Sem patrocinador, cinema Cinearte encerra atividades
Desde março de 2019, quando a Petrobras anunciou que não renovaria o contrato de patrocínio do cinema, o local estava em busca de financiamento
Sem patrocinador, cinema Cinearte encerra atividades
BuscarSem patrocinador, cinema Cinearte encerra atividades
BuscarDesde março de 2019, quando a Petrobras anunciou que não renovaria o contrato de patrocínio do cinema, o local estava em busca de financiamento
19 de fevereiro de 2020 - 17h55
Localizado no Conjunto Nacional, região da Avenida Paulista, em São Paulo, o Cinearte encerra suas atividades com uma sessão de Parasita, vencedor do Oscar de melhor filme, às 21h30 desta quarta-feira, 19, na sala 1, que conta com 300 lugares. As outras sessões do dia são: Jojo Rabbit, às 18h30, e Judy, às 20h30, ambas na sala 2, que comporta 100 pessoas.
Em 31 de março de 2019, a Petrobras, que patrocinava o cinema desde 2018, anunciou que não renovaria o contrato. Desde então, o Cinearte estava em busca de outro patrocinador para bancar seus custos mensais como aluguel, condomínio e energia.
Além das salas de cinema, o Café Scada, que funciona no hall do subsolo ao lado da entrada principal, também será desativado. Entretanto, outras unidades do café continuarão em funcionamento nos cinemas Espaço Itaú Pompéia e Frei Caneca.
Esta, porém, não foi a primeira vez que o cinema fechou as portas. Em 1978, encerrou suas atividades devido a um incêndio que destruiu parte do Conjunto Nacional, reabrindo quatro anos depois com o nome de Cine 1, dirigido por Dante Ancona Lopez.
Em 1995, após ganhar uma nova sala, o cinema passou a se chamar Cinearte e três anos mais tarde começou a ser administrado por Adhemar Oliveira, que também comanda os cinemas da rede Espaço Itaú. Desde 1963, quando foi inaugurado com o nome de Cine Rio, o cinema já teve três patrocinadores: Cine Bombril, Cine Livraria Cultura e Cine Petrobras.
Crise financeira
No ano passado, outro cinema da região central de São Paulo passou por um processo semelhante, o Cine Belas Artes. O cinema ficou sem patrocinador entre fevereiro e maio de 2019, após a Caixa Econômica Federal encerrar o financiamento. O local chegou a anunciar que fecharia as portas, porém, em maio, a Petra, marca de cerveja do Grupo Petrópolis, comprou os naming rights do cinema por cinco anos.
**Crédito da imagem no topo: istock
Compartilhe
Veja também
Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público
A marca de automóveis britânica diz que seu novo visual é uma "celebração do modernismo", mas os críticos apontam o contrário
Eisenbahn será a cerveja oficial do The Town 2025
Marca premium substitui Heineken, parceira na edição inaugural, como parte da estratégia do Grupo Heineken de ampliar a presença e diversificar seu portfólio em grandes eventos