Rock in Rio: as marcas campeãs em exposição na mídia em 2022
Estudo realizado pela CDN aponta que, no total, patrocinadores do evento geraram R$ 111 milhões em earned media no festival deste ano
Rock in Rio: as marcas campeãs em exposição na mídia em 2022
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BuscarEstudo realizado pela CDN aponta que, no total, patrocinadores do evento geraram R$ 111 milhões em earned media no festival deste ano
Bárbara Sacchitiello
13 de setembro de 2022 - 16h05
Após dois finais de semana de shows e apresentações de artistas nacionais e internacionais, a edição de 2022 do Rock in Rio chegou ao fim. Um dos mais importantes festivais musicais do mundo, o evento segue mantendo a sua grandiosidade não apenas pelas bandas e artistas que passam por seus palcos como também pela movimentação de negócios que gera.
Neste ano, dezenas de marcas patrocinadoras, como Itaú, Heineken, Coca-Cola, TikTok, Ipiranga, Doritos, TIM e Americanas, aproveitaram a Cidade do Rock para promover ações de entretenimento e experiências ao público que acompanhava os shows. Além delas, outras diversas marcas apoiadoras também estiverem presentes, para aproveitar a atenção do publico e o interesse no evento.
Ao longo dos dois finais de semana de evento – e também antes, durante o período de preparação – o Rock in Rio ganhou espaço na mídia e nas redes sociais. Veículos dedicaram uma expressiva cobertura aos acontecimentos do evento, à preparação dos artistas, à jornada dos fãs pela Cidade do Rock e a tudo o que aconteceu no evento.
A Globo realizou uma cobertura multiplataforma do Rock in Rio, exibindo os shows na TV aberta, após sua programação noturna, e ao vivo nos canais pagos Multishow e Bis. A transmissão em tempo real também aconteceu pelo Globoplay, que forneceu aos assinastes do plano Canais Globo, também, a opção de acompanhar os shows em 4K.
Com toda essa movimentação midiática, o Rock in Rio gerou expressiva mídia espontânea para as marcas patrocinadores, que acabaram aparecendo em reportagens, transmissões e em conteúdos sobre o evento.
A empresa de comunicação CDN fez um estudo inédito para mapear essa earned media, que significa a exposição de marcas e empresas na mídia de forma espontânea, sem pagamento de veiculação publicitária.
Pelo Índice de Qualidade e Exposição nas Mídias – Valorado, o indicador IQEM-V da agência, valor de exposição de marcas em mídia espontânea na edição deste ano do festival foi de R$ 111 milhões.
Para fazer o levantamento, a CDN analisou as reportagens e menções ao Rock in Rio feitas em 23 grandes veículos brasileiros, entre os dias 1 e 12 de setembro. Ao todo, foram analisadas 583 reportagens sobre o evento, nessa amostra.
Pela avaliação da CDN, as marcas que mais conquistaram mídia (em termos de valor) durante o festival foram:
1- Itaú – R$ 12,7 milhões
2- TikTok – 12,5 milhões
3- KitKat – R$ 8,9 milhões
4- Americanas – R$ 7,75 milhões
5- Natura – R$ 7,6 milhões
6- TIM – R$ 6,7 milhões
7- Heineken – R$ 6,63 milhões
8- Coca-Cola – R$ 6,12 milhões
9- Doritos – R$ 5,8 milhões
10- Gerdau – 5,2 milhões
Entre as reportagens analisadas, as menções mais recorrentes aos patrocinadores falavam sobre distribuição de brindes, seguidas de relevância estratégica e posicionamento, ações nos camarotes e iniciativas relacionadas à reciclagem.
Segundo mapeamento da CDN, do universo de todas as matérias analisadas, 71% eram relacionadas às estratégias de marketing das marcas durante o evento. As iniciativas de ESG daquelas marcas aparecem em segundo lugar, com 15,6% das menções. Já as iniciativas promocionais e culturais das marcas foram citadas em 10% das reportagens.
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