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Vendas do McDonald’s caem pela primeira vez nos EUA desde 2020

McDonald's permanecerá focada no “valor diário confiável”, à medida que os clientes se tornam mais exigentes com seus gastos, disse seu CEO


30 de julho de 2024 - 6h00

Por Advertising Age

As vendas da McDonald’s Corp. caíram pela primeira vez desde 2020 no segundo trimestre, ficando abaixo das expectativas dos analistas para um crescimento modesto.

Queda das vendas no McDonald's é atribuída a aumento de preço e conflito entre Israel e Hamas (Crédito: Adobestock)

Queda das vendas no McDonald’s é atribuída a aumento de preço e conflito entre Israel e Hamas (Crédito: Adobestock)

As vendas comparáveis da rede, uma métrica que acompanha os restaurantes abertos há mais de um ano, caíram 1% em relação ao ano anterior. Cada um dos segmentos geográficos da McDonald’s viu uma queda nas vendas. Nos EUA, a tendência foi impulsionada por uma queda no fluxo de clientes, que foi parcialmente compensada por preços mais altos.

As ações da McDonald’s caíram 15% este ano até o fechamento de sexta-feira, em comparação com um ganho de 14% para o índice S&P 500 durante o mesmo período.

Os lucros, excluindo alguns itens, foram de $2,97 por ação no segundo trimestre, abaixo da estimativa média dos analistas. A empresa também manteve sua orientação para a abertura de novas lojas e margem operacional. Os executivos da McDonald’s já haviam alertado sobre uma queda na demanda em todo o setor.

O crescimento das vendas do McDonald’s desacelerou este ano, à medida que os consumidores em todo o mundo reduziram o consumo de Big Macs, pressionados por anos de aumentos de preços e orçamentos domésticos apertados.

No final do último trimestre, a cadeia de fast-food lançou um combo de refeição de $5 nos EUA para convencer os clientes de que ainda é uma opção acessível. Os resultados iniciais sugerem que está atraindo clientes, embora qualquer aumento nas vendas não seja aparente até mais tarde neste ano. Também introduziu itens de menu em edição limitada na esperança de atrair clientes, como um McCrispy de bacon cajun e um McFlurry “da vovó”.

A rede continuará focada em “valor confiável e cotidiano” à medida que os clientes se tornam mais seletivos com seus gastos, disse o CEO Chris Kempczinski, em comunicado. Outras prioridades estratégicas incluem a linha de frango da rede e seu programa de fidelidade.

Fora dos EUA, boicotes devido à guerra Israel-Hamas continuam a afetar as vendas no segmento que inclui o Oriente Médio. A empresa já havia alertado que a queda continuaria até que o conflito fosse resolvido. O McDonald’s também relatou quedas nas vendas nas mesmas lojas na China e na França.

As vendas em todo o sistema, uma métrica que inclui os negócios em novos restaurantes, também sofreram uma queda, sugerindo que as inaugurações não estão compensando a fraqueza nas unidades existentes. A cadeia de hambúrgueres está no meio de um plano de expansão ambicioso, buscando ter 50.000 locais ao redor do mundo até 2027, em comparação com cerca de 42.000 no início deste ano.

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