Unilever lança iniciativa global por mudanças positivas
O movimento Beleza Positiva, que vai eliminar o uso do termo "normal" de produtos, tem como foco quebrar padrões de beleza e melhorar questões como inclusão e sustentabilidade
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Giovana Oréfice
9 de março de 2021 - 19h10
Uma das discussões mais recorrentes dos últimos tempos é a imposição de padrões de beleza pela sociedade, impulsionada pelas redes sociais. Pesquisa realizada pela Unilever com 10 mil pessoas em nove países – Brasil, China, Índia, Indonésia, Nigéria, Arábia Saudita, África do Sul, Reino Unido e EUA – revelou que fotos editadas, figuras de influência que não aparentam ser autênticas e reais, além da pressão para a compra de produtos “antienvelhecimento”, são os principais fatores de interferência na autoestima de consumidores. Visando reverter o cenário e dizer “não” aos estereótipos, a empresa anunciou hoje (9) o movimento Beleza Positiva.
A iniciativa global surge como uma nova estratégia de posicionamento da Unilever para a categoria de beleza, higiene e cuidados pessoais. Através de ações focadas em prol da saúde, bem-estar, inclusão e equidade de gênero, a companhia pretende impactar um bilhão de pessoas por ano até 2030.
De acordo com a Unilever, a principal frente do movimento será a retirada do termo “normal” das embalagens e de propagandas dos produtos de diversas marcas. O levantamento feito pela empresa mostrou que o uso da palavra para descrever tipos de cabelo ou pele faz com que 56% dos entrevistados se sintam excluídos dos padrões, alegando que o termo contribui para a percepção negativa da auto aceitação. O percentual sobe para 80% entre os mais jovens, de 18 a 35 anos.
“Sabemos, é claro, que remover o ‘normal’ por si só não resolverá o problema, mas acreditamos ser esse um primeiro passo importante dentre muitos outros que virão em direção a um conceito mais inclusivo de beleza, livre de estereótipos. Ao adotar a visão da Beleza Positiva em nossos negócios, queremos fazer o bem tanto às pessoas quanto ao planeta”, diz Sunny Jain, presidente da Unilever na categoria de beleza e cuidados pessoais. Segundo ela, o crescimento da consciência em relação às consequências dos padrões impostos, e a influência disso no modo de pensar e agir das pessoas, proporciona à Unilever e suas marcas a oportunidade de gerar grande impacto na sociedade.
Além dos esforços para gerar impactos positivos na conscientização contra os ideais de beleza contemporâneos, a empresa pretende também atuar na ampliação dos impactos positivos no meio ambiente. O movimento inclui a colaboração para a proteção e regeneração de 1,5 milhão de hectares de terras, florestas e oceanos e o apoio à proibição mundial de testes em animais até o final da década.
A inovação e a tecnologia serão os aliados da Unilever para impulsionar as mudanças a favor da sustentabilidade. Marcas da categoria de beleza e bem-estar, como Dove, Lux, Seda e Love Beauty and Planet, passarão por modificações nas fórmulas e embalagens, a fim de levarem ingredientes mais naturais e biodegradáveis e reduzir o uso de plástico.
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