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TV aberta é a preferência dos brasileiros para acompanhar esportes

Estudo realizado pela MindMiners revela que 65% do público prefere acompanhar modalidades esportivas pela TV, enquanto as redes sociais são a prioridade para 48%


26 de setembro de 2024 - 7h00

TV aberta ainda é a preferência da maior parte do público para assistir esportes (Crédito: Gorodenkoff / Shutterstock)

TV aberta ainda é a preferência da maior parte do público para assistir esportes (Crédito: Gorodenkoff / Shutterstock)

O estudo Faces do Esporte, realizado pela MindMiners com 1400 respondentes, apontou que o esporte é regularmente assistido por 67% das pessoas. Dentre essas, 65% preferem a TV aberta como meio de comunicação favorito para consumir esse tipo de conteúdo.

No entanto, no recorte por idade, 56% dos respondentes da Geração Z utilizam mais as redes sociais para acompanhar conteúdo esportivo, enquanto 54% deles recorrem à televisão.

Num contexto geral, as redes sociais são a segunda plataforma favorita do público, com um índice de 48% das respostas.

Nesse segmento, o YouTube é o principal player, com 73% das escolhas, seguido por Instagram (59%) e Facebook (34%). A TV fechada (38%), streaming (31) e sites e portais (28%) também foram citados pelos entrevistados.

Dentre os campeonatos, a Copa do Mundo é o evento esportivo favorito de 60% dos respondentes. Já os jogos Olímpicos foram a escolha de 60% das pessoas. Neste caso, as mulheres se destacaram como as mais interessadas, atingindo um índice de 68% contra 33% entre os homens. O futebol domina as escolhas seguintes com Copa do Brasil (43%), Brasileirão e Libertadores (empatados com 41%).

Entre os fãs de esporte, a pesquisa indica um crescimento no interesse sobre futebol feminino. 62% das pessoas afirmam assistir aos jogos dos campeonatos femininos.

Engajamento nos esportes

Além de serem usadas para acompanhar conteúdo direcionado ao segmento esportivo, as redes também são uma forma de os fãs se aproximarem dos atletas. O Instagram é a rede favorita de 83% dos respondentes. Youtube (36%), Facebook (34%), TikTok (22%) e X (20%) também são citados.

Esses canais são utilizados por 52% das pessoas para acompanhar bastidores, 45% acompanhar estilo de vida dos eventos e 38% para conhecer a rotina de treinamento.

As marcas aproveitam esses meios para se aproximar dos consumidores. Mais de 60% dos entrevistados afirmam prestar atenção nas marcas que patrocinam eventos e campeonatos esportivos, enquanto 58% dizem valorizar marcas que investem nesse tipo de patrocínio.

Além disso, 68% dos respondentes afirmam comprar produtos esportivos, sendo Nike e Adidas, com 49% das citações cada, as marcas favoritas.

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