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Ucranianos pregam boicote a Coca-Cola

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Marketing

Ucranianos pregam boicote a Coca-Cola

Marca postou mapa incluindo como território russo a Crimeia, região que é alvo de disputa entre os países vizinhos


7 de janeiro de 2016 - 10h40

O que era para ser uma ação de marketing da Coca-Cola para celebrar o Ano Novo acabou se tornando uma questão diplomática envolvendo Estados Unidos, Rússia e Ucrânia.

Tudo começou quando a marca mais famosa de refrigerantes do mundo postou em uma rede social russa um mapa do país que não incluía a Crimeia. A região é alvo de disputa entre a Ucrânia e a Rússia, que anexou o território aos seus domínios em 2014.

A questão, no entanto, nunca teve um desfecho consensual. A União Europeia e os Estados Unidos, por exemplo, continuam reconhecendo a região da Crimeia como parte da Ucrânia.

Após ser criticada por internautas russos, no começo desta semana a Coca-Cola atualizou o mapa publicado. Além de incluir a Crimeia como parte da Rússia, o novo post pedia desculpas pela situação criada e afirmava que o mapa havia sido corrigido.

Foi a vez, então, dos ucranianos iniciarem uma campanha contra a empresa norte-americana na internet.

Em protesto, consumidores, advogados e até políticos influentes passaram a usar a hashtag #BanCocaCola nas redes sociais para incentivar um boicote contra os produtos da Coca-Cola na Ucrânia.

A embaixada ucraniana em Washington registrou seu desconforto com a situação junto ao governo americano, lembrando que os Estados Unidos condenaram publicamente a anexação da Crimeia pela Rússia.

Nessa quarta-feira 6, em meio ao fogo cruzado, a empresa decidiu apagar definitivamente o polêmico post.

Um porta-voz da Coca-Cola afirmou que o mapa original foi modificado posteriormente por sua agência de publicidade local, sem autorização da empresa. Acrescentou, ainda, que a companhia não assume posições políticas envolvendo questões que não tenham relação direta com seus negócios.

Novo foco
O embaixador da Ucrânia na Finlândia, Andrii Olefirov aproveitou o momento para ressaltar que a grande concorrente da Coca-Cola, a PepsiCo, também exibia em seu site russo um mapa que incluía a Crimeia dentro do território da Rússia.  

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