Via Varejo retoma posto de maior anunciante
Somando investimentos em mídia de Casas Bahia e Pontofrio, holding investiu R$ 1,32 bilhão em mídia em 2014, segundo ranking Agências & Anunciantes
Somando investimentos em mídia de Casas Bahia e Pontofrio, holding investiu R$ 1,32 bilhão em mídia em 2014, segundo ranking Agências & Anunciantes
Alexandre Zaghi Lemos
25 de maio de 2015 - 10h07
Aparecendo pela primeira vez como holding, a Via Varejo foi a empresa que mais comprou espaços na mídia brasileira em 2014, com investimento de R$ 1,38 bilhão, segundo o ranking elaborado pelo Ibope Media e divulgado nesta semana pela edição anual Agências & Anunciantes, de Meio & Mensagem, que detalha valores dos 300 maiores anunciantes do País.
A primeira posição é de certa forma uma retoma, já que a Casas Bahia foi a líder por dez anos, até 2012. Em 2014, pela primeira vez, aparecem somados como Via Varejo os investimentos de Casas Bahia e Pontofrio.
Outro destaque importante é o da farmacêutica de origem mexicana Genomma, que aumentou ainda mais os aportes em mídia, com alta de 33%, e assumiu a segunda colocação, após saltar da 24ª para a terceira no ano anterior.
A Unilever, primeira colocada no ranking de 2013, reduziu em 20% os valores destinados à compra de espaços publicitários e figura em terceiro lugar.
Desde que chegou ao Brasil, em 2010, o laboratório Genomma tem aumentado consideravelmente as verbas publicitárias. A companhia que comercializa 13 marcas no Brasil totalizou R$ 1,31 bilhão de investimento em mídia em 2014. Até o ano passado, seu elenco de celebridades, que inclui a apresentadora Marília Gabriela (Cicatricure), a atriz Cláudia Raia (Goicoechea) e o repórter Rafael Cortez (Asepxia), aparecia apenas nos intervalos da Rede Record. Entretanto, no início deste ano a empresa passou a anunciar também na Band.
Segundo o gerente de marketing, Theo Leal, a expectativa é aumentar ainda mais a compra de mídia este ano, entre 15% e 20%. O laboratório não é atendido por nenhuma agência de publicidade e concentra 100% de seu investimento em mídia na TV aberta.
Entre os dez maiores anunciantes, o ranking lista ainda, pela ordem: a Caixa Econômica Federal, em quarto, com aumento de 34% no investimento em mídia, seguida por Hypermarcas, Ambev, Petrobras, Reckitt Benckiser, Banco do Brasil e Telefonica.
Na 11ª posição aparece o grande anunciante que mais aumentou sua verba de publicidade no ano passado: a operadora de telefonia Claro, que dobrou seu investimento, destinando cerca de R$ 350 milhões à compra de espaços comerciais na mídia brasileira.
Veja, a seguir, o ranking dos dez maiores anunciantes brasileiros em 2014:
Colaborou Andrea Martins
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