As estratégias e planos do Santander ao patrocinar show de Lady Gaga
Levantando a bandeira da democratização da cultura, banco tem a ambição de se tornar a marca responsável por trazer os maiores shows internacionais para o País
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Larissa Santiago
25 de fevereiro de 2025 - 6h05
Santander é o banco patrocinador do evento Lady Gaga – Todo Mundo no Rio (Crédito: Reprodução/X)
O anúncio oficial confirmando o show da Lady Gaga no Brasil em maio, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, também confirmou o Santander como o banco patrocinador oficial do evento “Todo Mundo no Rio”.
O projeto, que vai além do show da Mother Monster, foi elaborado pela Prefeitura do Rio de Janeiro junto a Bônus Track e Live Nation e contará com o patrocínio máster da Corona, marca da Ambev, pelos próximos quatro anos – e do Santander também. Os valores não foram divulgados.
Para Bibiana Berg, sênior head de experiência e cultura do banco, vincular a imagem do Santander com o “Todo Mundo no Rio” é reforçar a ambição das estratégias e atuação da marca globalmente — com destaque para a plataforma digital SMusic, ativa desde 2023 na Espanha, México, Brasil e Argentina.
O objetivo da plataforma é oferecer aos seus clientes uma experiência musical exclusiva, como acesso a conteúdos variados, notícias, entrevistas, sessões e playlists, além de benefícios como pré-vendas de ingressos e meet & greet com artistas.
“Quando surgiu a oportunidade de participar desse projeto grandioso, que coloca o Brasil em destaque internacional, especialmente no Rio de Janeiro, uma cidade que recebe grandes artistas e eventos, decidimos apostar. Esse projeto está totalmente conectado com a nossa marca e com o cliente, buscando sempre essa conexão emocional. Nossa diferenciação está na proximidade com um público diverso, o que é fundamental para a marca”, destaca Bibiana.
“A Lady Gaga, para a gente, marca o grande movimento do primeiro semestre. Mas ele não é o único do ano. O Santander continuará trazendo, ao longo do ano, shows tão grandes ou até maiores do que esse. Temos a ambição de ser a marca que traz os maiores shows internacionais para o Brasil e não vamos parar na Gaga”, ressalta Guilherme Bernardes, superintendente executivo de marketing.
“Continuaremos com nossa plataforma de música e com um movimento de muita consistência, que é o que buscamos para a nossa marca nos próximos anos. Sendo assim, não havia razão para ficarmos de fora de um evento tão grande como esse, que também democratiza a cultura, um valor que faz parte do DNA do banco”, completa Bernardes.
O Santander SMusic, em 2024, foi responsável por trazer as apresentações dos artistas internacionais Bruno Mars, Lenny Kravitz, Mariah Carey, Linkin Park, The Weeknd e a banda Iron Maiden.
Para este ano, apresentações de artistas como Shakira, Twenty One Pilots, The Offspring, Simply Red, Alanis Morissette e Stray Kids já foram confirmadas.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, havia divulgado o nome da artista semanas antes dele ser confirmado, assim como seu show.
Bibiana ressalta que o Santander e a Bônus Track, produtora responsável pelo evento, tem uma proximidade e o banco esteve junto no processo de sugestão de um nome.
“Eles são credenciados para saber quais artistas estão em alta, quem está em turnê ou prestes a iniciar uma. A Lady Gaga é uma artista super contemporânea e amplamente aclamada pelo público brasileiro, com uma enorme demanda de fãs. Por isso, sempre discutimos com eles a escolha do nome ideal, e a Lady Gaga, sem dúvida, é uma artista que representa isso de forma única”, explica.
Os, fãs, inclusive, podem esperar diversas ativações exclusivas, assim como clientes, tanto do Rio de Janeiro como de todo o Brasil.
Nas redes sociais, já há algumas movimentações por parte do Santander para premiar os “little monsters” (ou “pequenos monstros”, em tradução livre, como são chamados os fãs da Lady Gaga) com ingressos para uma área VIP. São esperados cerca de 1.200 convidados para esse espaço, que será mais próximo ao palco, com experiências especiais.
“Estamos realmente empolgados com todo o planejamento. Vamos trazer muita inovação e democratização do conteúdo que queremos compartilhar. O Santander, como sempre, é uma marca inovadora em suas ações, e com esse projeto não será diferente”, ressalta Bibiana.
Bernardes reforça que, mesmo aqueles que não estarão presentes na areia da Praia de Copacabana, poderão sentir que fazem parte desse momento através de ações de comunicação, marketing, campanhas, redes sociais e etc. Atualmente, as agências responsáveis pelo Santander são a LePub e Droga5.
“A gente não quer que esse grande evento se restrinja apenas ao local do show. Vamos criar mecanismos para democratizar esse conteúdo para o País inteiro. Ou seja, todo mundo vai participar do show da Lady Gaga no Brasil, não apenas quem estará no Rio de Janeiro. De agora até o dia do show, teremos uma série de ações”, diz.
“Para o Santander, o que é mais importante é o cliente, e é isso que fortalece nossa relação com eles. Queremos que a experiência dos nossos clientes, seja através da música, das experiências ou dos produtos e serviços, transmita o sentimento de que eles são a principal razão de existir do banco. Temos um plano especial, que já está começando, e o que podemos adiantar é que muitas surpresas boas estão por vir”, completa.
Quem não estiver o evento ao vivo, no Rio, poderá acompanhar ao vivo na TV Globo, Multishow e Globoplay. Há expectativa também que artistas brasileiros sejam convidados para subir ao palco, mas nomes ainda não foram confirmados.
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