Sony reforça ligação com os varejistas
Plano da marca japonesa é ampliar espaços que funcionem como um ambiente experimental dentro de grandes redes varejistas
Plano da marca japonesa é ampliar espaços que funcionem como um ambiente experimental dentro de grandes redes varejistas
Janaina Langsdorff
13 de agosto de 2012 - 8h30
A japonesa Sony, que em outubro completa 40 anos no Brasil, pretende aumentar a sua presença no varejo com a expansão de lojas no formato “shopping shop”, espaços montados dentro de redes varejistas que funcionam como um ambiente experimental. “As lojas da Sony não concorrem com o varejo. Elas servem como um laboratório para entender o comportamento do consumidor, desenvolver novos produtos e montar espaços de venda mais atrativos”, conta Carlos Paschoal, gerente geral de marketing da Sony Brasil.
Hoje a Sony possui 12 lojas neste formato localizadas fora de São Paulo. A intenção é ampliar esse negócio, mas a meta de expansão ainda é guardada em segredo por Paschoal. “Tudo que aprendemos dentro das sete lojas conceito da marca é levado para esses espaços também”, acrescenta o executivo, que conduz o plano de reestruturação da Sony no Brasil, iniciado desde o fim de 2009, quando ainda respondia pela área de digital image, formado por câmeras digitais, filmadoras e câmeras semiprofissionais, da companhia.
Em abril de 2011, Paschoal assumiu o cargo de gerente-geral de marketing da Sony Brasil, e também o desafio de melhorar a performance financeira da subsidiária brasileira. Sob seu comando, a marca já bastante presente nas classes A e B, passou a se aproximar mais dos consumidores da classe C e, em cerca de dois anos, alçou a operação brasileira do 17º lugar em 2009 para a quarta posição em 2011 entre as subsidiárias da marca, atrás dos Estados Unidos, China e Japão. Esse pulo representa ainda um crescimento de 65% em receita em 2010 e de 25% no ano seguinte.
“A expectativa é fechar 2012 com 30% de crescimento”, diz Paschoal. O objetivo é triplicar o tamanho da empresa até 2014, especialmente com ações ligadas à Copa do Mundo, evento que tem a Sony entre os seus patrocinadores. Confira os planos da Sony para o Mundial da FIFA na edição impressa desta semana do Meio & Mensagem.
Compartilhe
Veja também
Chevrolet apresenta novo SUV elétrico na reta final do BBB 25
Spark homenageia os 100 anos da montadora no Brasil com uma paleta de cores inspirada em elementos nacionais
Seara promove degustação com robô na Stranger Things: The Experience
A experiência imersiva, que acontece no BarraShopping a partir desta quinta‑feira, 17, terá um quiosque da Seara com degustação e uma ativação com um robô da marca