Assinar

São Paulo supera Rio de Janeiro em ranking de marca

Buscar

São Paulo supera Rio de Janeiro em ranking de marca

Buscar
Publicidade
Marketing

São Paulo supera Rio de Janeiro em ranking de marca

Edição 2024 do Global City Index, da Brand Finance, avaliou a percepção de mais de 15 mil entrevistados, em 20 países, sobre as principais cidades do mundo


7 de novembro de 2024 - 6h00

São Paulo, agora, é percebida como a principal marca de cidade do Brasil, segundo o Global City Index, da Brand Finance. Na edição anual do ranking, São Paulo subiu oito posições, alcançando a 62ª posição na classificação global. Com o desempenho, a capital paulista ultrapassou o Rio de Janeiro, que caiu nove posições no ranking na comparação com o ano anterior.

São Paulo supera Rio de Janeiro

Vista aérea da cidade de São Paulo (Crédito: Divulgação)

O índice foi desenvolvido a partir de uma pesquisa com mais de 15 mil respondentes em 20 países. O objetivo é oferecer uma visão detalhada sobre como as principais cidades do mundo são percebidas. Ao longo do processo, os entrevistados foram convidados a ranquear 100 cidades do mundo em pilares como cultura e legado, educação e ciência e negócios e investimentos.

São Paulo é vista como uma cidade acolhedora (21ª posição), diversa e multicultural (24ª posição), amigável (26ª posição) e divertida (26ª posição). A capital também se destaca do ponto de vista financeiro, sendo reconhecida como atrativa para os negócios.

O Rio de Janeiro, por sua vez, supera São Paulo em conceitos como familiaridade e é considerada divertida (3ª posição) e multicultural (14ª posição), mas enfrenta desafios em critérios econômicos e de governança que levaram pontos da capital fluminense.

Top 3 e América Latina

Londres manteve sua posição como marca de cidade mais bem avaliada do mundo. Apesar de enfrentar desafios em custo de vida, a cidade registra alto desempenho em familiaridade (3ª posição) e reputação (3ª posição). Nova Iorque e Paris ocupam a segunda e terceira posições, respectivamente. Paris lidera em cultura e legado, enquanto Nova Iorque é destaque em educação e ciência.

Em 2024, a cidade de Tóquio alcançou a quarta posição, percebida como a líder em ciência e tecnologia. Outro destaque foi Dubai que chegou à quinta posição. No recorte da América Latina, Santiago, no Chile, é a cidade com o melhor desempenho, ocupando a 48ª posição no ranking global. O movimento fez a cidade superar Cidade do México, que caiu para a 58ª posição.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CEOs brasileiros têm média salarial de R$ 98 mil

    CEOs brasileiros têm média salarial de R$ 98 mil

    Segundo levantamento da FESA Group com a TM20 Branding, apenas 5,9% dos líderes brasileiros são mulheres

  • Dez tendências de marketing para 2025, segundo a Kantar

    Dez tendências de marketing para 2025, segundo a Kantar

    Empresa coloca a preocupação da segurança em relação a IA generativa e o live commerce como os insights principais para os profissionais de marketing no próximo ano