Rufus: Amazon apresenta assistente de compras por IA
Ferramenta foi lançada em versão beta nos EUA e é capaz de fornecer recomendações personalizadas, responder dúvidas e facilitar a descoberta de produtos
Rufus: Amazon apresenta assistente de compras por IA
BuscarRufus: Amazon apresenta assistente de compras por IA
BuscarFerramenta foi lançada em versão beta nos EUA e é capaz de fornecer recomendações personalizadas, responder dúvidas e facilitar a descoberta de produtos
Giovana Oréfice
2 de fevereiro de 2024 - 11h26
A Amazon introduziu na última quinta-feira, 1, o Rufus, seu novo assistente de compras que utiliza a tecnologia de inteligência artificial generativa.
Lançada em versão beta para alguns clientes nos Estados Unidos, a ferramenta servirá como um facilitador na jornada de compra dos consumidores do marketplace. A proposta é que o Rufus seja um chatbot que funcione com base em contexto conversacional, como ocorre com o ChatGPT, por exemplo.
A solução deverá ser disponibilizada a uma base maior de usuários no aplicativo da Amazon nas próximas semanas. A companhia não divulgou informações sobre a chegada do chatbot no Brasil ou demais localidades.
Treinado com base no catálogo de produtos da Amazon, avaliações, trocas da comunidade e demais informações da Internet, o artifício permite que clientes descubram novos itens de acordo com atividade, evento ou propósito; tirem dúvidas e recebam recomendações personalizadas.
A nível de ilustração, o chatbot será capaz de responder sobre as diferenças entre brilho e óleo labial. Segundo a Amazon, isso faz com que os clientes encontrem o produto que melhor atende às suas necessidades e tomem decisões de compra ainda mais seguras. Ainda, ele poderá fornecer respostas sobre perguntas específicas sobre os itens, como: “Esta jaqueta pode ser lavada na máquina?”.
Como forma de melhoria contínua do serviço, a empresa convidará os consumidores a fornecer feedbacks livres e classificar as respostas dadas por Rufus em positivas e negativas.
Confira o vídeo de divulgação do novo chatbot:
Esse é mais um passo da Amazon para alcançar os concorrentes na corrida pela IA. No ano passado, a AWS apresentou o Q, chatbot corporativo voltado para clientes da divisão. Ademais, estaria trabalhando em melhorias na Alexa. Agora, Rufus chega para ampliar a interface de IA da companhia junto a um público mais amplo através do varejo.
Anteriormente, em 2023, o Google apresentou soluções de compras que utilizam a tecnologia. A big tech inseriu uma ferramenta de IA em seu buscador para fornecer melhores exibições e recomendações de produtos. Além disso, disponibilizou soluções voltadas para profissionais de marketing com atualizações do Performance Max.
Compartilhe
Veja também
Grupo Boticário muda fachada de lojas em prol do empreendedorismo feminino
Iniciativa faz parte de campanha em comemoração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino; temática é uma das trabalhadas pela empresa no escopo do ESG
Porto renova parceria com GP de São Paulo até 2027
Ao todo, contrato entre a empresa e Fórmula 1 se estende por seus anos, fazendo da marca founding partner do evento com ativações e outras ações