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Marketing

Toshiba está de volta como marca de TVs

Retorno, desde que houve rompimento com a Semp, ocorre pelas mãos da Multilaser e Hisense, que pretendem vender um milhão de aparelhos até 2026


20 de maio de 2021 - 19h39

Cinco anos após ter saído de cena do mercado local de televisores e telas, quando a parceria de 40 anos com a Semp foi desfeita, em 2016, a Toshiba retorna ao mercado local. Agora, no entanto, a parceria é entre a brasileira Multilaser, que tem acordo com a Toshiba desde 2018, e a chinesa Hisense. Os aparelhos serão produzidos nas fábricas da Multilaser em Manaus (AM) e Extrema (MG), e ambas serão responsáveis pela distribuição e vendas das linhas de produtos.

Os primeiros aparelhos a serem comercializados aqui são o 4K Ultra HD Quantum Dot de 55 e 65 polegadas, com sistema Alexa integrado. Ao longo do ano virão modelos K combate, HD e Full HD, com sistema operacional VIDAA e processador Quadcore. O segmento 4K já responde por 60% do faturamento do mercado de TVs hoje no País.

Vincent Zhou, gerente geral da Hisense no Brasil, afirma que é possível que a parceria possa ser ampliada, posteriormente, para outras categorias. “A marca sempre foi sinônimo de qualidade no mundo todo e ainda está na lembrança do público, acreditamos que com um bom trabalho, vamos atingir diversas modalidades de clientes”, avaliou, por sua vez, André Poroger, vice-presidente de produtos da Multilaser, em comunicado.

Quem detalhou esse retorno, num evento à imprensa na noite desta quinta-feira, 20, no entanto foi Thiago Liberato, especialista produtos telas da Multilaser. Ele confirmou que a meta da companhia é vender um milhão de TVs até 2026 e talvez até superar esse número. “Nosso concorrente é a Samsung. Vamos trabalhar numa pista abaixo deles, em termos de preço, com algo entre 5% e 10% abaixo do valor praticado”, contou ao ser questionado pelo M&M sobre o posicionamento da Toshiba agora em relação ao concorrentes. Não detalhou, por enquanto, a estratégia de marketing para divulgar esse retorno. Por ora, essa comunicação está restrita às redes sociais. Mas o objetivo, diz, é trazer de volta a força da marca Toshiba no segmento.

Recentemente, a Britânia – reconhecida pelos eletrodomésticos – também anunciou sua entrada no segmento de TVs. A marca, que completou 65 anos de mercado e anunciou Ivete Sangalo como embaixadora, lançou aparelhos de 32 polegadas HD, 42 polegadas Full HD e 50 e 55 polegadas 4K. Com preços variando entre R$ 1.400 e R$ 3.400, eles já vêm com os apps Netflix, PrimeVideo, YouTube e GloboPlay, assim como a função Mídia Cast, para transferir áudio e vídeo entre smartphones e tablets e a TV.

Tanto os aparelhos da Britânia quanto os da Toshiba também fazem espelhamento de celulares, algo que os consumidores demandam já há algum tempo.

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