Salesforce quer aprimorar uso de IA generativa no marketing
Funcionalidades combinam IA generativa e dados para transformar a relação de empresas com consumidores finais
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Amanda Schnaider
7 de junho de 2023 - 9h53
A Salesforce apresentou, nesta quarta-feira, 7, em seu evento anual Connections, em Chicago, dois produtos que usam IA generativa e dados confiáveis e em tempo real do data cloud da companhia para se conectar com os consumidores finais.
O primeiro, intitulado Marketing GPT, é destinado aos profissionais de área. Já o segundo, Commerce GPT, é focado em empresas e marcas.
Pesquisa da Salesforce divulgada nesta semana mostra que 51% dos profissionais de marketing já usam inteligência artificial generativa em suas atividades e 22% querem incorporá-la ao cotidiano em breve. De olho nisso, a Salesforce lançou o Marketing GPT.
Segundo Stephen Hammond, EVP & GM de marketing cloud da Salesforce, o objetivo é que os profissionais da área, ao adotar as soluções, sejam mais eficientes na criação de briefings de campanhas; usem IA para descobrir públicos significativos em segmentos, sem ter que fazer essas consultas manuais, mas usando linguagem GPT; construam em escala; e criem conteúdo para personalização e jornadas automatizadas.
“Este sistema reunirá IA dos sistemas proprietários e de machine learning para poder fazer personalização em escala, segmentar o público e combinar isso com linguagem natural para que os profissionais de marketing interajam com sistemas usando IA, para auxiliar na forma como eles criam e gerenciam seus conteúdos e suas experiências”, complementa Hammond.
A solução Marketing GPT tem algumas ferramentas de criação destinadas aos profissionais de marketing. Entre essas, estão a segment creation, que aumenta a capacidade de criar segmentos de público e melhorar essa segmentação; segment intelligence for data cloud, que automaticamente dispõe dados próprios, de receita e de mídia paga de terceiros para visão mais abrangente do envolvimento do público; e rapid identity resolution, segmentation, and engagement, que resolve automaticamente as identidades dos clientes e atualiza os segmentos no data cloud para garantir precisão atualizada.
Voltado a empresas, a solução Commerce GPT permitirá que marcas desenvolvam experiências personalizadas em cada etapa da jornada do consumidor.
“Esta é a próxima evolução do commerce cloud da Salesforce. Reconstruímos fundamentalmente o commerce cloud com dados de IA e CRM”, salienta Michael Affronti, SVP eGM de commerce cloud da Salesforce.
Algumas funcionalidades do commerce GPT incluem: goals-based commerce, com base no data cloud, EinsteinAI e Flow, permite a definição de metas e objetivos e fornece insights acionáveis e recomendações proativas; e commerce concierge, que usa tecnologia de robô e generativa para ajudar os consumidores a descobrir produtos por meio de interações de linguagem natural em canais que vão desde vitrines digitais até aplicativos de mensagens.
A previsão é que as funciolnalidades estarão disponíveis entre o meio deste ano e o início do ano que vem.
A repórter viajou a convite da Salesforce
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