The Town: confira algumas das 220 experiências de marcas no festival
Ao todo, festival de música, que começa no próximo dia 2, conta com a participação de 32 marcas, entre patrocinadoras e apoiadoras
The Town: confira algumas das 220 experiências de marcas no festival
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Amanda Schnaider
30 de agosto de 2023 - 6h00
Atualizada às 14h37 do dia 31/08*
“As marcas fazem parte da festa”. É assim que Ana Deccache, diretora de marketing do The Town e do Rock in Rio, define a participação das marcas patrocinadoras e apoiadoras da primeira edição do The Town, festival dos mesmos criadores do Rock in Rio. O evento começa neste sábado, 2 de setembro, no Autódromo de Interlagos, e acontecerá também no domingo, 3, e nos dias 7, 9 e 10.
Com o objetivo de ajudar a entrada e saída do público no festival, todas as linhas de metrô e trem funcionarão 24 horas nos dias do The Town. A estação Autódromo, a mais perto do local do festival, estará aberta a partir da meio noite para embarque do público e as demais somente para desembarque. As linhas 8 e 9, da Via Mobilidade, ainda contarão com um serviço de viagens expressas e semiexpressas, com ida e volta para estações específicas em horários pré-determinados, com tempo de viagem reduzido.
Ao todo, o The Town conta com a participação de 32 marcas, entre patrocinadoras e apoiadoras. A Heineken é patrocinadora máster, já Itaú, Porto, Vivo, Riachuelo, KitKat, Seara, Coca-Cola, Volkswagen e iFood integram o time de patrocinadores.
“Teremos 220 diferentes experiências de marcas no festival. Seja por meio de um brinde, com um brinquedo ou um espaço, elas estarão ali para tornar a experiência do público mais divertida”, complementa Ana.
Confira as ativações das marcas abaixo:
Como patrocinadora máster do The Town, a Heineken, que está completando 150 anos, estará presente em diversos momentos do festival, com ações que unem cultura e sustentabilidade.
Ao todo, serão oito pontos de ativação da sua plataforma de cultura e sustentabilidade, criada pela Agência Atenas, a Heineken Green Your City, no festival. O principal ponto ressalta o aniversário de 150 anos da marca, reproduzindo sua fábrica de Amsterdam. O local promete levar o público para uma experiência imersiva mostrando detalhes da trajetória da marca.
A Heineken ainda patrocina o palco Skyline, o Market Square e a tradicional tirolesa de 200 metros de comprimento, que vai de ponta a ponta do palco. O desembarque da tirolesa se dará em um bar, onde os chopes da marca serão servidos por bartenders vindos da Holanda.
A marca também montará um lounge bar exclusivo com vista privilegiada para o palco Skyline, com DJs e áreas instagramáveis, e um estúdio musical, onde levará grupos de até 12 pessoas para vivenciarem apresentações musicais dentro do festival.
Imaginando como será o futuro, a Heineken levará para o festival um bar responsivo que se comunicará com seus clientes através de muita tecnologia. Com uma arquitetura da era modernista, o local contará ainda com um rooftop exclusivo apenas para convidados. A Heineken ainda terá o Skyline Bar, com espaços de photo opportunity para o público que estiver no palco principal do festival.
Após megaoperação montada no Rock in Rio 2022, a Heineken retorna com a sua força-tarefa para garantir o abastecimento do festival. Além disso, por meio do aplicativo do evento, será possível comprar antecipadamente o chope da marca, com retirada direta pela fila chope express nos bares do festival e beer stations da Heineken. A venda será feita até às 12h (meio dia) de cada dia do festival. Caso o chope comprado não seja consumido, o valor será reembolsado automaticamente sem custos de taxas.
Reforçando o seu pilar de sustentabilidade, a Heineken quer estimular a reutilização do copo pelo público no gramado do The Town. Para isso, a marca oferecerá para o público
duas opções de copos, um para o chope Heineken e outro para Heineken 0.0. Na compra do chope por R$ 18,00, o público recebe um copo de 400 ml reutilizável que, se for apresentado na próxima compra, será pago somente o líquido (R$ 15).
