Trabalho: apenas 32% das pessoas consideram sua remuneração justa
Levantamento do Gartner aponta que a falta de confiança na organização interfere na percepção acerca do salário recebido
Trabalho: apenas 32% das pessoas consideram sua remuneração justa
BuscarTrabalho: apenas 32% das pessoas consideram sua remuneração justa
BuscarLevantamento do Gartner aponta que a falta de confiança na organização interfere na percepção acerca do salário recebido
Meio & Mensagem
6 de janeiro de 2023 - 6h00
A questão da remuneração ainda está longe de ser satisfatória para boa parte dos colaboradores das empresas. Um levantamento realizado pelo Gartner, empresa de pesquisa e aconselhamento corporativo, aponta que somente 32% dos funcionários consideram receber um salário justo por seu trabalho.
O estudo foi construído a partir de uma amostragem de 3.523 colaboradores e 104 líderes de recursos humanos de todo o mundo.
Segundo o levantamento, entre as pessoas que consideram seu salário injusto, 15% têm intenção menor de se manter no emprego atual. Além disso, 13% dos trabalhadores que se sentem com remuneração injusta são menos engajados em suas atividades, em comparação com aqueles que estão satisfeitos com o salário.
O Gartner aponta que, diante dessa constatação, muitas empresas vêm procurando tomar medidas para eliminar as disparidades salariais ainda existentes em seus quadros de funcionários.
Segundo a pesquisa, 84% das empresas vêm conduzindo auditorias para padronizar os salários de sua equipe. A empresa ressalta, no entanto, que ainda há muito a ser para eliminar desigualdades.
A companhia responsável pela pesquisa destaca que a percepção dos colaboradores a respeito da equidade salarial não está atrelada essencialmente à remuneração, mas na confiança organizacional. “Quando as pessoas não confiam em seus empregadores, elas não acreditam que sua remuneração é justa ou equitativa”, declarou, em nota Tony Guadagni, diretor sênior do Gartner Prática de RH.
Compartilhe
Veja também
Experiências em comunidades: a estratégia da Sephora no Brasil
Com investimento em eventos próprios e ampliação das oportunidades em lojas físicas, executivos contam a estratégia da marca no Brasil
Como a Shopee está expandindo negócios em retail media
Marketplace lança opções de mídia para não vendedores a fim de oferecer mais valor para as marcas e enriquecer a experiência do consumidor na plataforma