Sony vai às nuvens com PlayStation 4
Novo game da múlti japonesa funcionará em nuvem, será totalmente social e foi projetado para reconhecer o jogador
Novo game da múlti japonesa funcionará em nuvem, será totalmente social e foi projetado para reconhecer o jogador
Meio & Mensagem
21 de fevereiro de 2013 - 9h46
O PlayStation, marca da japonesa Sony que revolucionou o mercado de games eletrônicos desde a estreia da sua versão original, em 1994, chega à quarta geração com dispositivos móveis e jogos que poderão ser reproduzidos em nuvem, permitindo que os usuários não só joguem on-line e em tempo real, como também testem os jogos antes de comprá-los, além de receber instruções sem a necessidade de baixar algum arquivo, comprar títulos ou inserir CDs em consoles e computadores.
Viabilizado pela Gaikai, empresa comprada pela Sony por US$ 380 milhões em 2012, o serviço de ‘streaming’ permitirá ainda que o usuário possa conversar com amigos, acessar games antigos, jogos gravados ou ao vivo, criando uma rede social própria disponível inclusive em smartphones e tablets. O PS4 disponibilizará também uma plataforma de entretenimento, com música e vídeos, além de filmes, numa parceria em negociação com a locadora on-line Netflix. Um novo controle, chamado DualShock 4, equipado com botão "compartilhar", além de uma área sensível ao toque e uma barra de luz – para que o console possa rastrear a posição dos jogadores – também estão entre as novidades do PS4.
Apesar de ter sido lançado oficialmente nesta quarta-feira 19, em Nova York, em evento intitulado "PlayStation: a evolução. Seja o primeiro a conhecê-lo", o novo PS4, bem como o seu preço, não foram revelados. O início das vendas também foi mantido em segredo, mas a previsão é que as primeiras unidades cheguem ao varejo norte-americano às vésperas do Natal deste ano. A expectativa é que o aparelho tenha dimensões similares às de um PC. Com 8 Gbytes de memória, processador X86, chip gráfico de oito núcleos (8-core), tela de toque e uma câmera 3D, o novo game da Sony foi projetado para ser totalmente social e reconhecer o jogador, prometendo até prever as suas intenções de compra.
A interatividade do PS4, precedido pelo PS3, que soma vendas de 77 milhões de unidades desde seu lançamento em 2006, acirra a disputa do mercado de consoles de videogames com o rival Wii U, nova versão do Wii, da japonesa Nintendo, pioneiro entre os games que funcionam conforme o movimento do jogador e que vendeu cem milhões de unidades desde 2006, segundo a consultoria IDC. A Microsoft também se liga nesta competição com a marca Xbox 360, que vendeu 76 milhões de exemplares desde 2005.
Compartilhe
Veja também
Grupo CCR inicia transição para Motiva
Após aprovação em Assembleia Geral Extraordinária, empresa inaugura escritório com nova identidade, muda ticker na B3 e estreia campanha em 4 de maio
Lady Gaga: as regras para os patrocinadores do show em Copacabana
Apenas a Bonus Track, realizadora do evento, tem autorização para usar a imagem da cantora em divulgações do show, marcado para o próximo dia 3