Assim que pegar o copo, o público ainda terá a possibilidade de se cadastrar no estande da Braskem para receber um cordão e poder participar de mecânicas de prêmios no período de reutilização do item dentro do evento. Será possível levar os copos para casa ou deixados no evento para posterior reciclagem. Ao lado de Heineken, Red Bull, Coca-Cola e Braskem, o The Town quer economizar mais de dez toneladas de resíduos durante o período do evento.
Com o objetivo de contribuir para transformar o futuro de jovens em situação de vulnerabilidade, a Heineken se uniu com a Central Única das Favelas (CUFA) e doará 100% do valor arrecadado com a venda de Heineken 0.0 no festival para a capacitação criativa audiovisual de jovens moradores das favelas de São Paulo. 60 jovens já foram pré-selecionados pela agência de audiovisual Favela Filmes, responsável pela estruturação e gestão do curso.
A Vivo estreia no The Town 2023 com o movimento Presença Preta, projeto colaborativo com criação da VMLY&R e o apoio da agência Galeria, que integra a plataforma de conteúdo e ativações da marca em festivais de música desde 2022. No The Town, com esse projeto, a marca quer dar visibilidade às ações e ocupações de arte que fazem parte da cultura paulistana, como as batalhas de rimas.
Dentro do Autódromo, a Vivo terá dois espaços: um estande de 150 metros quadrados em frente ao palco Skyline e outro de 50 metros quadrados em frente ao palco Factory. No primeiro, haverá um espaço para tirar fotos, um local para as batalhas de rima e o “Salão de Cria”, com profissionais negros especializados em cabelo e maquiagem. Esse estande ainda contará com uma roleta digital de brindes feitos com materiais provenientes de uniformes de técnicos da Vivo, que seriam encaminhados para descarte, e com um espaço para descanso, com carregadores e cabos da Ovvi, para que as pessoas possam recarregar seus celulares.
Além das ativações com fotos e vídeos, no estande menor a Vivo colocará à venda os produtos da Ovvi, sua marca de acessórios tech, inclusive aqueles licenciados para o The Town 2023. A marca ainda assina o naming rights do Mega Drop e montará quinze estações com carregadores de celular pelo festival.
Diferentemente do Rock in Rio, evento no qual entrou apenas como apoiadora, a primeira edição do The Town, em São Paulo, animou a Porto a elevar o investimento no evento para ser patrocinadora oficial, explorando dois segmentos: seguro e saúde (a Porto Saúde sendo responsável pelo ambulatório).
A Porto terá no festival um espaço de três andares – Equalizer – em que o primeiro é aberto ao público e terá atrações como um karaokê, uma arquibancada para descanso e power stations para recarga de celulares, além de distribuição de brindes que remetem ao cuidado e bem-estar do público no evento, como boia inflável para sentar e assistir às atrações e chapéu estilo bucket para proteger do sol, durante o dia.
Já o segundo e terceiro andares, com vistas para o palco principal, serão dedicados a receber convidados, influenciadores e corretores. Além disso, no lounge da Porto os participantes poderão se cadastrar para brincar em uma das duas montanhas-russas instaladas no evento e concorrer a “fast passes” para a atração. Para andar na montanha russa da marca, será possível agendar previamente no aplicativo do festival. Os estandes da Porto foram projetados pela Musicalize, empresa de Music Business.
Para se aproximar do público jovem, a Porto fechou uma parceria com o TikTok. A plataforma de entretenimento levará creators ao lounge do grupo segurador dando dicas divertidas sobre o evento, e a marca TikTok estará no palco do karaokê. A seguradora ainda será responsável toda a operação dos ambulatórios do evento.
Como marca de moda oficial do The Town São Paulo 2023, a Riachuelo, além de ter uma coleção dedicada ao festival, promoverá três espaços no evento. O primeiro será o closet da Riachu, com cenários instagramáveis.
O segundo será uma pop-up store da FANLAB, marca geek da Riachuelo, para celebrar os 100 anos da Disney com produtos e espaços instagramáveis. E por fim, a marca montará um ambiente de descompressão da Casa Riachuelo em parceria com a 3 Corações.
