Varejo reve previsao de vendas para Natal
Fecomércio anuncia queda de 3,5% no índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) durante o mês de outubro
Fecomércio anuncia queda de 3,5% no índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) durante o mês de outubro
Janaina Langsdorff
31 de outubro de 2011 - 9h30
A Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio – SP) acaba de divulgar uma queda de 3,5% na Intenção de Consumo das Famílias (ICF) durante o mês de outubro, em relação a setembro. Esse recuo, que foi o primeiro em quatro meses, fez o varejo rever as suas projeções de vendas para o fim de ano.
A expectativa, que antes era de um acréscimo de aproximadamente 5%, agora já considera um empate com os resultados obtidos em 2010, de acordo com informações da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), publicadas na edição dessa segunda-feira, 31, pelo jornal O Estado de S. Paulo. A revisão foi feita com base na desaceleração do comércio depois do Dia das Crianças. A encomenda de televisores, aparelhos de áudio e vídeo, máquinas de lavar, geladeiras e eletroportáteis, por exemplo, já sofreu uma redução entre 5% e 10%.
A retração de 1,8% de agosto para setembro na renda média do brasileiro, a primeira desde abril, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além da alta da inflação, câmbio e do IPI para veículos importados e o consequente receio da perda do emprego, são alguns dos fatores que embasam as novas estimativas.
Compartilhe
Veja também
Banco do Brasil recria faces de personalidades negras
Instituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto
São Silvestre atrai marcas para 2024 e já prepara a 100ª edição
Tradicional corrida de rua bate recorde de participação de marcas neste ano e já prepara as celebrações dos 100 anos, que serão celebrados em 2025