Assinar

Stock Car estreia nova marca de olho nos fãs

Buscar

Stock Car estreia nova marca de olho nos fãs

Buscar
Publicidade
Marketing

Stock Car estreia nova marca de olho nos fãs

Após trabalho de branding da Oz categoria projeta se tornar a segunda paixão esportiva nacional


26 de fevereiro de 2013 - 8h19

Perto de completar 35 anos de trajetória, a Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional, traça planos de dar um novo salto e se tornar o segundo esporte no coração do brasileiro, atrás apenas do futebol. Para isso, decidiu ouvir seus fãs. A Vicar, controlada pela Time For Fun (T4F) e responsável pela promoção da categoria, contratou a Oz Estratégia + Design para realizar um trabalho de branding ao longo de 2012 para entender como o público percebia a Stock Car.

Após pesquisas qualitativas com grupos de discussões em Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, os resultados apontaram a necessidade de mudar a marca. Nos grupos foram identificados três atributos que nortearam o desenvolvimento da nova marca: adrenalina, brasilidade e glamour acessível.

“A estratégia de marketing será balizada por esses atributos”, aponta Mauricio Slaviero, diretor-geral da Vicar. A nova marca e o slogan “Stock Car. Loucos por adrenalina” serão apresentados aos espectadores na primeira etapa do ano, dia 3 de março, em São Paulo. “Este é um trabalho de médio e longo prazo. Queremos que a Stock Car seja a segunda modalidade esportiva do brasileiro”, destaca Slaviero.

wrapswraps
Patrocinadores
Após oito anos com a Stock Car, sendo os últimos três como a dona da cota de naming right, a Caixa encerrou o ciclo no automobilismo para concentrar os aportes no futebol. Assim, o campeonato terá início sem um title sponsor. A expectativa da Vicar é anunciar o nome do novo parceiro até a terceira etapa. A Corrida do Milhão, que encerra a temporada, também não tem o patrocinador definido, o que geralmente ocorre entre setembro e outubro. Já as provas de rua de Ribeirão Preto (SP) e Salvador (BA) mantêm os contratos de naming right. No caso do GP de Ribeirão Preto o patrocinador é a prefeitura, e no GP da Bahia, a prefeitura e o governo do Estado.

As demais cotas estão fechadas. Bosch, Shell, Mobil e Pioneer são os patrocinadores. Chevrolet e Peugeot são as montadoras parceiras e Itaipava é a cerveja oficial. Já a Pirelli retorna à categoria no lugar da Goodyear como a fornecedora de pneus. A Vicar não divulga os valores das cotas. Segundo estimativas da empresa, a categoria movimenta entre R$ 450 milhões e R$ 470 milhões por temporada. A média de público é de 36 mil espectadores por corrida.

Leia a íntegra desta matéria na edição 1.548 de Meio&Mensagem, publicada em 25 de fevereiro.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé

    Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé

    Iniciativa conta a história do Rei do Futebol, além de trazer itens pessoais do jogador

  • Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público

    Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público

    A marca de automóveis britânica diz que seu novo visual é uma "celebração do modernismo", mas os críticos apontam o contrário