Que tipo de publicidade mais atrai os consumidores na Black Friday?
Pesquisa da Wake Creators, que ouviu 1.000 criadores de conteúdo, ainda revela as marcas mais lembradas e as melhores plataformas para anúncios na data
Que tipo de publicidade mais atrai os consumidores na Black Friday?
BuscarQue tipo de publicidade mais atrai os consumidores na Black Friday?
BuscarPesquisa da Wake Creators, que ouviu 1.000 criadores de conteúdo, ainda revela as marcas mais lembradas e as melhores plataformas para anúncios na data
Meio & Mensagem
21 de novembro de 2024 - 6h01
Pesquisa da Wake Creators revela que tipo de publicidade mais atrai os consumidores na Black Friday, de acordo com os creators. Em primeiro lugar, com 76%, aparece os descontos e promoções. Em seguida, com 48%, vem publicidade feita por influenciadores nas redes sociais.
Avaliações positivas de outros clientes também exercem um impacto relevante durante o período, influenciando 41% dos entrevistados, assim como a facilidade de pagamento, que motiva 38% dos consumidores, seguido da experiência prévia com a marca ou loja, que influencia 29% dos respondentes.
O estudo ainda mostra que durante a Black Friday, 24,3% dos entrevistados tendem a valorizar anúncios que destacam grandes descontos e promoções, enquanto os vídeos demonstrativos de produtos são os preferidos de 12,6% dos participantes, seguidos por conteúdos divertidos e criativos que colocam o preço em segundo plano, com 12,5%.
Com relação a avaliações de produtos, o levantamento, que ouviu 1.000 criadores de conteúdo cadastrados na plataforma da empresa durante o mês de julho de 2024, indica que 99,7% dos consumidores considera indispensável buscar avaliações de produtos e marcas antes de realizar uma compra.
Neste processo, os canais mais utilizados são sites de compra (65%), Instagram (58%) e ReclameAqui (55%), plataforma popular para verificar a reputação e resolução de problemas das empresas. Redes como TikTok (37%) e YouTube (30%) ganham destaque especialmente para avaliações em formato de vídeo.
Com relação aos tipos de reviews preferidos, 70% dos consumidores preferem comentários com imagens e 68% escritos, seguidas pelos vídeos (60%). No processo de decisão entre uma loja ou site, a opinião de influenciadores também é relevante para uma parcela significativa dos consumidores: 52% consideram “muito importante” e 37% a compreendem como “importante”.
De acordo com o estudo, a marca mais lembrada quando o assunto é Black Friday é Magalu, com 19%, seguida pela Amazon, com 17% e Americanas, com 8%. Casas Bahia e Samsung também foram citadas, embora em menor proporção. Além disso, os respondentes ressaltam uma preferência por ferramentas e sites de busca (74%) ao procurar produtos, seguidos por Instagram (70%) e marketplaces (45%).
Compartilhe
Veja também
Diferentes gerações identificam-se com as mesmas marcas
Pesquisa realizada pela TroianoBranding e Dezon aponta que consumidores de diferentes idades buscam os mesmos valores nas empresas
Brahma lança latas temáticas para o Carnaval do Rio 2025
Pelo segundo ano consecutivo, marca apresenta latas em homenagem as 12 escolas do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro