Rio Open 2025: veja as ativações e experiências de marca
Interatividade das ações é uma das principais apostas dos patrocinadores do evento que estarão presentes no Leblon Boulevard
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Fernando Murad e Valeria Contado
11 de fevereiro de 2025 - 6h52
Patrocinadores do Claro Rio Open apostam em ações interativas para engajar o público no torneio de tênis realizado no Rio de Janeiro (Crédito: Peter Wrede/Rio Open)
A edição de 2025 do Rio Open, que acontece de 15 a 23 deste mês, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, bateu recorde de patrocinadores e apoiadores. Serão 40 marcas presentes, cinco a mais do que na edição do ano passado.
Rio Open 2025 terá recorde de marcas
Sete dessas estarão pela primeira vez no torneio. A Claro seguirá como patrocinadora máster, posto que ocupa desde a primeira edição do torneio. As estreantes são Bet Nacional, Zurich Seguros e Seara Gourmet, como host sponsors, e Magnum, Tegra Incorporadora, Alubar e Rio Galeão, como gold sponsors.
O principal fator para o resultado recorde, de acordo com Marcia Casz, diretora geral do Rio Open, é a consolidação do torneio ao longo dos anos e o fato de estarem trabalhando a marca Rio Open além da semana dos jogos.
“Somos uma plataforma de conteúdo, que começa desde agosto, ou seja, são seis meses de iniciativas ligadas ao torneio e produção de conteúdo digital. O Rio Open valoriza iniciativas além do tênis, ligadas também à sustentabilidade e a um pilar social robusto, e as empresas observam isso. A nossa relação é de parceria e não só de patrocínio, porque desenvolvemos e construímos juntos o evento”, explica.
Neste contexto, as marcas patrocinadoras e apoiadoras do Claro Rio Open estão investindo na realização de ativações dentro e fora do espaço do torneio. A interatividade das ações é uma das tendências identificadas neste ano no Leblon Boulevard, área destinada para as marcas no torneio.
“As ativações das marcas são fundamentais quando nos propomos a oferecer ao fã uma experiência completa e inesquecível de entretenimento. As marcas estão cada vez mais investindo nessas ativações que superam expectativas, nessa interatividade que surpreende o público e iniciativas que ultrapassam até mesmo os muros do Jockey e tomam outros espaços da cidade. E o impacto disso tudo é enorme, criando realmente uma atmosfera que vai além do que acontece em quadra, fazendo com que as pessoas fiquem e se divirtam no torneio por muitas horas”.
Veja, a seguir, algumas das ações das marcas patrocinadoras e apoiadoras do Claro Rio Open 2025:
A empresa de telefonia, que é patrocinadora máster do torneio, terá um podcast que será gravado dentro do Jockey Club Brasileiro. Além disso, a marca customizará suas lojas com a temática do torneio de tênis.
Loja da Claro customizada para o Rio Open (crédito: divulgação)
Patrocinador do Rio Open pelo oitavo ano consecutivo, o banco terá o Lounge Santander Select de 28 metros quadrados no Leblon Boulevard. Os espaço terá ativações exclusivas para clientes Select e Private. Além disso, haverá entrega de brindes em parceria com a Esfera e a Fila. O local terá um deck com mesas de piquenique e áreas de descanso com TVs para os visitantes acompanharem os jogos ao vivo.
A marca aposta em interatividade com os fãs do esporte que estiverem no Leblon Boulevard. Lá, o público poderá participar de ações como a máquina de pegar bolinhas, na qual poderá ganhar uma bola autografada por um tenista, um jogo simulando uma partida de tênis, ou a impressão de fotos instagramáveis tiradas no espaço.
No stand da companhia automotiva os participantes que tiverem as maiores pontuações no game com tela touch poderão ganhar ingressos para os jogos do dia seguinte. No sábado, o melhor colocado no ranking da semana receberá um par de ingressos para a grande final.
A Fila, por sua vez, terá uma loja conceitual no Leblon Boulevard e fará lançamentos de produtos no evento, como a coleção internacional Bellissimo, o Tennis Match + Sport Club e o Axilus 3. A marca promoverá, ainda, uma clínica de tênis no Copacabana Palace, com o ex-tenista Fernando Meligeni, seu embaixador.
Dona de um bar no Leblon Boulevard, com um telão onde o público poderá acompanhar os jogos, a Black Princess oferecerá ao público o chope American Lager Black Princess Gold. O produto é uma novidade no portfólio da marca durante o torneio. No Corcovado Club, os convidados também terão o chope Let’s Hop (IPA) à disposição.
A Tegra Incorporadora aproveitou a parceria com a competição para o lançamento da campanha institucional “Construindo Grandes Conquistas”, criada pela Day1_ad. A estratégia inclui ativações no complexo do campeonato, anúncios temáticos nas mídias OOH, impressa e digital, e interações com clientes e amantes do esporte. O plano também engloba um desafio de tênis entre o ex-jogador Fernando Meligeni e o influenciador Fausto Carvalho, que interpreta o personagem Jorginho, conhecido nas redes sociais pelo conteúdo cômico.
