Varejo de vinhos ganha novos players
Pão de Açúcar lança Pão de Açúcar Adega, com loja física e e-commerce, e o portal Vinhos Mais quer simplificar e elevar o consumo da bebida
Pão de Açúcar lança Pão de Açúcar Adega, com loja física e e-commerce, e o portal Vinhos Mais quer simplificar e elevar o consumo da bebida
Roseani Rocha
14 de dezembro de 2018 - 17h42
Nesta quinta-feira, 13, o Pão de Açúcar inaugurou uma loja física, na Rua Augusta, nos Jardins, em São Paulo, e um e-commerce exclusivos para vinhos (e algumas bebidas destiladas), o Pão de Açúcar Adega. Também começou a operar o e-commerce Vinho Mais, dos sócios, Daniela Graicar, Leonardo da Fonseca, Rodrigo Bertin e William Arjona.
No primeiro caso, a inspiração para o investimento foi um projeto do Grupo Casino, na Colômbia, o Cava 95, especializado em queijos e vinhos. Depois de um dos diretores do grupo no Brasil visitar o espaço, em maio, trouxe a ideia para cá – mas focada em vinhos, principalmente, e alguns destilados. Em julho, o projeto foi aprovado. “Desde então, temos trabalhado a todo vapor para inaugurar, com muitas equipes envolvidas. É uma marca que já nasce multicanal, com o e-commerce, um app e a loja física”, afirma Ana Paula Turco, gerente de marketing de formatos especiais, postos e drogarias, do Pão de Açúcar.
O programa de assinaturas Viva Vinhos será integrado ao Pão de Açúcar Adega (por questões estratégicas, a rede não informa o número de clientes no programa) e a loja física tem quatro funcionários especialmente treinados por Carlos Cabral, enófilo exclusivo da rede. A oferta na loja física será de 1,4 mil rótulos e no e-commerce, que atende todo o Brasil, mesmo cidades onde não há loja do Pão de Açúcar, de 1,9 mil. “Não esperamos canibalização, porque são diferentes. Adega é uma plataforma especializada em vinhos e bebidas, com sortimento diferenciado, tem rótulos que não são comercializados na rede varejista e mesmo no Pão de Açúcar. São rótulos exclusivos, de importadoras. É um olhar de loja especializada mesmo”, afirma Ana Paula.
No Pão de Açúcar Adega, no qual foram investidos R$ 2 milhões, serão vendidos também acessórios para os amantes dos vinhos, inclusive conjuntos da renomada marca Riedel. Para a cidade de São Paulo, as entregas da loja online ocorrem em até quatro horas. Já a loja física terá espaço para workshops e eventos. A agenda da semana que vem, por exemplo, já está lotada e um dos destaques é uma degustação de gin. A loja também receberá a visita de enólogos das marcas. Para a inauguração, e até o fim de janeiro, os clientes poderão contar com um carro elétrico da BMW para fazer suas entregas ou mesmo receber uma carona para casa (a marca tem parceria com o Pão de Açúcar desde 2016, com a instalação de carregadores de veículos elétricos em algumas das lojas da rede de supermercados).
A arquitetura do Pão de Açúcar Adega segue um padrão diferente da bandeira Pão de Açúcar, onde predomina a cor verde. Criada pela área de Inovação e Conceito do GPA, usa as cores vinho e amarela, que também são aplicadas na identidade visual do site e nas peças de comunicação da marca, sob responsabilidade da BETC.
O Pão de Açúcar pretende fechar o ano com venda de 12 milhões de garrafas de vinhos em toda a rede (representando 4% no faturamento total da rede em todos os formatos).
Informação para mudar hábitos
O Vinho Mais já é uma plataforma onde, segundo Daniela Graicar, o e-commerce de vinhos é apenas uma das entregas. “Oferecemos uma plataforma de experiências ligadas ao vinho, como viagens, degustações, cursos, assinatura surpresa e enoexperiências, além de lives frequentes nas redes sociais e conteúdo diário”, afirma.
Com o slogan “Vinho do seu jeito”, o objetivo é mostrar que vinhos não são apenas tintos e para ocasiões formais, como jantares. “A partir do momento que compartilhamos curiosidades do mundo do vinho, vemos como as pessoas ganham gosto pela bebida e aprendem a saborear de verdade”, acrescenta Daniela, que também conta que uma das iniciativas é dar um curso online gratuito sobre a bebida para quem fizer a primeira compra no site.
Somando todas as entregas da Vinho Mais, na qual foram investidos R$ 2,5 milhões, os sócios esperam superar R$ 6,5 milhões de faturamento em 2019 e chegar a R$ 10 milhões, em 2020, ano em que a empresa também pretende ter contribuído para dobrar a média atual de dois para quatro litros no Brasil.
Embora afirme ter preços competitivos, o ponto central para elevar esse consumo, analisa Daniela, é informação. Um time de 18 pessoas tem se dedicado a branding, posicionamento da marca, design, campanhas digitais e com influenciadores, performance e gestão de lead, e inbound marketing.
Daniela foi editora das revistas Divino e Divino Sabores e hoje atua na empresa de relações públicas Pros; Leonardo Fonseca é sócio de uma importadora de vinhos focada em b2b; William Arjona é especialista em mercado digital; e Rodrigo Bertin é sommelier da Vinho Mais, tendo experiência de um negócio da família, a Adega Maison Bertin, que atua há 60 anos na distribuição de bebidas.
Também esta semana, outro grande e-commerce de vinhos, o Evino, anunciou parceria com a Oracle, com investimentos em machine learning e chatbots para acelerar a transformação digital da companhia, além do uso de uma solução de CRM.
Com a concorrência crescente no comércio eletrônico da categoria, o objetivo é trabalhar o conceito de vendas rápidas, com um processo ágil fim a fim. Isso implica em acessar informações das promoções e produtos e sistema de logística, garantindo precisão nas entregas. Em comunicado, Ari Gorenstein, co-CEO da Evino, afirmou que o número de clientes aumentou de 35% a 40% a partir do momento que as soluções da Oracle passaram a permitir melhor compreensão do comportamento do comprador de vinhos.
A Evino também aumentou a integração entre seus canais de comunicação com esse cliente, cada vez mais informado e exigente, por meio da solução Customer Experience, da Oracle, dedicada a direcionar campanhas e promoções segmentadas em tempo real com maior assertividade.
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