Tanto a própria Seara quanto a Seara Gourmet e a Incrível, lançada em 2020 como submarca, levarão experiências para o público do The Town. Os lounges Seara e Seara Gourmet, além de serem instagramáveis, promoverão ativações interativas com o público. Os ambientes ainda terão mezaninos com vistas privilegiadas para o palco The One, áreas vip e degustações oferecidas por chefs convidados. Os locais ainda serão embalados por DJs também convidados pela marca.
No espaço de Seara, haverá duas ativações: Morda e Supreenda-se e o Crocantômetro, que destaca os produtos da nova linha de frangos crocantes da marca. Na primeira, a cada mordida nos frangos da marca, o ambiente se transforma, gerando vídeos e conteúdos artísticos, que os participantes poderão compartilhar nas redes sociais. Já na segunda, o público participará de uma gravação, onde a cada mordida, os microfones vão gravar o nível de crocância por meio de um medidor de decibéis, tornando-se uma verdadeira gravação de ASMR, que amplia o impacto do áudio.
Por sua vez, o espaço de Seara Gourmet, promoverá outras duas ativações, Bacon Hits Remix e Bacon Hits Feats. Na primeira, será possível criar uma trilha sonora gastronômica única combinando o sabor do Bacon Seara Gourmet com toppings diversos, resultando em um vídeo caleidoscópio para compartilhar nas redes sociais. Já na Bacon Hits Feats, chefs e DJs se unem em uma experiência ao vivo de degustação, onde pratos ganham vida ao ritmo da música.
Por fim, no espaço de Incrível, localizado próximo à Rota 85, haverá um lounge-lanchonete, para que o público possa se alimentar com os produtos da marca, descansar entre um show e carregar o celular. O local ainda terá uma ativação de fotos polaroid e um espaço de arte colaborativa.
A vertente de Live Experience do Grupo TV1, TV1 Live, desenvolveu as três ativações e estandes para as marcas da Seara na primeira edição do The Town.
O iFood montará dois espaços em formato de bag vermelha dentro do festival. Um terá 50 metros quadrados e estará localizado ao lado do palco Skyline. O segundo, localizado perto do palco The One, terá 150 metros quadrados. Nele, o público terá acesso ao restaurante “Vontade de The Town”, com pizzas inéditas, criadas em parceria com a Domino´s e batizadas com nomes de artistas nacionais: Luísa Sonza, Alok e Pabllo Vittar. Quem adquirir uma pizza, também levará para casa um pôster de tecido do ídolo.
Ainda no espaço maior, o iFood terá um telão 4D, onde durante todo o dia, os participantes poderão assistir a filmes do próprio iFood e dos artistas Luísa Sonza, Alok e Pabllo Vittar, e até sentir o cheiro da pizza.
Durante o intervalo antes do último show de cada noite, o iFood também promoverá uma festa com bags infláveis gigantes no palco The One. A marca ainda distribuirá mais de 140 mil unidades de viseiras nas saídas das estações Santo Amaro, Vila Olímpia, Berrini e Morumbi da CPTM, e nos seus espaços próximos aos palcos, durante os cinco dias de festival.
No Autódromo, o iFood irá espalhar “ambulanches”, identificados com camiseta, bermuda e plaquinha, vendendo snacks, bebidas alcoólicas e não alcoólicas e chicletes. A empresa também terá uma área de descompressão e descanso exclusiva para esses profissionais. O iFood também irá selecionar 20 pessoas, por dia, para tatuar sua comida favorita. As ativações de iFood foram feitas em parceria com a DM9.
O KitKat terá três espaços físicos no The Town. O estande “Let’s Rock the Break”, próximo ao palco The One, será o principal e contará com ativações ao público, como um escorredor no formato do chocolate, e uma experiência com realidade aumentada, simulando a sua experiência como um astro da música.
O local ainda terá um DJ, um bar e áreas de foto, além de uma vista privilegiada para influenciadores, imprensa e convidados. O KitKat também irá distribuir pochetes para o público no gramado e três formatos de pins para os participantes das ativações do estande.
