Vision Pro: o que a Apple pretende com seus óculos de realidade mista
Companhia apresentou seu device, que deve chegar ao mercado no começo de 2024, e promete combinar as interações entre mundo real e virtual
Vision Pro: o que a Apple pretende com seus óculos de realidade mista
BuscarVision Pro: o que a Apple pretende com seus óculos de realidade mista
BuscarCompanhia apresentou seu device, que deve chegar ao mercado no começo de 2024, e promete combinar as interações entre mundo real e virtual
Meio & Mensagem
6 de junho de 2023 - 6h10
Do Ad Age
Nessa segunda-feira, 5, a Apple revelou seu tão aguardado headset de realidade mista. O gadget levou sete anos para ser envolvido e pode colocar a empresa em outro patamar em termos de computação.
O dispositivo, chamado Apple Vision Pro, foi apresentado durante a Conferência Anual de Desenvolvedores d companhia, em Cupertino, na Califórnia.
Nos Estados Unidos, o preço do produto será US$ 3.499, mais alto do que a maioria dos dispositivos rivais. A previsão é de que o headset chegue ao mercado no início de 2024.
Em uma representação abrangente, a Apple demonstrou os recursos e o conteúdo planejado para o produto, que se assemelha a óculos de esqui de alta tecnologia – que inclui até games e vídeos interativos da Walt Disney Company.
Os óculos de realidade mista da Apple são o mais recente lançamento do que a empresa classifica como “next big things”, um produto inovador que pode ajudar a gigante de tecnologia a manter suas vendas.
O produto marca também o ingresso da empresa em uma nova categoria desde o Apple Watch, lançado em 2015 e tentará redefinir uma indústria, aos moldes do que já aconteceu com Mac, iPhone, iPod e iPad.
Os óculos são uma tentativa de mudar a forma como as pessoas interagem com o mundo. A Apple tem procurado uma plataforma para ir além do iPhone e iPad. O wearable mistura realidade virtual e aumentada, o que significa que pode envolver totalmente o usuário com telas de alta resolução – ideal para assistir vídeos – ou sobrepor aplicativos no campo de visão do usuário, permitindo que mensagens e notificações apareçam sem sobrecarregar a pessoa.
“É o primeiro produto da Apple que você olha e não vê”, disse Tim Cook, CEO da companhia, durante a apresentação. “Isso marca o início de uma jornada”, completou.
Assim como os demais aparelhos da Apple, o novo produto tem seu próprio sistema operacional, chamado de vision OS.
A empresa descreveu a nova interface como uma “computação espacial”. Uma ferramenta chamada EyeSight mostra a imagem dos olhos do usuário quando há outras pessoas por perto. O produto também mostrará as pessoas que estiverem no campo de visão do usuário mesmo quando eles usarem o dispositivo, em uma tentativa de manter as pessoas envolvidas com o mundo exterior.
A chamada coroa digital – mesmo termo utilizado no Apple Watch – alterna o headset entre realidade aumentada e virtual. A Apple revelou ter estudado milhares de pessoas para garantir que os óculos fossem confortáveis e registrou mais de 5 mil patentes.
O lançamento da Apple estabelece um confronto com a Meta Platforms Inc., que atualmente é detentora de 81% do mercado de óculos de realidade virtual, de acordo com a Counterpoint Research.
O CEO da Disney, Bob Iger, participou da apresentação e disse que o serviço de streaming Disney+ estará disponível no device a partir de seu dia de lançamento.
“Acreditamos que o Apple Vision Pro é uma plataforma revolucionária que pode tornar nossa visão uma realidade”, disse Iger.
A Apple também anunciou novos recursos para seus iPhones e iPads que permitem que os usuários anotações e transformem seus telefones ociosos em telas inteligentes.
Compartilhe
Veja também
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos