Varejo reve previsao de vendas para Natal
Fecomércio anuncia queda de 3,5% no índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) durante o mês de outubro
Fecomércio anuncia queda de 3,5% no índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) durante o mês de outubro
Janaina Langsdorff
31 de outubro de 2011 - 9h30
A Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio – SP) acaba de divulgar uma queda de 3,5% na Intenção de Consumo das Famílias (ICF) durante o mês de outubro, em relação a setembro. Esse recuo, que foi o primeiro em quatro meses, fez o varejo rever as suas projeções de vendas para o fim de ano.
A expectativa, que antes era de um acréscimo de aproximadamente 5%, agora já considera um empate com os resultados obtidos em 2010, de acordo com informações da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), publicadas na edição dessa segunda-feira, 31, pelo jornal O Estado de S. Paulo. A revisão foi feita com base na desaceleração do comércio depois do Dia das Crianças. A encomenda de televisores, aparelhos de áudio e vídeo, máquinas de lavar, geladeiras e eletroportáteis, por exemplo, já sofreu uma redução entre 5% e 10%.
A retração de 1,8% de agosto para setembro na renda média do brasileiro, a primeira desde abril, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além da alta da inflação, câmbio e do IPI para veículos importados e o consequente receio da perda do emprego, são alguns dos fatores que embasam as novas estimativas.
Compartilhe
Veja também
Tigre transforma tubos e conexões em peças de design
Marca promove collab com o estúdio Fahrer, que desenvolve mesas, cadeiras e outros itens produzidos com suas peças
Mari Maria e Burger King: a estratégia por trás da collab
Empresária visa explorar experiências sensoriais para se conectar com o público e entrar no mercado global