O segundo espaço da marca é uma loja de KitKat Chocolatory, onde serão vendidos os chocolates da marca, incluindo sabores inspirados no festival. O terceiro espaço é uma ativação instagramável dentro da área VIP, além da distribuição de shoulder bags. A agência Samba, da Holding Clube, foi a responsável pelas ativações da KitKat.
Como refrigerante oficial do The Town, a Coca-Cola promoverá uma série de experiências para o público do festival. A marca traz o conceito do Coke Studio, uma plataforma global de música que esteve presente no Lollapalooza deste ano, para o The Town, em um espaço de 250 metros quadrados e capacidade para 250 pessoas. O local conta com programação de 60 horas de música e line-up de artistas nacionais, incluindo DJ´s, dançarinos e cantores.
No espaço, assinado pelo arquiteto brasileiro, Muti Randolph, a Coca-Cola ainda oferecerá ao público sampling, brindes e experiências imersivas, como uma estação de customização para personalizar um cordão de sustentação de óculos.
Assim como a Heineken, a Coca-Cola, em parceria com a Braskem, também incentivará a reutilização de copos no festival. Para isso, a marca oferecerá brindes e higienização gratuita dos objetos.
A dinâmica funcionará da seguinte maneira: na compra da primeira bebida, o participante deverá atrelar o número do seu copo ao seu CPF, por meio do app. Um QR Code registrará o horário que houve o reabastecimento e, a cada uma hora, o consumidor pode voltar ao um estande Braskem, girar a roleta para ganhar prêmios exclusivos. Dentre os brindes estão: mochila, estojo e ingresso para acesso exclusivo ao rooftop de Schweppes.
Além disso, aqueles que levarem os resíduos plásticos para as estações de coleta da Braskem espalhadas por alguns espaços do festival acumularão pontos e poderão ganhar produtos exclusivos Coca-Cola.
Parceiro do Rock in Rio desde 2001, o Itaú Unibanco, agora, se apresenta como patrocinador do The Town. Além de ser responsável pela operação da roda-gigante do festival, ao lado do iFood, o banco será copatrocinador do palco The One e a Rede Itaú será o meio de pagamentos oficial do evento.
Ao lado do hub criativo Todos, o banco levará diversas ativações para o festival. No espaço do Itaú, o público poderá desfrutar de festas, que celebram a noite paulistana, em sintonia com o line-up do festival. Estão previstos selos de festas como Afrogroove, Javali, Discopedia, Mixtory e Pilantragi. Além disso, no espaço, o público poderá apreciar uma obra do artista turco-americano Refik Anadol.
A marca ainda convidou DJs para se apresentarem no rooftop do espaço, área com vista do palco Skyline e da roda gigante. O local ainda contará com espaços para fotos com amigos e distribuição de brindes. O acesso a esse andar será exclusivos para clientes do banco, mediante apresentação de cartão de crédito, débito ou do app no celular. A fachada do estande terá ações interativas que conversarão diretamente com o público presente no gramado por meio de câmeras.
Já entre os apoiadores do The Town estão: Movida, Estácio, Latam, Braskem, Trident, Johhnie Walker, Gerdau, Chilli Beans, Cup Noodles, Via Mobilidade, Ibis, BeFly, Colgate, Club Social, McDonald’s, Três Corações, Neoenergia, Sephora, Universal e Hellmann’s. TikTok é content partner e Spotify, official music player.
Confira as ativações dos apoiadores:
Depois de criar o sanduíche McMelt The Town, o McDonald’s promete construir a sua maior operação já feita na América Latina, dentro do Autódromo. Ao todo, serão três cozinhas em uma área de 1.700 metros quadrados, operadas por mais de 460 funcionários. De acordo com a marca, a megaoperação será a maior da história, quase cinco vezes maior do que a estruturada na primeira participação do McDonald’s em um festival.
O Méqui também terá uma área de 1.500 metros quadrados de praça de alimentação e descanso para o público do festival. Na praça, o público encontrará combos e itens avulsos do McMelt The Town, Big Mac, Cheddar McMelt e McFritas.
