Como o varejo se prepara para a Black Friday de 2023?
Varejistas apostam em antecipação de ofertas e reforço de estratégias de omnicanalidade e logística para a Black Friday 2023
Como o varejo se prepara para a Black Friday de 2023?
BuscarComo o varejo se prepara para a Black Friday de 2023?
BuscarVarejistas apostam em antecipação de ofertas e reforço de estratégias de omnicanalidade e logística para a Black Friday 2023
Giovana Oréfice
13 de outubro de 2023 - 10h58
No ano passado, a Black Friday dividiu o final do segundo semestre com as eleições e a Copa do Mundo. Apesar de expectativas altas, o evento registrou uma uma queda de 14% no comércio eletrônico quando comparado com o ano anterior.
Já para a Black Friday 2023, o cenário é de otimismo. Um levantamento realizado pela Mfield mostra que a intenção de compra cresce 32% para a data neste ano, que acontece em 24 de novembro. O dado é uma sinalização positiva para o segmento: 55% dos varejistas acreditam na melhora nas vendas deste ano e apostam em promoções para motivar o brasileiro a comprar. O mesmo estudo indica que 32,8% dos consumidores começam a comparar preços um mês antes do evento, contra apenas 25,1% pesquisam em cima da hora.
Entre as estratégias de preparação, está a antecipação de descontos ao longo do mês. O Magalu utilizou o mecanismo em 2022 e aposta na tendência para este e os próximos anos, conforme indica Felipe Cohen, diretor de operações de marketplace do Magalu. Na última edição da data comercial, o e-commerce do Magalu registrou crescimento de venda comparado ao mesmo período do ano anterior. Ao mesmo tempo, ganhou marketshare e participação de 72% sobre a venda total da companhia.
A Casas Bahia também adotou a prática para unir a Copa do Mundo com o período de compras. Isso garantiu que os consumidores comprassem a TV para assistir aos jogos, pudessem recebê-las antes do início dos jogos. “A venda de aparelhos de TV, que fazem parte da nossa categoria core, foi o carro-chefe. Nossas categorias core, inclusive, voltam a ser nossa aposta para 2023”, diz Vivian Zwir, diretora de marketing do Grupo Casas Bahia.
Em setembro, o Grupo abandonou o nome Via para voltar às origens. A retomada do slogan “Dedicação Total a Você” segue com a missão de fidelizar o consumidor de Casas Bahia, aliado à proposta de fortalecer a venda de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis para trazer consistência em uma categoria em que tem histórico de liderança.
Com a dificuldade do crédito e a alta da taxa Selic, é possível que o consumidor busque garantir os melhores preços e facilidade no pagamento. “Esperamos que o brasileiro explore muito mais as formas de pagamento do que antes. Essa será uma Black Friday marcada pela forte presença do PIX e do crediário”, declara a diretora de marketing do Grupo Casas Bahia, que aposta em facilitar o acesso de brasileiros a bens de consumo de alto valor agregado.
Nos últimos anos, a chamada Guerra dos Fretes se intensificou. Varejistas vêm direcionado esforços para logística a fim de melhor atender o consumidor no menor tempo possível. No final de agosto, o Mercado Livre anunciou novos centros de distribuição no Rio de Janeiro e outro em Recife, este a ser entregue em 2024. A expansão permitirá entregas no mesmo dia em áreas metropolitanas e mais rapidez de frete em cidades próximas.
Para a Black Friday 2023, a Casas Bahia conta com o investimento em logística feito nos últimos anos. A varejista reorganizou seus 29 centros de distribuição para lidar com a demanda do e-commerce, sobretudo leves, com as aquisições das logtechs ASAPLog e CNT. Dessa forma, conta hoje com uma rede de mais de 300 mil entregadores na última milha.
“A malha própria realiza mais de 64% de todas entregas da rede, sendo 43% realizadas em até 24hs”, explica Vivian. “Contamos com mais de 1.000 lojas — Casas Bahia e Ponto — que funcionam como mini-hubs de entrega, de onde os produtos saem direto para o endereço do destinatário. Também será possível retirar as mercadorias adquiridas online, pessoalmente, na loja, horas após a compra, por meio do Retira Rápido”, complementa.
“Antecipar as ofertas e diluir a Black Friday ao longo do mês se torna um fator importante também por causa disso, pois reduz os gargalos logísticos”, retoma Felipe Cohen, do Magalu. A companhia apostará na vantagem competitiva de operar grande parte de sua logística, por meio das transportadoras GFL, SODE e Malha Luíza.
Ainda que o e-commerce tenha tido uma relevância crescente nos últimos anos, é preciso ter um olhar atento para os pontos de venda físicos. Apesar disso, a tecnologia pode estar presente em ambos os momentos de compra.
A inteligência artificial desempenha papel fundamental para o Magalu, conforme indica o Diretor de Operações de Marketplace do Magalu. Todos os cálculos de volume de produtos é feito loja a loja, de acordo com o perfil do cliente. “Uma loja em Vitória da Conquista é muito diferente de uma loja em Uruguaiana e nossos algoritmos usam dados e diversas variáveis para definir os produtos e as quantidades certas que devem ir para cada uma dessas lojas”, detalha.
A multiplicidade de canais se mostra como uma tendência contínua para melhorar a experiência dos clientes na Black Friday 2023. Hoje, apenas 40% dos consumidores da Casas Bahia optam pelo atendimento humano, pois consideram o autoatendimento mais fluido, prático e simples. Ademais, o “Me Chama no Zap” continuará colocando mais de 15 mil vendedores das lojas físicas à disposição no WhatsApp para conversar sobre os produtos e auxiliar em todo processo de compra.
Compartilhe
Veja também
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos