Nike, Omo, Coca-Cola e Samsung levam Top do Top pela terceira vez
32ª edição do Prêmio Folha Top of Mind consagrou as marcas mais lembradas pelos consumidores em mais de 80 categorias
Nike, Omo, Coca-Cola e Samsung levam Top do Top pela terceira vez
BuscarNike, Omo, Coca-Cola e Samsung levam Top do Top pela terceira vez
Buscar32ª edição do Prêmio Folha Top of Mind consagrou as marcas mais lembradas pelos consumidores em mais de 80 categorias
Lilia Cabral e Nany People apresentaram a cerimônia (Crédito: Divulgação)
Nike, Omo, Coca-Cola e Samsung são as marcas mais reconhecidas pelos brasileiros. A 32ª edição do Prêmio Folha Top of Mind divulgou a lista das marcas que primeiro surgem na memória dos consumidores. O grupo lidera há três anos a categoria Top do Top, em que as pessoas não são incentivadas a pensar em marcas de determinadas categorias.
Com o resultado, a marca Omo, da Unilever, acumulou sua trigésima vitória em trinta edições. O ranking dos maiores vencedores inclui, ainda, Coca-Cola, com 28 conquistas, além de Nike, Nestlé e Samsung, com 11, 10 e 9 prêmios, respectivamente.
Nesta edição, o Prêmio Folha Top of Mind realizou 7.701 entrevistas. Elas opiniões foram coletadas de 2 a 13 de agosto deste ano, considerando a população a partir dos 16 anos, de todos os sexos e classes sociais, em 197 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. Nesta edição, 84 categorias foram pesquisadas, sendo 16 inéditas.
São elas: Alívio de Azia e Má Digestão; Amaciante de Roupa; Aplicativo de Turismo; Atacadista; Bicicleta; Cera e Lustra Móveis; Chocolate; Coloração para os Cabelos; Conexão 5G; Fralda Descartável; Linguiça Calabresa; Máquina de Café em Cápsula; Maquininha de Pagamento; Posto de Gasolina; Sandália; e Sensibilidade dos Dentes.
A cerimônia de premiação realizada na terça-feira, 25, teve como destaque a conquista da marca sul-coreana Samsung em outras cinco categorias: Aparelho de TV, Computador e Notebook, Smartphone e Tablet, Top Confiança e Top Inovação.
A apresentação ficou a cargo da atriz Lilia Cabral e da performática Nany People. Devido a pandemia, o Top of Mind foi interrompido durante 2020, apenas retomando ao modelo presencial neste ano.
Nike e Adidas também apareceram no Top Confiança, enquanto as categorias Top Feminino e Top Masculino ficaram com Risqué e Havainas, respectivamente. No quesito meio ambiente, o Top Preservação do Meio Ambiente e o Top Sustentabilidade foram para Natura e Ypê, respectivamente.
Categorias |
Top do Top | Coca-Cola, Nike, Omo e Samsung |
Top Confiança | Adidas, Nike e Samsung |
Top Feminino | Risqué |
Top Inovação | Samsung |
Top Masculino | Havaianas |
Top Performance | Yapê |
Top Preservação do Meio Ambiente | Natura e Ypê |
Top Sustentabilidade | Natura e Ypê |
Destaques Regionais |
Destaque Região Centro-oeste | Cristal |
Destaque Região Nordeste | Pitú e Primor |
Destaque Região Norte | Havaianas |
Destaque Região Sudeste | União |
Destaque Região Sul | Melitta |
Categorias |
Alimentos |
Açúcar | União |
Adoçante | Zero-Cal |
Arroz | Tio João |
Café em Pó | Pilão |
Carne | Friboi |
Chocolate | Nestlé |
Feijão | Camil, Kicaldo e Tio João |
Iogurte Grego | Danone e Vigor |
Leite | Ninho |
Linguiça Calabresa | Sadia |
Macarrão | Adria |
Macarrão | Galo |
Margarina | Qualy |
Molho de Tomate | Elefante |
Pratos Congelados | Sadia |
Requeijão | Vigor |
Tempero Pronto | Sazón |
Bebidas |
Cachaça | 51 |
Vodka | Smirnoff |
Whisky | Johnnie Walker Red Label e White Horse |
Dia a Dia e Uso Pessoal (Saúde, Higiene e Beleza)Dia a Dia e Uso Pessoal (Saúde, Higiene e Beleza) |
Absorvente Feminino | Sempre Livre |
Alívio de Azia e Má Digestão | Eno |
Coloração para os Cabelos | Cor&Ton, Koleston e L’Oréal |
Cosméticos | Avon, Natura e O Boticário |
Cuidados para o Bebê | Johnson & Johnson |
Esmalte de Unha | Risqué |
Fralda Descartável | Pampers |
Medicamento Genérico | EMS e Medley |
Pasta de Dente | Colgate |
Plano de Saúde | Unimed |
Protetor Solar | Sundown |
Sensibilidade dos Dentes | Colgate |
Produtos para Casa |
Amaciante de Roupa | Comfort |
Cera e Lustra Móveis | Óleo de Peroba e Poliflor |
Chuveiro Elétrico | Lorenzetti |
Cola Instantânea | Super Bonder |
Detergente | Ypê |
Faca para Churrasco | Tramontina |
Fritadeira | Britânia, Mondial e Tramontina |
Geladeira | Consul |
Máquina de Café em Cápsula | 3corações |
Máquina de Lavar Roupas | Brastemp |
Cera e Lustra Móveis | Tramontina |
Sandália | Havaianas |
Tinta de Parede | Suvinil |
Turismo e Transporte |
Agência de Viagem | CVC |
Aplicativo de Turismo | CVC, Uber e 123milhas |
Bicicleta | Caloi |
Caminhão | Mercedes-Benz |
Carro | Volkswagen |
Companhia Aérea | Gol |
Moto | Honda |
Óleo Lubrificante | Lubrax |
Pneu | Pirelli |
Posto de Gasolina | Ipiranga, Petrobras BR e Shell |
Tecnologia e Comunicação |
Aparelho de TV | Samsung |
Computador e Notebook | Samsung |
Conexão 5G | Claro e Vivo |
Operadora de Internet de Banda Larga | Vivo |
Operadora de Telefone Celular | Vivo |
Operadora de TV por Assinatura | Sky |
Smartphone e Tablet | Samsung |
Finanças e Varejo |
Atacadista | Assaí e Atacadão |
Banco | Banco do Brasil |
Cartão de Crédito | Visa |
Loja de Móveis e Eletrodomésticos | Casas Bahia |
Maquininha de Pagamento | Cielo e Pagseguro |
Poupança | Caixa Econômica Federal |
Seguro | Bradesco Seguros e Porto |
Site de Compras | Mercado Livre |
Supermercado | Assaí, Atacadão, Carrefour e Extra |
Compartilhe
Veja também
Bioderma cria versão de produto em parceria com Victoria Beckham
Para celebrar os 30 anos de Sensibio H2O, marca do grupo Naos se une à empresária e estilista inglesa em lançamento global
Com Unilever e Carrefour, ID_BR lança Prêmio Sim à Igualdade Racial 2025
Além da Unilever e Carrefour, edição do prêmio também conta com Assaí Atacadista, 3M, Aegeo, Novelis e realização do Ministério da Cultura