Ucranianos pregam boicote a Coca-Cola
Marca postou mapa incluindo como território russo a Crimeia, região que é alvo de disputa entre os países vizinhos
Marca postou mapa incluindo como território russo a Crimeia, região que é alvo de disputa entre os países vizinhos
Meio & Mensagem
7 de janeiro de 2016 - 10h40
O que era para ser uma ação de marketing da Coca-Cola para celebrar o Ano Novo acabou se tornando uma questão diplomática envolvendo Estados Unidos, Rússia e Ucrânia.
Tudo começou quando a marca mais famosa de refrigerantes do mundo postou em uma rede social russa um mapa do país que não incluía a Crimeia. A região é alvo de disputa entre a Ucrânia e a Rússia, que anexou o território aos seus domínios em 2014.
A questão, no entanto, nunca teve um desfecho consensual. A União Europeia e os Estados Unidos, por exemplo, continuam reconhecendo a região da Crimeia como parte da Ucrânia.
Após ser criticada por internautas russos, no começo desta semana a Coca-Cola atualizou o mapa publicado. Além de incluir a Crimeia como parte da Rússia, o novo post pedia desculpas pela situação criada e afirmava que o mapa havia sido corrigido.
Foi a vez, então, dos ucranianos iniciarem uma campanha contra a empresa norte-americana na internet.
Em protesto, consumidores, advogados e até políticos influentes passaram a usar a hashtag #BanCocaCola nas redes sociais para incentivar um boicote contra os produtos da Coca-Cola na Ucrânia.
A embaixada ucraniana em Washington registrou seu desconforto com a situação junto ao governo americano, lembrando que os Estados Unidos condenaram publicamente a anexação da Crimeia pela Rússia.
Nessa quarta-feira 6, em meio ao fogo cruzado, a empresa decidiu apagar definitivamente o polêmico post.
Um porta-voz da Coca-Cola afirmou que o mapa original foi modificado posteriormente por sua agência de publicidade local, sem autorização da empresa. Acrescentou, ainda, que a companhia não assume posições políticas envolvendo questões que não tenham relação direta com seus negócios.
Novo foco
O embaixador da Ucrânia na Finlândia, Andrii Olefirov aproveitou o momento para ressaltar que a grande concorrente da Coca-Cola, a PepsiCo, também exibia em seu site russo um mapa que incluía a Crimeia dentro do território da Rússia.
Compartilhe
Veja também
Banco do Brasil recria faces de personalidades negras
Instituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto
São Silvestre atrai marcas para 2024 e já prepara a 100ª edição
Tradicional corrida de rua bate recorde de participação de marcas neste ano e já prepara as celebrações dos 100 anos, que serão celebrados em 2025