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Superbet e São Paulo: detalhes da parceria que pode ultrapassar R$ 1 bilhão

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Marketing

Superbet e São Paulo: detalhes da parceria que pode ultrapassar R$ 1 bilhão

Válido até 2030, contrato entre o clube e a plataforma de apostas envolve naming rights do CT da Barra Funda e prevê ativações e investimentos em experiências


10 de abril de 2025 - 16h11

Superbet é a patrocinadora máster do São Paulo Futebol Clube desde janeiro de 2024

Superbet é a patrocinadora máster do São Paulo Futebol Clube desde janeiro de 2024 (Créditos: Divulgação)

Atualizada às 17h15

O São Paulo Futebol Clube anunciou na última segunda-feira, 7, a renovação do seu contrato com a Superbet até 2030. Os valores podem, dependendo de desempenho e metas esportivas alcançadas, ultrapassar R$ 1 bilhão.

A bet é a principal patrocinadora do clube de futebol masculino desde janeiro de 2024. Além de estampar sua marca no uniforme tricolor até o final do ano do centenário, a empresa também passará a ter sua marca no CT da Barra Funda, que passará a se chamar SuperCT, e ações no time de futebol feminino.

“O centenário foi um fator decisivo para a renovação desse contrato. Ter a nossa marca presente e manter essa parceria durante um marco tão significativo na história do clube, na trajetória dos torcedores e, claro, no futebol brasileiro como um todo, é muito importante”, fala Patrícia Prates, diretora de marketing da Superbet.

Patrícia reforça a importância de ser um parceiro de longo prazo, de estar ao lado do clube não apenas nos bons momentos, mas durante toda a sua história, contribuindo para o seu crescimento.

“Nosso olhar é realmente voltado para uma parceria 360º: não só em como fomentar o time principal, mas também em como esse investimento pode contribuir com outras áreas do clube a longo prazo”, completa.

Mais de R$ 1 bilhão

O novo valor de contrato foi definido levando em consideração uma análise de mercado feita pela diretoria Tricolor para evitar que o clube ficasse defasado em comparação com seus principais concorrentes.

Esse ‘radar’ tem o objetivo de monitorar os patrocínios de Corinthians, Palmeiras e Flamengo, que atualmente tem seus patrocinadores máster as casas de apostas Esporte da Sorte, Sportingbet e Pixbet, respectivamente.

A porta-voz da Superbet esclarece que há um valor de contrato atual de R$ 600 milhões pela exposição da marca, ativações e ações de marketing – e mais R$ 400 milhões que está relacionada ao desempenho esportivo.

Porém, esses valores são variáveis, sendo ajustados ou corrigidos com base no IPCA, índice oficial de inflação do Brasil, e também de acordo com a movimentação do mercado.

Por contrato, há um gatilho que ativa automaticamente o reajuste do valor caso um novo acordo coloque o São Paulo em desvantagem em relação aos seus principais concorrentes.

“Se houver uma variação no mercado, seja para cima ou para baixo, o nosso contrato se ajusta automaticamente. Isso garante que o contrato entre o São Paulo e a Superbet permaneça alinhado com os valores do mercado brasileiro, tanto de clubes quanto de empresas de apostas”, explica Eduardo Toni, diretor de marketing do São Paulo.

Toni reforça que a renovação do contrato representa um trabalho de reconstrução do time e legado financeiro importante para o sucessor, já que o mandato do atual presidente, Júlio Casares, se encerra no final de 2026.

Casares não poderá disputar uma nova eleição, pois foi reeleito e o estatuto do clube não permite uma nova candidatura consecutiva.

“Mais do que isso, a Superbet tem acreditado no nosso projeto. Além disso, estamos deixando contratos com valores relevantes e patrocinadores sólidos já firmados, o que garante continuidade para a nova diretoria”, pontua.

Toni afirma que, com os contratos com a Superbet, Live Nation, Brax, Ademicon e os direitos de TV, o Tricolor já garantiu pouco mais de R$ 2 bilhões em receitas fixas até o fim de 2030 — isso sem considerar a receita de bilheteria e do programa de sócio-torcedor

SuperCT e investimento em jogadores

Com a renovação, a Superbet adquiriu o naming rights do CT da Barra Funda, que passará a se chamar SuperCT.

O objetivo é transformar o espaço também em uma propriedade voltada à ativação da marca e à criação de experiências para os torcedores, como a oportunidade de conhecer jogadores e acompanhar treinos por meio de concursos culturais. Além disso, a bet pretende investir na melhoria da infraestrutura.

A volta de Oscar para o São Paulo teve participação da Superbet. A casa de apostas ofereceu um incentivo financeiro para o time trazer de volta um dos seus talentos da categoria de base no início deste ano. Em troca, a marca tem o atleta como embaixador.

Questionado se o Tricolor pretende realizar alguma contratação com os valores envolvidos na renovação do contrato, Toni explica que, no momento, a Superbet não fará novos aportes específicos para a chegada de jogadores.

No entanto, há um entendimento claro de que, quanto melhor for o desempenho do time, maior será a exposição da marca.

Naming rights do estádio

Em dezembro de 2023 o São Paulo, junto com a Mondelēz, oficializou a venda do naming rights do estádio Cícero Pompeo de Toledo (Morumbi) para Morumbis. Na época, foi divulgado que o acordo, válido por três anos, deve garantir ao clube a quantia total de R$ 75 milhões.

Já novo letreiro do estádio só foi inaugurado em março deste ano por causa das restrições da Lei Cidade Limpa, que regula a publicidade em áreas públicas da capital paulista. As negociações estavam ativas desde o primeiro semestre de 2024. 

Novo letreiro do Morumbis inaugurado pela Mondelēz

Novo letreiro do Morumbis inaugurado pela Mondelēz (Créditos: Larissa Santiago)

Questionada se a Superbet tem interesse em assumir o naming rights do estádio, Patrícia disse que nunca conversou com o time sobre o assunto.

“Não é algo que tenha sido abordado até o momento, nem como parte da renovação deste contrato, nem em possíveis conversas paralelas. Sabemos que o São Paulo tem um contrato com a Mondelēz até o final de 2026, e a Superbet está afastada dessa propriedade. Mas, como sempre, nunca se pode dizer nunca, né? No entanto, até agora, essa não é uma conversa que tenha ocorrido”, disse.

Toni reforça que há sim o interesse em ter o naming rights no estádio por um período maior — mas que ele continue com a Mondelēz.

“Gostaríamos muito de renovar a parceria com eles e estender o período de colaboração, o que é uma negociação que pretendemos iniciar no final do primeiro semestre ou no começo do segundo semestre deste ano”, disse.

“Nosso principal objetivo neste momento é, sim, renovar a parceria, manter a mão de obra envolvida e garantir que esse case de sucesso seja preservado e mantido por muitos anos. Esse é um ponto que será tratado nas negociações futuras”, completa.

“Esse setor popular já fazia parte das práticas do São Paulo antes do patrocínio da Superbet, sendo uma política iniciada no começo da gestão do presidente Casares, e, portanto, não está diretamente relacionado à esse patrocínio. O que a Superbet trará para o estádio serão novas entregas, como mais publicidade e comerciais no aplicativo, mas são ações normais de ativação de marca”, conclui.

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