Ação da Tegra Incorporadora explora o conceito “Construindo Grandes Conquistas” (crédito: divulgação)
O aeroporto oficial do Rio Open terá uma área totalmente customizada na área de desembarque. O chão foi adesivado com uma quadra de tênis, as esteiras também ganharam adesivos Rio Open e bolas de tênis gigantes na decoração.
Área de desembarque do Rio Galeão foi customizada para o Rio Open (crédito: divulgação)
O Shopping Leblon receberá um espetáculo coreografado nos sábados do torneio (dias 15 e 22) que representará uma partida de tênis. A fachada do local contará com bailarinos pendurados que simularão uma partida de tênis. A ação foi realizada pelo Grupo VOE.
Fachada do Shopping Leblon receberá espetáculo coreografado durante o torneio (crédito: divulgação)
A Engie mais uma vez será parceira estratégica para transformar o torneio num evento carbono zero. As emissões serão compensadas por meio de créditos de carbono gerados pela energia renovável proveniente da Usina Hidrelétrica Jirau, em Rondônia. Desta forma, neutralizará a tanto a emissão de CO2 do evento em si quanto a do deslocamento dos espectadores.
A emissora, que será a responsável pela transmissão do evento, distribuirá 15 mil álbuns de figurinha, com o poster oficial do torneio, curiosidades, informações gerais do evento, da cidade e do Jockey, além dos destaques brasileiros e, claro, os atletas que competirão em 2025.
Emissora oficial do torneio distribuirá 15 mil álbuns de figurinha no Leblon Boulevard (crédito: divulgação)
A empresa de shopping centers segue patrocinando o Wheelchair Tennis Elite. O torneio de cadeirantes irá para a segunda edição no Rio Open e terá a lenda da modalidade, o argentino Gustavo Fernandez, que soma 96 títulos na carreira. O brasileiro Daniel Rodrigues também participará.
Estreante no Rio Open, a empresa de alimentos terá um stand no Leblon Boulevard com venda de produtos da marca Seara Gourmet, focada em tábuas de charcutaria. A marca também oferecerá um momento de degustação no espaço durante uma hora por dia, além de estar presente na área VIP. Além disso, um carrinho com seus produtos circulará pelo evento.
A marca terá um estande exclusivo no Leblon Boulevard. O menu, desenvolvido especialmente para o evento, será apresentado no formato de placar esportivo. Outra atração será o “Melitta Tennis Quiz”, no qual os visitantes poderão responder perguntas sobre o esporte e, com base nas respostas, descobrir o café que mais combina com seu estilo de jogo. Melitta também estará presente no Corcovado Club, Sala dos Atletas, Sala de Imprensa e Pedra da Gávea.
A marca terá um espaço dedicado para ativações no Leblon Boulevard. A empresa promoverá desafios interativos como o Quiz Faixa Azul, que conecta curiosidades sobre queijos e grandes nomes do tênis, e um jogo de empilhamento de bolinhas em formato de pirâmide, com tempo cronometrado. Os participantes poderão ganhar brindes exclusivos. Nos espaços VIP, como o Corcovado Club e Pedra da Gávea, os queijos integrarão degustações e o cardápio de restaurantes parceiros. Os visitantes também poderão adquirir produtos da marca, incluindo tábuas personalizadas em formato de raquete e uma seleção de queijos premiados internacionalmente.
Pela primeira vez no evento, a Wellhub montará uma academia de última geração para os tenistas no Jockey Club Brasileiro.
A marca de produtos para pets levará dois cachorros para entrar em quadra com os tenistas no último jogo da Quadra Central Guga Kuerten, na terça. Os pets poderão ser adotados posteriormente.
Estreando na competição, a Betnacional oferecerá brindes exclusivos além de disponibilizar no local atividades interativas para quem visitar o espaço, com jogos de realidade virtual e outros games. A marca contará, ainda, com produção de conteúdo para redes sociais feitas por Cacá Bueno, Tomer Savoia, Renata Heilborn, Natália Guitler, Igor Rodrigues e Sheila Castro, que também estarã no estande da empresa, no local.
A lista de patrocinadores inclui, ainda, Santander, Mubadala, Shell, Black Princess, Engie, Emirates, Herbíssimo, Rolex, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Governo Federal, como host sponsors, e Kia, Fila, EMS, B3, Disney+, Disney Cruise Line, White Martins, Rede D’or, Wilson, Ibmec (Instituto Yduqs), Melitta, Premierpet, Zetaflex, Shopping Leblon, Allos, Copa Energia, World Wine, Wellhub, Grey Goose, Faixa Azul, Drogaria Venâncio e Phytoervas.
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