Sem patrocinador, cinema Cinearte encerra atividades
Desde março de 2019, quando a Petrobras anunciou que não renovaria o contrato de patrocínio do cinema, o local estava em busca de financiamento
Sem patrocinador, cinema Cinearte encerra atividades
BuscarSem patrocinador, cinema Cinearte encerra atividades
BuscarDesde março de 2019, quando a Petrobras anunciou que não renovaria o contrato de patrocínio do cinema, o local estava em busca de financiamento
19 de fevereiro de 2020 - 17h55
Cinearte fecha as portas após ficar sem patrocinador por quase um ano (Crédito: divulgação)
Localizado no Conjunto Nacional, região da Avenida Paulista, em São Paulo, o Cinearte encerra suas atividades com uma sessão de Parasita, vencedor do Oscar de melhor filme, às 21h30 desta quarta-feira, 19, na sala 1, que conta com 300 lugares. As outras sessões do dia são: Jojo Rabbit, às 18h30, e Judy, às 20h30, ambas na sala 2, que comporta 100 pessoas.
Em 31 de março de 2019, a Petrobras, que patrocinava o cinema desde 2018, anunciou que não renovaria o contrato. Desde então, o Cinearte estava em busca de outro patrocinador para bancar seus custos mensais como aluguel, condomínio e energia.
Além das salas de cinema, o Café Scada, que funciona no hall do subsolo ao lado da entrada principal, também será desativado. Entretanto, outras unidades do café continuarão em funcionamento nos cinemas Espaço Itaú Pompéia e Frei Caneca.
Esta, porém, não foi a primeira vez que o cinema fechou as portas. Em 1978, encerrou suas atividades devido a um incêndio que destruiu parte do Conjunto Nacional, reabrindo quatro anos depois com o nome de Cine 1, dirigido por Dante Ancona Lopez.
Em 1995, após ganhar uma nova sala, o cinema passou a se chamar Cinearte e três anos mais tarde começou a ser administrado por Adhemar Oliveira, que também comanda os cinemas da rede Espaço Itaú. Desde 1963, quando foi inaugurado com o nome de Cine Rio, o cinema já teve três patrocinadores: Cine Bombril, Cine Livraria Cultura e Cine Petrobras.
Crise financeira
No ano passado, outro cinema da região central de São Paulo passou por um processo semelhante, o Cine Belas Artes. O cinema ficou sem patrocinador entre fevereiro e maio de 2019, após a Caixa Econômica Federal encerrar o financiamento. O local chegou a anunciar que fecharia as portas, porém, em maio, a Petra, marca de cerveja do Grupo Petrópolis, comprou os naming rights do cinema por cinco anos.
**Crédito da imagem no topo: istock
Compartilhe
Veja também
Will Bank e Stone anunciam parceria com o Domingão com Huck
As marcas são as novas patrocinadoras do programa, apostando na força da figura de Huck para fortalecer sua presença entre os brasileiros
Fãs de Lady Gaga podem garantir ingresso para show em ação do Santander
Banco é um dos patrocinadores oficiais do evento "Todo Mundo no Rio", que confirmou a cantora no dia 3 de maio na Praia de Copacabana