Vibra fica com a marca BR Mania e desfaz joint venture com Americanas
Companhias eram parcerias no ramo de lojas de conveniência desde 2020 e manterá a parte da BR Mania, com a marca Vem Conveniência S.A
Vibra fica com a marca BR Mania e desfaz joint venture com Americanas
BuscarVibra fica com a marca BR Mania e desfaz joint venture com Americanas
BuscarCompanhias eram parcerias no ramo de lojas de conveniência desde 2020 e manterá a parte da BR Mania, com a marca Vem Conveniência S.A
Meio & Mensagem
1 de dezembro de 2023 - 16h44
Após meses de negociação, a Vibra anunciou nessa quinta-feira, 30, que desfez a parceria com a Americanas S.A para ficar com 100% da marca de lojas de conveniência BR Mania.
De acordo com o Fato Relevante, “o negócio Lojas Local segue com uma empresa 100% pertencente à Americanas S.A e o negócio BR Mania, com uma nova empresa cujas ações são integralmente detidas pela Vibra e que continuará usando o nome empresarial Vem Conveniência S.A”.
O cenário das lojas de conveniência em 2023
A Americanas e a Vibra formalizaram a joint venture para atuar no mercado de proximidade e conveniência em fevereiro de 2022. A operação passou a integrar as lojas BR Mania, da Vibra, e Local, da Americanas, nascendo com uma rede de mais de 1.250 lojas. Cada uma das companhias tinha participação de 50% na joint venture.
Em janeiro de 2023, a Vibra Energia havia informado, também por Fato Relevante, que seu Conselho de Administração havia notificado a Americanas para imediato encerramento da joint venture, que originou as lojas Vem Conveniência.
A decisão aconteceu após ter vindo a público, em janeiro, a revelação das inconsistências contábeis da Americanas S.A.
Ao desfazer o acordo a Vibra Energia informa que pagou para a Americanas S.A o valor de R$ 192 milhões em razão da diferença no valor dos negócios.
No comunicado, a companhia diz que “espera prosseguir com o crescimento já verificado e desenvolver ainda mais o seu negócio de conveniência, como parte indispensável na sua proposta de valor para a revenda e consumidores de sua rede de postos.”
Compartilhe
Veja também
Quem é Luo Fuli, engenheira por trás do DeepSeek?
Engenheira de 29 anos, Luo Fuli, deixou uma proposta milionária da Xiaomi para ingressar na DeepkSeek e ajudar no desenvolvimento do rival do ChatGPT
Passageiros de ônibus devem gastar R$ 29,7 bi em 2025 com supermercados
Levantamento foi realizado pela RZK Digital com 16 mil usuários de Wi-Fi social em 17 terminais urbanos; turismo, streaming e compras no varejo online também são citados como potenciais de consumo