Três motivos para ter embaixadores da marca
Entenda por que 60 milhões de pessoas utilizam as redes sociais para falar sobre o local de trabalho
Entenda por que 60 milhões de pessoas utilizam as redes sociais para falar sobre o local de trabalho
Meio & Mensagem
14 de novembro de 2014 - 1h21
(*) Por Dave Hawley, para o Advertising Age
Funcionários estão falando sobre sua marca nas redes sociais – aliás, 50% deles postam mensagens, fotos ou vídeos sobre as empresas em que trabalham. Nos Estados Unidos, são quase 120 milhões de trabalhadores integrais, o que significa que 60 milhões fazem comentários relacionados ao seu local de trabalho na mídia social.
A boa notícia é que as mensagens são, na maioria das vezes, positivas. A má notícia é que boa parte desse engajamento acontece sem que você perceba. Muitos funcionários compartilham informações sobre a empresa sem filtros e sem seguir uma cartilha do que seria ou não adequado colocar em rede.
O fundamental é entender por que funcionários promoveriam suas empresas. O que ganham com isso? Como fazer com que isso seja algo natural para eles? Como você pode motivá-los a fazê-lo da maneira certa?
Em primeiro lugar, eles precisam entender o que a companhia defende. Todo mundo, principalmente os millennials, que representarão 75% da força de trabalho em 2025, quer estar satisfeito com seu emprego e fazer alguma diferença no mundo.
O sentimento de realização é impossível se você não entende a missão da empresa e por que seu trabalho é importante.
Quando é concedido aos funcionários o poder de falar sobre a empresa nas redes sociais, eles constroem esse entendimento. Quando compartilham conteúdo da companhia, compreendem o propósito de seu trabalho. A partir daí, existem três fatores a serem considerados para impulsionar essa atitude em sua equipe:
1. Orgulho
Segundo a Gallup, norte-americanos passam 47 horas da semana trabalhando. Eles querem que amigos e familiares saibam que seu trabalho é árduo e importante.
É por isso que as pessoas gostam de compartilhar iniciativas corporativas no âmbito social, como voluntariado, ações em prol do meio-ambiente e doações. Até vídeos de funcionários trabalhando em sua última iniciativa ou um depoimento sobre uma empresa usando seu produto pode despertar sensações de dignidade e gratificação.
2. Reconhecimento
Quando o conteúdo social reconhece funcionários como indivíduo e equipe, eles vão querer espalhar a notícia na mídia social.
As relações sociais dentro da empresa são valiosas para as pessoas, e é por isso que o reconhecimento importa. Isso pode significar também o reconhecimento por parte de gerentes e executivos.
Quando executivos retuítam comentários de funcionários ou divulgam no Facebook sobre uma conquista da equipe, os funcionários se sentem apreciados. O reconhecimento ajuda a lembrar que são a voz da companhia.
3. Avanços
Se um funcionário ajuda a expandir awareness, leads, compras, novas contratações e parcerias por meio de sua atividade nas redes sociais, esse não é um sinal de um futuro líder inovador? Por que não olhar para a social media para encontrar líderes em potencial?
As redes sociais são somente um meio de comunicação, e quando a equipe comanda essa arena, mostra seu potencial para liderar outros. As empresas que encararem a mídia social como terreno de preparação para desenvolvimento profissional, estimularão funcionários a atingir todo seu potencial.
Reconhecer pessoas com oportunidades de treinamento, convidando –as para almoços com executivos, por exemplo, mostra que o funcionário é valorizado. Recompensar pessoas por serem pontes e embaixadores faz todo o sentido para os negócios.
Quando você passar a estimular esses embaixadores nas redes sociais, eles desejarão ser treinados. A social media é a arena onde indivíduos podem, por meio de sua própria voz, ganhar destaque em uma escala enorme. Como empregador, não há melhor forma para identificar quem realmente representa sua marca para consumidores, parceiros, candidatos e imprensa. Dê poder aos embaixadores, ajude-os a descobrir significados mais profundos e oportunidades no trabalho e eles darão poder à sua marca.
Dave Hawley é vice-presidente de marketing da Social Chorus
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