Dez tendências de marketing para 2025, segundo a Kantar
Empresa coloca a preocupação da segurança em relação a IA generativa e o live commerce como os insights principais para os profissionais de marketing no próximo ano
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Meio & Mensagem
6 de novembro de 2024 - 16h52
Com o objetivo de ajudar a orientar as marcas, veículos e empresas de publicidade para o cenário que começa a se desenhar para 2025, a Kantar apresenta ao mercado a nova edição do estudo global Marketing Trends.
O relatório é elaborado com base na opinião dos especialistas da Kantar, bem como nos diversos estudos, relatórios e pesquisas elaborados pela empresa ao longo do ano.
Para 2025, temas como exploração de inteligência artificial, força das transmissões ao vivo e inovação estão entre os dez insights apontados pela Kantar. Veja abaixo:
De acordo com a Kantar, a medida em que os recursos de inteligência artificial generativa tornam-se mais sofisticados, aumentará a pressão por transparência e possíveis problemas com seu uso. No Brasil, por exemplo, 31% das pessoas já afirmaram que se sentem incomodados por anúncios publicitários gerados por IA. Isso faz com que os profissionais de marketing precisem se preocupar com a confiabilidade e relevâncias dos dados, informações e ferramentas que utilizam.
O relatório Kantar BrandZ Global já apontou que o marketing relacionado à sustentabilidade contribuiu com mais de R$ 1,1 trilhão para o valor das 100 maiores marcas do mundo. Isso faz com o assunto deixe de ser visto como acessório e seja, de fato, incorporado na atuação, produtos e serviços entregues pelas empresas.
Mais do que a média global, os brasileiros concordam que as empresas têm obrigação de ajudar a tornar a sociedade mais justa. Ainda assim, profissionais de marketing seguem, segundo a Kantar, subestimando o impacto da inclusão nos negócios. A companhia calcula que, ao não apostas nas comunidades LGBTQIAP+, nas mulheres, pessoas com deficiência e pessoas pretas e perdas, as marcas têm uma perda potencial de R$ 1,9 trilhão.
Após anos de uso intenso, as redes sociais precisam reconquistar a atenção das audiências e isso vale, também, para marcas que utilizam as plataformas para divulgar anúncios publicitários. A busca pela qualidade do engajamento em vez de outras métricas mais simples será mais importante ao longo do próximo ano. Os anúncios devem ser ainda mais criativos e personalizados a fim de captar a atenção e a reação dos consumidores.
As mudanças sociais e populacionais precisam ser encaradas como desafios. O declínio das taxas de natalidade em muitos países representa indica um cenário futuro de menos consumidores. Com isso as mesmas empresas terão de buscar uma fatia maior do mercado para manterem os negócios, além de compreender os novos arranjos familiares e mudanças nos recursos financeiros das pessoas mais velhas.
Se o profissional de marketing já tem dificuldade para direcionar as verbas em meio a um cenário tão pulverizado em termos de formatos e plataformas, esse trabalho ainda deve ganhar mais complexidade. Avaliar as nuances e oportunidades de cada veículo ou canal será ainda mais importante para fazer escolhas produtivas.
As marcas terão, em 2025, de alinhar seu conteúdo com o de criadores que já dominam a linguagem e o estilo de comunicação de comunidades com quem querem se relacionar. Saber colaborar com criadores de conteúdo passa a ser vital para quem busca engajamento e, logicamente, negócios.
A inovação pode vir de diferentes caminhos, desde o experimento em uma nova categoria de produtos ou estudo de diferentes maneiras de entregar o mesmo serviço aos consumidores, de forma diferenciada. As marcas que conseguirem encontrar novos espaços para atuar terão, segundo a Kantar, maiores chances de crescimento.
O sucesso do live-commerce, sobretudo na China, indica o grande potencial que as transmissões ao vivo têm para a geração de vendas e giro de negócios. Em 2025, as estratégias que combinarão entretenimento e vendas ao vivo podem desempenhar papel ainda mais importante. Segundo a Kantar, todos os setores de negócios e segmentos econômicos podem se beneficiar desse canal.
O retail media já está mudando a forma pela qual as marcas interagem com os consumidores ao permitirem a criação de anúncios mais segmentados. A precisão dos dados para a elaboração de mensagens ainda mais assertivas tende a ser a tônica para os profissionais de marketing conseguiram otimizar os investimentos e melhorar a eficácia das campanhas.
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