Além disso, a marca montará um espaço uma espaço para o público, com ativações variadas, como uma parede sensorial com os sanduíches e batatas em tamanho gigante e texturizada, e um jogo inspirado no clássico Pac-Man, em que o objetivo de cada jogador é pegar o máximo de itens percorrendo o mapa durante o tempo estipulado. O Méqui ainda distribuirá brindes no local, que terá estações para fotos. Na área VIP, a marca também terá uma piscina de bolinhas com brindes de Use Méqui. As ativações da marca no festival tem criação da Octagon.
Octagon ativará McDonald’s no The Town
O espaço de Hellmann’s no festival, com 25 metros quadrados, servirá como um local de descanso para recarregar as energias do festival e dos celulares. Além disso, no local, a marca promoverá o jogo para os participantes, no qual poderão ganhar brindes.
A marca ainda terá ilhas de molhos Hellmann’s, quiosques-consumo de molhos da marca, próximos ao Musical e aos palcos São Paulo Square e Factory, além do Market Square. Nesse locais, a Hellmann’s irá oferecer ao público diversos molhos e maioneses de seu portfólio, de forma gratuita, para que as pessoas possam adicioná-las ao que estiverem comendo.
A Colgate levará a sua marca Luminous White para o festival. Com estratégia integrada pensada em parceria com as agências VMLY&R, BCW e o Grupo MM, a marca terá dois estandes com ativações instagramáveis no festival. Neles, o público terá acesso a uma direção de cena para desenvolver suas poses para as fotos, além de fotos impressas na hora.
A Accor escolheu a marca ibis como o hotel oficial do The Town 2023. Com isso, o ibis São Paulo Morumbi tematizou dois de seus quartos com a identidade visual do festival e, durante o período do evento, hotéis ibis da capital oferecerão menus diferenciados e atividades especiais, como quick massage e oficinas de maquiagem.
No festival, a marca ainda terá um estande de 100 metros quadrados no gramado, que servirá como área de descanso, com acomodações para recarregar celulares e assistir aos shows do palco São Paulo Square. Idealizado pela Musicalize, o espaço ibis ainda terá uma ativação de fotos com brindes especiais da marca.
Associados do programa de fidelidade ALL – Accor Live Limitless terão acesso a uma área exclusiva dentro do estande, com uma variedade de experiências exclusivas, como drinks, sabores da Bacio di Latte e uma vista privilegiada dos shows.
A Gerdau promoverá diversas ativações em dois espaços dentro do festival. Em seu estande principal, com vista para os palcos Skyline e The One, o público irá encontrar uma guitarra gigante de quase 6 metros de altura, feita em aço, como referência para o espaço.
No estande da Gerdau, situado no gramado do autódromo, a companhia montará uma “garra humana”, na qual os participantes serão içados e flutuarão acima de uma piscina composta por diversos tipos de sucata metálica que poderão ser recicladas e transformadas em aço de baixa pegada de carbono novamente. As pessoas precisarão destinar a maior quantidade possível de sucata para o “reciclômetro” durante 30 segundos. Aquele que coletar quatro itens ou mais, ganhará um pingente de aço em formato de guitarra.
Vale lembrar que a Gerdau forneceu mais de 330 toneladas de aço 100% reciclável para moldar diversas estruturas fixas e temporárias, incluindo equipamentos de entretenimento e fundação de edificações e infraestrutura do Autódromo.
Além de disponibilizar viagens expressas e semiexpressas das linhas 8 e 9, a ViaMobilidade se uniu com a agência de ativação Momentum para criar ações especiais nas estações e no festival. Dez estações receberão sinalização e ambientação especial para aqueles que optarem pelo serviço expresso e semiexpresso.
Na Rota 85, espaço dentro do fesival que irá homenagear a primeira edição do Rock in Rio, a concessionária irá promover uma jornada imersiva pela história da música no Trem Bala da ViaMobilidade. O espaço de 30 metros quadrados simulará uma estação cenográfica vintage. O local ainda terá um espaço instagramável para os visitantes, além de PopSockets personalizados de brinde.
Como uísque oficial do The Town, a Johnnie Walker terá bares localizados na área VIP, onde o público poderá experimentar drinks feitos com as marcas Black Label e Blonde, e um estande de ativação no gramado, idealizado pela agência BFerraz.
