conta de publicidade é da Talent), foi a responsável pela iniciativa. A agência cuida de social media, mídia digital, rádio, out-of-home (OOH), pontos de venda, experience e institucional online da marca Texaco.

“Se com o passar do tempo acharmos que será necessária uma presença nacional na comunicação, avaliaremos. Mas temos um longo caminho de construir a marca em todos esses mercados e reativar essa memória afetiva”, projeta a executiva.

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