Samsung chega aos 30 anos de operação no Brasil
Pela primeira vez, a empresa faz comunicação unificada das divisões mobile; TI/notebooks; e TV, áudio, vídeo e eletrodomésticos
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Sergio Damasceno Silva
29 de setembro de 2017 - 16h17
O presidente da Samsung Brasil, Chang Hoon Yoon, abriu as comemorações públicas dos 30 anos da empresa no País com um discurso em português. O executivo é sul-coreano e as diferenças entre os idiomas vão além do léxico: atingem também o alfabeto fonético. Enquanto no alfabeto latino as letras são escritas sequencialmente, no alfabeto coreano as letras, chamadas hangui, são agrupadas em blocos e designam uma sílaba. Por essa razão, é notável que o executivo tenha feito o discurso na língua local.
Mas, mais importante do que isso, foi a primeira vez, desde 1987, que a comunicação da marca aconteceu de forma unificada: além do presidente, se apresentaram, coletivamente, as três divisões – mobile; TI/notebooks; e TV, áudio, vídeo e eletrodomésticos, lideradas pelos respectivos vice-presidente da divisão de dispositivos móveis Antonio Quintas; diretora da divisão de notebooks Sandra Chen; vice-presidente da divisão de eletrônicos Gustavo Assunção; e pela diretora de marketing corporativo e de consumer electronis, Andréa Mello. A estratégia, portanto, consiste em comunicar a marca Samsung (que significa “três estrelas”, em coreano) que permeia todos os demais produtos – smartphones, notebooks, televisores, máquinas de lavar, geladeira, ar-condicionado, wearables e equipamentos de realidade virtual, entre outros.
A Samsung celebra, também, a sexta colocação no ranking Interbrand de marcas mais valiosas pelo qual está avaliada em US$ 56,2 bilhões, numa valorização de 9% em relação ao ano anterior. O ranking é global e a Samsung figura entre outras marcas no top 10 como a Apple, Google, Coca-Cola, Amazon, Toyota, Facebook e IBM. A Samsung global vende 41 mil celulares e 5 mil televisores por hora. Tem 308 mil funcionários em 79 países, com 38 fábricas. E 90% dos componentes usados em todas as linhas de produtos são feitos pela própria empresa.
O Brasil é um dos responsáveis pela evolução tanto da marca quanto da valorização da empresa. Na área de dispositivos móveis, nos últimos anos, detém 50% de participação no mercado e o País é a terceira maior subsidiária em volume de vendas. Na divisão de notebooks, chegou, este ano, a 55% de participação. Lançou, também este ano, o Odissey, especialmente focado no mercado de gamers, e, em dois meses, atingiu participação de 40% com o equipamento. Finalmente, na divisão de eletrodomésticos (TV e linha branca), detém 40% de market share no mercado brasileiro, que é a segunda maior subsidiária global no segmento.
A marca deve comemorar os 30 anos de presença no Brasil com campanha digital. As campanhas atuais das diversas linhas já convergem para essa linha de comunicação da marca Samsung.
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