Sabor e preço são decisivos no momento de compra, mostra pesquisa
Levantamento da MindMiners revela que mais da metade dos brasileiros compram alimentos e bebidas com base no sabor e no preço
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Meio & Mensagem
17 de fevereiro de 2025 - 13h14
Ainda que as marcas exerçam relevância no momento da escolha do produto, sabor e preço ainda são critérios decisivos para os consumidores. É o que aponta a pesquisa “Do prato ao copo: como os brasileiros tomam suas decisões no consumo de alimentos e bebidas?”, da MindMiners.
(Créditos: Kollawat Somsri/Shutterstock)
O estudo indicou que 68% e 64% dos consumidores, respectivamente, compram um item com base no sabor e no preço. Ainda, 61% da amostra têm evitado comprar algum alimento ou bebida devido ao preço elevado e estão dispostos a buscar alternativas mais baratas, reduzindo ou até deixando de consumir determinados itens.
Ao todo, a MindMiners ouviu cerca de 2 mil pessoas, entre homens e mulheres com mais de 18 anos. Os entrevistados pertencem às classes ABC, de todas as regiões do País.
Além disso, 32% dizem que o prazo de validade influencia na escolha de alimentos e bebidas, enquanto tamanho e quantidade importa para 31% e a marca para 30%.
Em nota à imprensa, Danielle Almeida, CMO da Mind Miners, recomenta que alguns caminhos para as marcas incluem investir em estratégias promocionais no ponto de venda, oferecer combos ou descontos direcionados como uma solução eficaz para manter a fidelidade dos clientes e atrair novos consumidores.
Entre as marcas preferidas dos brasileiros, a Sadia se destaca com 28% das respostas, enquanto Nestlé e Perdigão aparecem na sequência, com 17% e 14%, respectivamente. Seara (11%) e Bauducco (6%) completam o ranking.
A preferência pelas marcas se deve pelo papel que desempenham na rotina alimentar dos consumidores. Mais de metade dos brasileiros (53%) afirmam manter uma dieta que mescla alimentos industrializados e naturais. Apenas 14% optam majoritariamente por industrializados, enquanto 33% preferem uma alimentação mais natural.
Já em bebidas não alcoólicas, a Coca-Cola tem a liderança, sendo citada por 35% da amostra. O top 5 fica completo com Guaraná Antárctica (8%), Pepsi (5%), Fanta (5%) e Nestlé (5%). No que diz respeito à bebidas alcoólicas, a cerveja é a mais consumida. Espontaneamente, os entrevistados citaram Heineken (17%), Brahma (16%), Skol (14%), Ambev (8%) e Budweiser (7%).
A MindMiners chama a atenção para o fato de que o desejo por alimentos e bebidas indulgentes aparece em momentos de celebração ou necessidade de conforto. Para 37%, os finais de semana e feriados são os momentos mais comuns para o consumo de itens do tipo. Já 29% apontam para momentos de relaxamento e 29%, para as celebrações.
Aparecem também encontros sociais (27%), episódios de estresse ou ansiedade (23%), refeições principais (23%) e atividades como trabalho ou estudo (10%).
Neste sentido, o sabor é o fator mais determinante para 77% dos brasileiros. Outros fatores, como aromas, texturas e visuais podem ser utilizados pelas marcas para criar conexões emocionais, aponta a empresa.
A pesquisa indicou, ainda, que 69% dos respondentes comem um doce pelo menos uma vez por semana — e o chocolate é o preferido de 25%, seguido de sorvetes e picolés (14%) e açaí (11%).
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