Uber passa a oferecer Uber Moto em São Paulo e no Rio
Nova modalidade de transporte foi anunciada nesta quinta-feira, 5, mas Prefeituras das duas capitais pediram a suspensão da oferta alegando falta de regulamentação
Uber passa a oferecer Uber Moto em São Paulo e no Rio
BuscarUber passa a oferecer Uber Moto em São Paulo e no Rio
BuscarNova modalidade de transporte foi anunciada nesta quinta-feira, 5, mas Prefeituras das duas capitais pediram a suspensão da oferta alegando falta de regulamentação
Meio & Mensagem
5 de janeiro de 2023 - 11h42
Atualizada às 17h36
A Uber passa a oferecer o serviço de transporte via motocicletas em São Paulo e no Rio de Janeiro. A partir desta quinta-feira, 5, já é possível pedir a modalidade Uber Moto pelo aplicativo.
Logo após a empresa ter anunciado o novo serviço, contudo, a Prefeitura de São Paulo determinou a suspensão imediata do Uber Moto, alegando que o serviço não havia sido regulamento pela administração municipal e que não havia sido informada, pela Uber, do lançamento da modalidade. A Prefeitura do Rio de Janeiro também estaria alegando a mesma falta de regulamentação para pedir a suspensão do serviço e, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, declarou que não permitiria a continuidade da oferta.
Em comunicado enviado a respeito da decisão da Prefeitura de São Paulo, a Uber diz que “embora a chegada da modalidade seja uma novidade no município, o uso de motocicletas para viagem com passageiros é uma realidade nas cidades brasileiras há bastante tempo” e que “as viagens de Uber Moto ocorrem principalmente para complementar os deslocamentos dos usuários da plataforma e promover a conexão com modais de transporte como terminais de ônibus e estações de trem e metrô.”
“Na modalidade Moto, parceiros do aplicativo realizam transporte privado individual em motocicletas, atividade prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012) e distinta de categorias de transporte público individual em motocicletas, como o mototáxi. A norma federal que regulamenta o transporte individual privado de passageiros – e que estabelece os limites para a regulamentação pelos municípios – não faz distinção quanto ao tipo de veículo. É comum que a atividade seja desempenhada com automóveis, mas isso não significa que este seja o único modal permitido.”, diz a Uber.
A empresa já oferece o serviço de transporte por motos desde 2020, mas ainda não havia disponibilizado a modalidade nas duas maiores cidades brasileiras. Até o momento, já são mais de 160 municípios no País que contam com o Uber Moto.
Em nota, a diretora de marketing da Uber Brasil, Luciana Ceccato, declarou a que, antes de desembarcar nas duas maiores cidades brasileiras, a empresa passou mais de dois anos estudando o uso do produto em diversos lugares e avaliando o comportamento dos usuários.
“O que percebemos é que, além dos deslocamentos rotineiros, existe um uso constante de chegada e partida de estações e terminais de ônibus, trens e metrô, comprovando que esse é um produto que também complementa o deslocamento de usuários que utilizam a malha pública de transportes”, declarou a diretora de marketing, em nota.
A Uber afirmou, ao anunciar o serviço, que o preço do Uber Moto será mais barato do que o UberX, a modalidade de automóveis mais acessível oferecida pela plataforma.
A empresa diz que a nova modalidade de transporte seguirá as mesmas normas de segurança das demais e orienta que os usuários façam uso do próprio capacete para o transporte. Caso utilizem capacetes extras, oferecidos pelos motoristas, a orientação é de que as peças sejam higienizadas e utilizadas com toucas higiênicas.
Compartilhe
Veja também
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos
Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1
Cross Networking trabalha expansão da marca Nº1 e amplia trabalho na gestão de marca e parcerias de artistas