No espaço da marca, haverá uma ativação que convoca o público a caminhar sobre uma esteira, enquanto escuta uma música escolhida na playlist disponível. Como brinde desta caminhada, cada participante ganhará um par de meias exclusivo da marca.
A soma da caminhada de todos destravará benefícios coletivos durante o festival, e os passos acumulados ao longo do dia vão desbloquear um corredor de luzes na Av. Feliciano Correia, principal acesso à estação Autódromo da CPTM. As pessoas com deficiência que utilizam cadeira de rodas também poderão participar da dinâmica, já que um mecanismo de adaptação estará disponível para utilização no estande.
O Club Social, marca da Mondelēz, levará para o The Town uma série de experiências em três estandes, além de um ônibus gratuito que levará 30 pessoas por dia para o festival. O primeiro, com 100 metros quadrados, terá dois andares. No primeiro andar, a marca colocará o Beco do Pancadão, inspirado no Beco do Batman. O espaço conta com trilha sonora da quebrada e artes do Opni, grupo originário da zona leste de São Paulo.
No térreo ainda terá o Paredão de Sabores, ação que combina uma parede de LED e cama elástica para que o público possa fazer vídeos e fotos, e ganhar brindes. No espaço, ainda terá uma arquibancada para descanso. No estande, a marca também promoverá o Beat do Pancadão, uma brincadeira em que o participante terá que copiar e acertar a sequência de passos transmitidos na TV que estará à sua frente. Aquele que ganhar, receberá brindes da marca.
O segundo andar, que conta com um elevador de acesso para cadeirantes, haverá a presença do grafiteiro Di Labarca. Ele personalizará shoulder bags, que serão uma das premiações da dinâmica Caça Snack, em que o participante vai ficar preso por um colete peitoral em uma plataforma no teto, sobre uma piscina de embalagens de almofada, e terá 15 segundos de caça a um dos sabores de Club Social Snack para ganhar brinde, salgadinhos ou a personalização do artista.
Com 25 metros quadrados, o segundo estande terá uma kombi personalizada da marca, onde haverá uma ativação em que o participante escolhe uma das almofadinhas, que simulam os pacotes de Club Social Snack colados na lateral do automóvel, e ganha o brinde que estiver escrito atrás dela. O último estande será um quiosque de nove metros quadrados, onde haverá uma dinâmica de colocar as mãos dentro de uma caixa surpresa e retirar o nome do brinde que vai receber. A Musicalize foi responsável pela idealização do projeto do estandes de Club Social.
Já apoiadora do Rock in Rio, no The Town, a Nissin tem um stand no espaço Factory e um quiosque na Rota 85. No primeiro, o público poderá interagir com os personagens Cupman e Ufão. Já no segundo, a marca vende seu portfólio de produtos completo. A venda também será realizada por vendedores ambulantes que circulam nos espaços do Autódromo de Interlagos. A presença da marca no festival será transmitida ao público por influenciadores nas redes sociais.
Além de exibir o portfólio e participar do momento especial dos consumidores, a Nissin visa ampliar o debate sobre sustentabilidade. Por isso, vai garantir a rasrtreabilidade e reciclagem das embalagens. Parte do material reciclado retornará à cadeia produtiva da empresa.
Outra marca da Mondelēz promoverá experiências no The Town: a Trident. O estande da marca no festival homenageará os principais pontos turísticos da cidade de São Paulo, como: Avenida Paulista, Parque Ibirapuera e Ponte Estaiada.
No espaço, a marca diponibilizará um squad com celulares, estabilizadores e ring lights, para o público produzir suas fotos. O local ainda contará com um sofá estofado com pontos de energia para recargas de celulares.
Durante os cinco dias de festival, a Trident ainda promoverá uma dinâmica de distribuição de brindes. Quando for atingido um determinado número de publicações com a #DestraveOPlay, uma buzina soará e o squad vestido com roupas de led irá interagir e distribuir os brindes para todos que estiverem na fila e ao redor do estande. Entre os brindes disponíveis estão: shoulder bags, pins e “salva celulares”.
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