Salve a marca campeã da Libertadores
Campeão da América, clube tem agora a chance de consolidar a internacionalização de sua marca
Campeão da América, clube tem agora a chance de consolidar a internacionalização de sua marca
Janaina Langsdorff
5 de julho de 2012 - 1h34
A bola não entra por acaso. Se o título histórico da Copa Santander Libertadores da América conquistado nessa quarta-feira 5 pelo Corinthians é fruto de um trabalho consistente comandado pelo técnico Tite dentro de campo, o sucesso do Timão fora das quatro linhas também começou a tomar forma quando o clube passou a investir em uma gestão mais profissional e em estratégias diferenciadas de marketing. A mudança aconteceu após a queda do time para a segunda divisão do futebol brasileiro, em 2007.
“Essa não é uma vitória circunstancial, de momento. É resultado da consistência adquirida pela marca nos últimos anos”, comenta Thiago Scuro, professor do MBA de gestão e marketing esportivo da Trevisan Escola de Negócios.
A conquista da Libertadores abre o caminho para que o time do Parque São Jorge consagre a sua marca mundialmente. Oportunidades de exposição não faltarão para o clube. No final do ano, o time jogará, no Japão, o Mundial de Clubes da Fifa (torneio que já venceu em 2000, quando a disputa aconteceu no Brasil). Também já está classificado para a próxima Libertadores e a caminho de ter o seu próprio estádio, que receberá os jogos da Copa do Mundo de 2014.
Esta jogada, no entanto, começou a ser ensaiada em 2009, com a contratação de maior impacto da história do clube. “A internacionalização do Corinthians começou com a chegada do Ronaldo”, lembra Scuro.
Para Amir Somoggi, diretor de área da consultoria esportiva BDO, a eficácia do plano de internacionalização depende da estratégia que a equipe de marketing do Corinthians implementará daqui para frente. “Essa vitória quebrou um paradigma do clube, mas esse é um pontapé inicial para consolidar a presença da marca no cenário internacional”, analisa.
Somoggi explica que os times brasileiros precisam aprender a construir e valorizar as suas marcas, mesmo diante das derrotas, a exemplo do que acontece com times, como Barcelona, Real Madri e Manchester United, os mais valiosos do mundo, atualmente. “O Corinthians possui cerca de dois milhões de fãs no Facebook, enquanto o Barcelona tem mais de 30 milhões”, compara Somoggi, dando a dimensão do caminho ainda a ser percorrido.
A transmissão do jogo teve recorde de audiência na TV Globo. Veja aqui.
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