Stock Car estreia nova marca de olho nos fãs

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Stock Car estreia nova marca de olho nos fãs

Após trabalho de branding da Oz categoria projeta se tornar a segunda paixão esportiva nacional


26 de fevereiro de 2013 - 8h19

Perto de completar 35 anos de trajetória, a Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional, traça planos de dar um novo salto e se tornar o segundo esporte no coração do brasileiro, atrás apenas do futebol. Para isso, decidiu ouvir seus fãs. A Vicar, controlada pela Time For Fun (T4F) e responsável pela promoção da categoria, contratou a Oz Estratégia + Design para realizar um trabalho de branding ao longo de 2012 para entender como o público percebia a Stock Car.

Após pesquisas qualitativas com grupos de discussões em Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, os resultados apontaram a necessidade de mudar a marca. Nos grupos foram identificados três atributos que nortearam o desenvolvimento da nova marca: adrenalina, brasilidade e glamour acessível.

“A estratégia de marketing será balizada por esses atributos”, aponta Mauricio Slaviero, diretor-geral da Vicar. A nova marca e o slogan “Stock Car. Loucos por adrenalina” serão apresentados aos espectadores na primeira etapa do ano, dia 3 de março, em São Paulo. “Este é um trabalho de médio e longo prazo. Queremos que a Stock Car seja a segunda modalidade esportiva do brasileiro”, destaca Slaviero.

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Patrocinadores
Após oito anos com a Stock Car, sendo os últimos três como a dona da cota de naming right, a Caixa encerrou o ciclo no automobilismo para concentrar os aportes no futebol. Assim, o campeonato terá início sem um title sponsor. A expectativa da Vicar é anunciar o nome do novo parceiro até a terceira etapa. A Corrida do Milhão, que encerra a temporada, também não tem o patrocinador definido, o que geralmente ocorre entre setembro e outubro. Já as provas de rua de Ribeirão Preto (SP) e Salvador (BA) mantêm os contratos de naming right. No caso do GP de Ribeirão Preto o patrocinador é a prefeitura, e no GP da Bahia, a prefeitura e o governo do Estado.

As demais cotas estão fechadas. Bosch, Shell, Mobil e Pioneer são os patrocinadores. Chevrolet e Peugeot são as montadoras parceiras e Itaipava é a cerveja oficial. Já a Pirelli retorna à categoria no lugar da Goodyear como a fornecedora de pneus. A Vicar não divulga os valores das cotas. Segundo estimativas da empresa, a categoria movimenta entre R$ 450 milhões e R$ 470 milhões por temporada. A média de público é de 36 mil espectadores por corrida.

Leia a íntegra desta matéria na edição 1.548 de Meio&Mensagem, publicada em 25 de fevereiro.

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