Bárbara Sacchitiello
21 de novembro de 2023 - 6h00
A aguardada turnê da cantora Taylor Swift pelo Brasil ficará marcada não apenas pela expectativa dos fãs em presenciar a apresentação de The Eras Tour. Uma série de acontecimentos, sendo um deles a morte de uma fã, na sexta-feira, 17, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, colocou a T4F, organizadora do show, no centro de uma crise que envolve o Ministério Público e a imagem da produtora perante o Brasil e o mundo.
Em post no Instagram, T4F anunciava o início da turnê da cantora, no Rio de Janeiro (Crédito: Reprodução/Instagram)
Principal destaque da mídia nacional durante o fim de semana prolongado – e também repercutida por veículos internacionais – a morte da jovem Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, ainda tem sua causa indefinida. A estudante viajou do Mato Grosso do Sul ao Rio de Janeiro para acompanhar o show da cantora. Porém, passou mal no início do espetáculo, no Estádio do Engenhão e, mesmo após ser socorrida, sofreu uma parada cardiorrespiratória.
A morte da jovem aconteceu no primeiro dia de apresentação de Taylor Swift na cidade e em meio à maior onda de calor registrada na capital fluminense – e em boa parte do Brasil – neste ano. Na sexta-feira, 17, foram diversas as manifestações nas redes sociais e na mídia de reclamações dos espectadores que aguardavam para entrar no estádio sob o forte sol.
Muitos dos milhares de fãs que estavam no estádio queixaram-se da sensação térmica, da falta de acesso à água e de problemas de estrutura por parte da organização. Na mesma noite do show, a imprensa reportou que mais de mil pessoas desmaiaram e tiveram de ser atendidas nos postos médicos do estádio.
No entanto, de acordo com o Instituto Médico Legal (IML), ainda são necessários mais exames para determinar a causa exata da morte de Ana Clara
T4F e Taylor Swift: pressão do Ministério da Justiça e adiamento de show
No sábado, 18, em meio à grande repercussão da morte de Ana Clara, autoridades municipais e do governo federal manifestaram-se para cobrar medidas a respeito da segurança do público.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, usou as redes sociais para dizer que estava apurando as circunstâncias do ocorrido e que, de imediato, havia determinado ao Chefe do Executivo do Município a adoção de algumas medidas emergências, como aumento do número de brigadistas, pontos de distribuição gratuita de água e aumento de ambulâncias na região.
Ainda na manhã de sábado, 18, o Ministro da Justiça, Flávio Dino, também usou as redes sociais para dizer que havia pedido medidas cabíveis emergenciais para garantir a saúde e segurança do público dos shows em meio à onda de calor.
Após as determinações do Ministério da Justiça e da Prefeitura do Rio de Janeiro, a T4F veio a público novamente para anunciar as novas medidas adotadas para o show que seria realizado no sábado, 18.
A organizadora do show disse que reforçaria o “plano de ação oficial”, que incluiria distribuição gratuita de água nas filas e que permitiria a entrada de copos de água lacrados e garrafas de água (desde que plásticas e flexíveis). Até então, era proibido a entrada com garrafas de água e outras bebidas, bem como com alimentos.
Duas horas antes da apresentação começar, porém, a situação mudou novamente. Por meio de um aviso no alto falante do estádio, o público que aguardava a cantora foi avisado de que a apresentação daquela noite havia sido adiada para o dia 20, segunda-feira.
Em comunicado, a T4F disse que a decisão foi tomada devido a “condições adversas meteorológicas” e que os ingressos seriam automaticamente válidos para o dia 20. Posteriormente, a produtora divulgou que os clientes poderiam solicitar o reembolso caso não pudessem comparecer à apresentação na outra data.
A medida, novamente, causou muitas reclamações por parte dos fãs, que haviam aguardado ao longo do dia todo pela apresentação. A cantora também fez uma postagem dizendo que estava no camarim do Engenhão e que a decisão de adiar o show foi tomada em razão da segurança de todos.
Após o anúncio do adiamento do show, as companhias aéreas Gol e Latam comunicaram, via redes sociais, que não cobrariam taxas de remarcação para as pessoas que tivessem de alterar seu voo em função da mudança da data.
T4F: apoio à família, crítica e queda nas ações
Ao longo do fim de semana, diversas críticas à organização da T4F continuaram tomando conta das redes sociais. No domingo, 19, em entrevista ao Fantástico, da TV Globo os pais de Ana Clara Benevides disseram que a organizadora do show (a T4F) não havia oferecido suporte financeiro para o traslado do corpo da jovem à sua cidade, no Mato Grosso do Sul.
A T4F declarou que prestou assistência psicológica à família da jovem, via assistente social. Porém, publicamente, não publicou sobre a questão dos custos do traslado e de outras assistências.
Na segunda-feira, 20, a mãe de Ana Clara, Adriana Benevides, usou as redes sociais para agradecer pela vaquinha feita por amigos e fãs da cantora que permitiram o traslado do corpo da estudante. O velório de Ana Clara aconteceu na própria segunda-feira, 20, na Câmara Municipal da cidade de Sonora, onde a família reside. O sepultamento está marcado para esta terça-feira, 21.
O acontecimento impactou a situação financeira da T4F. Na segunda-feira, as ações da produtora encerram com queda de 9,6% na Bolsa de Valores.
The Eras Tour: números da turnê
Uma das apresentações internacionais mais aguardadas pelo público brasileiro nos últimos anos, a The Eras Tour ainda terá três shows no País, marcados para 24, 25 e 26 de novembro, no Allianz Parque, em São Paulo.
O poder de engajamento de Taylor Swift pode ser medido, entre diversas avaliações, pelos números da turnê. De acordo com reportagem da revista Veja, que usou como base cálculos da SPTuris, a turnê da cantora deve movimentar cerca de R$ 400 milhões no Brasil.
No mundo, a expectativa é de que a turnê arrecade mais de US$ 1 bilhão. Além disso, a diva pop também levou milhares de fãs apaixonados aos cinemas mundiais, com um filme sobre a turnê. Segundo a Bloomberg, o longa bateu recorde de bilheteria nos EUA e Canadá, gerando US$ 97 milhões. Os números já superam o valor arrecadado com filmes de shows de Michael Jackson e Justin Bieber, por exemplo.