Assinar

TikTok testa chatbot próprio com inteligência artificial

Buscar

TikTok testa chatbot próprio com inteligência artificial

Buscar
Publicidade
Marketing

TikTok testa chatbot próprio com inteligência artificial

'Tako' visa ajudar a facilitar o conteúdo relevante para os usuários, bem como ser uma fonte de informações adicionais


25 de maio de 2023 - 16h01

Chat viverá no Tiktok tem como objetivo facilitar a busca e contextualizar conteúdo (Kaspars Grinvalds / Shutterstock)

Por Asa Hiken, do Advertising Age

O TikTok iniciou o teste de um bot AI, semelhante ao ChatGPT, que existirá dentro de seu aplicativo e ajudará os usuários a descobrir e pesquisar conteúdo. O experimento é semelhante ao do Snap, cujo bot “My AI”, desenvolvido pelo ChatGPT, foi lançado no mês passado.

A nova ferramenta do TikTok, chamada “Tako”, está atualmente sendo testada com usuários selecionados na região das Filipinas. O Tako aparece à direita de qualquer vídeo, localizado acima de outros ícones como os botões “curtir” e “comentar”, além do perfil do usuário. Ele funciona como qualquer outra IA de texto para texto, solicitando que um usuário insira uma pergunta ou inicie uma conversa. O bot tentará responder com informações relevantes de maneira humana.

O piloto foi notado pela primeira vez pela empresa de inteligência de aplicativos Watchful e confirmado na manhã desta quinta-feira, 24, pelo TikTok em um tópico no Twitter.

A plataforma espera que Tako seja usado como um meio de facilitar o conteúdo para o espectador. Ele pode fornecer recomendações com base em solicitações específicas, como “mostre-me vídeos de gatos”, bem como o histórico de visualização de um usuário, de acordo com a Watchful. Ter acesso ao histórico do usuário pode dar a Tako uma vantagem sobre outros bots de IA, dada a força do algoritmo do TikTok.

Dito isso, o Tako não foi construído com base em nenhuma tecnologia interna de IA, mas sim em um provedor terceirizado não divulgado. Isso significa que, embora o TikTok tenha personalizado o modelo subjacente, ele não o possui como o OpenAI possui o ChatGPT. Não está claro como isso afetará a capacidade do TikTok de melhorar o Tako, continuando a treiná-lo com novos dados.

Todas as conversas entre Tako e um usuário serão analisadas pelo TikTok para fins de segurança e para aprimorar a experiência. Esse método apresenta preocupações com a privacidade, potencialmente adicionando combustível ao fogo pelo qual o TikTok já está sendo consumido, mas atualmente é uma das únicas maneiras pelas quais as plataformas de IA são capazes de monitorar abusos. Algumas ferramentas, como o ChatGPT (e por associação My AI), permitem que os usuários desativem seu histórico de bate-papo, impossibilitando que essas conversas sejam usadas em treinamentos adicionais. No entanto, eles ainda são registrados nos servidores da OpenAI e Snap por motivos de monitoramento.

O TikTok também permitirá que os usuários excluam manualmente seu histórico de bate-papo, de acordo com o TechCrunch .

Uma captura de tela feita pelo Watchful ilustra outra maneira de usar Tako: enquanto assiste a um vídeo da coroação do rei Charles, um usuário pergunta a Tako: “Qual é o significado da coroação do rei Charles III?” Essa capacidade de fornecer mais contexto aos vídeos pode ter um grande impacto não apenas na maneira como os usuários se envolvem com o conteúdo do TikTok, mas também em como a verdade e a desinformação são divulgadas na plataforma.

Separadamente, o TikTok está testando um recurso que permitirá aos usuários criar avatares no aplicativo por meio de IA generativa.

“Estamos sempre explorando novas tecnologias que agregam valor à nossa comunidade”, disse um porta-voz do TikTok ao Ad Age em um comunicado por e-mail. “Em mercados selecionados, estamos testando novas maneiras de potencializar a pesquisa e a descoberta no TikTok e esperamos aprender com nossa comunidade enquanto continuamos a criar um lugar seguro que diverte, inspira a criatividade e impulsiona a cultura.”

Publicidade

Compartilhe

Veja também