Starbucks vende a operação no Brasil para a SouthRock
Comprador controla Brazil Airport Restaurants, que atua nos maiores aeroportos do País
Starbucks vende a operação no Brasil para a SouthRock
BuscarStarbucks vende a operação no Brasil para a SouthRock
BuscarComprador controla Brazil Airport Restaurants, que atua nos maiores aeroportos do País
Sergio Damasceno Silva
13 de março de 2018 - 15h42
A Starbucks anunciou nesta terça-feira, 13, que fechou acordo de licenciamento com a SouthRock, que passa a ser responsável pelas operações das lojas da rede de cafeterias em todo o Brasil. O valor do negócio não foi revelado. A SouthRock Capital é uma empresa de private equity com sede em São Paulo, fundada em 2015, que controla a Brazil Airport Restaurants, empresa de serviços de alimentos e bebidas multimarca que atua nos maiores aeroportos do País. Os acordos de licenciamento da Brazil Airport Restaurants incluem Starbucks e TGI Friday’s, A Starbucks, no Brasil desde 2006, tem 113 lojas em 17 cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Desde o ano passado, a SouthRock já havia manifestado interesse pela rede Starbucks Brasil.
Além do direito exclusivo de operar as lojas da rede de cafeterias, a SouthRock pagará taxa de licenciamento sobre as vendas à Starbucks. “Alavancando seu forte conhecimento de mercado local em imóveis comerciais, marketing e operações, a SouthRock planeja impulsionar o crescimento de longo prazo de forma a criar oportunidades para os clientes e parceiros da Starbucks, tanto nos mercados existentes como nos mercados futuros em todo o Brasil”, comunicou a Starbucks. A SouthRock, segundo a rede, continuará a tradição de celebrar o café de origem local, o Brasil Blend, em todas as lojas, e planeja investir US$ 1 milhão em iniciativas de impacto social que beneficiem funcionários e as comunidades que servem, o que inclui a Starbucks Global Academy, plataforma gratuita de educação online para funcionários através da parceria estratégica da Starbucks com a Arizona State University.
Para a SouthRock, segundo o fundador Ken Pope, a Starbucks representa uma oportunidade de expansão em novos mercados. “Com a Starbucks, vemos oportunidades contínuas para expansão em mercados estabelecidos, bem como em novos mercados como Brasília e a região Sul”, sinaliza o executivo sobre a expansão da Starbucks no Brasil. Pope já havia construído um portfólio multimarca de companhias brasileiras líderes de alimentos e bebidas, incluindo St. Marche Supermercados, Eataly Brasil, The Fifties: Traditional Burger, China-in-Box e Gendai.
Com o negócio, as operações da Starbucks em todos os 17 mercados da América Latina e do Caribe se tornarão totalmente licenciadas. A Starbucks atualmente está presente na Argentina, Aruba e Curaçao, Bahamas, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Jamaica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Trinidad e Tobago e também abrirá no Uruguai no final deste ano. A Starbucks é a maior rede de cafés do mundo, com vendas globais de US$ 21 bilhões, segundo números do ano passado, e com 27 mil cafeterias em 70 países. Com vendas estimadas na faixa de US$ 70 milhões ao ano no Brasil, a operação representa cerca de 0,3% das receitas globais.
“Muito do sucesso da Starbucks na América Latina e no Caribe foi devido ao nosso conhecimento de quando contar com parceiros de licenciamento confiáveis locais e regionais para expandir o negócio”, disse em comunicado Ricardo Rico, gerente-geral e vice-presidente de operações de lojas licenciadas da Starbucks na América Latina. “A SouthRock tem um sólido histórico de trazer experiências de varejo únicas aos clientes brasileiros, criando oportunidades significativas para seus funcionários e investindo na economia local. A SouthRock é a parceira ideal para levar a marca Starbucks à próxima fase de crescimento lucrativo no Brasil. Para nós, a combinação certa de modelos de propriedade – empresa de propriedade, licenciada ou joint venture – nos permitiu permanecer focados em nossas maiores oportunidades à medida que aceleramos o crescimento em todo o mundo, enquanto buscamos sempre a experiência icônica do cliente e partner da Starbucks. Estamos prontos para esta próxima fase de crescimento no Brasil e orgulhosos de receber a SouthRock na nossa forte rede de parceiros de licenciamento na América Latina”.
Compartilhe
Veja também
Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé
Iniciativa conta a história do Rei do Futebol, além de trazer itens pessoais do jogador
Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público
A marca de automóveis britânica diz que seu novo visual é uma "celebração do modernismo", mas os críticos apontam o contrário