Subway e Gerando Falcões apresentam o “Sub da Quebrada”

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Subway e Gerando Falcões apresentam o “Sub da Quebrada”

Sanduíche feito criado por jovens que participam da ONG ficará disponível por cinco meses na rede de lanchonetes


23 de março de 2023 - 19h05

 

A Subway inaugura nas lojas o "Sub da Quebrada"

A Subway inaugura nas lojas o “Sub da Quebrada” (Crédito: Divulgação)

O “Sub da Quebrada” chegou nos franqueados do Subway nesta quinta-feira, 23, e estará disponível durante cinco meses nas mais de 1.600 unidades da rede de lanchonetes. O sanduíche foi criado ao longo de dois meses por oito integrantes selecionados da ong Gerando Falcões. A campanha foi criada pela Dentsu Creative.

Segundo Miguel Viana, um dos participantes do projeto, a criação do sanduíche era a apoteose do trabalho coletivo há muitas mãos, que agora omou forma e sabor. “Esse sanduíche representa a favela, é como se fosse o nosso X-Tudo do Subway”, comenta.

O primeiro cobranding entre a marca e a Gerando Falcões (GF) tem como objetivo divulgar os trabalhos desenvolvidos pelas suas 5.558 comunidades. Além disso, ao final dos meses de campanha, algum percentual sobre a venda do “Sub da Quebrada” será convertido à instituição. “Nós queremos que esse seja o lanche mais vendido, mais popular e mais saboreado pelas pessoas nesses cinco meses”, comenta Antônio Neves, diretor geral de operações da Subway e membro do board de executivos da SouthRock.

O presidente da Subway no Brasil, William Guidici, explicou, durante o evento de lançamento no Teatro Gazeta, em São Paulo, que ainda não é possível estipular qual o valor que será convertido à GF, pois serão subtraídas as participações dos franqueados, além das questões de impostos e outras tarifas correlacionadas. “Iremos fazer a prestação de contas para impressa ao final desses cinco meses de campanha”, prometeu.

Integrantes da gerando falcões envolvidos na criação do Sub da Quebrada da Subway

Integrantes da gerando falcões envolvidos na criação do Sub da Quebrada da Subway (Crédito: Divulgação)

Alimentando Gerações

Para chegar na “Receita da Quebrada”, a Subway convidou alguns jovens que tinham destaque na Gerando Falcões para workshops sobre o processo produtivo da rede. “O mundo não é só a favela em que estamos vivendo, a favela não vai chegar em nenhum lugar sozinha”, comenta Maria, uma das jovens envolvida no projeto.

Para ilustrar as embalagens o artista plástico e grafiteiro Wbiracy Pais, vulgo Bira, representou as casas precárias das comunidades, com luzes na janela, porque, segundo ele “ninguém vive na favela, a gente mora, dorme e sobrevive nela”.

A missão da Gerando Falcões é transformar a pobreza da favela em peça de museu antes de Marte ser colonizado – ou, em outras palavras, deixar no passado a desigualdade social que assola o Brasil. Em 2022, a FGV Social lançou o Mapa da Nova Pobreza que demonstrou que, durante 2021, a renda domiciliar per capita correspondia até R$497 reais mensais atingindo quase 63 milhões de brasileiros no período.

A GF, que atua em 25 estados mais o Distrito Federal, tem buscado trabalhar nas 717.655 pessoas impactadas pelos projetos o protagonismo e o empreendedorismo da periferia em buscar alternativas de como trilhar o futuro. “Precisamos de filantropia, poder público e iniciativa privada juntos para resolver um problema que atinge a todos nós.  Somos a última geração que tem a chance de mudar o futuro”, finaliza Lyra.

 

O grafiteiro Bira foi o responsável pela ilustração das embalagens dessa edição (Crédito: Divulgação)

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