Assinar

Vision Pro: o que a Apple pretende com seus óculos de realidade mista

Buscar

Vision Pro: o que a Apple pretende com seus óculos de realidade mista

Buscar
Publicidade
Marketing

Vision Pro: o que a Apple pretende com seus óculos de realidade mista

Companhia apresentou seu device, que deve chegar ao mercado no começo de 2024, e promete combinar as interações entre mundo real e virtual


6 de junho de 2023 - 6h10

(Crédito: Reprodução/YouTube)

Do Ad Age

Nessa segunda-feira, 5, a Apple revelou seu tão aguardado headset de realidade mista. O gadget levou sete anos para ser envolvido e pode colocar a empresa em outro patamar em termos de computação.

O dispositivo, chamado Apple Vision Pro, foi apresentado durante a Conferência Anual de Desenvolvedores d companhia, em Cupertino, na Califórnia.

Nos Estados Unidos, o preço do produto será US$ 3.499, mais alto do que a maioria dos dispositivos rivais. A previsão é de que o headset chegue ao mercado no início de 2024.

Em uma representação abrangente, a Apple demonstrou os recursos e o conteúdo planejado para o produto, que se assemelha a óculos de esqui de alta tecnologia – que inclui até games e vídeos interativos da Walt Disney Company.

Apple Vision Pro: como funciona a realidade mista?

Os óculos de realidade mista da Apple são o mais recente lançamento do que a empresa classifica como “next big things”, um produto inovador que pode ajudar a gigante de tecnologia a manter suas vendas.

O produto marca também o ingresso da empresa em uma nova categoria desde o Apple Watch, lançado em 2015 e tentará redefinir uma indústria, aos moldes do que já aconteceu com Mac, iPhone, iPod e iPad.

Os óculos são uma tentativa de mudar a forma como as pessoas interagem com o mundo. A Apple tem procurado uma plataforma para ir além do iPhone e iPad. O wearable mistura realidade virtual e aumentada, o que significa que pode envolver totalmente o usuário com telas de alta resolução – ideal para assistir vídeos – ou sobrepor aplicativos no campo de visão do usuário, permitindo que mensagens e notificações apareçam sem sobrecarregar a pessoa.

“É o primeiro produto da Apple que você olha e não vê”, disse Tim Cook, CEO da companhia, durante a apresentação. “Isso marca o início de uma jornada”, completou.

Assim como os demais aparelhos da Apple, o novo produto tem seu próprio sistema operacional, chamado de vision OS.

A empresa descreveu a nova interface como uma “computação espacial”. Uma ferramenta chamada EyeSight mostra a imagem dos olhos do usuário quando há outras pessoas por perto. O produto também mostrará as pessoas que estiverem no campo de visão do usuário mesmo quando eles usarem o dispositivo, em uma tentativa de manter as pessoas envolvidas com o mundo exterior.

A chamada coroa digital – mesmo termo utilizado no Apple Watch – alterna o headset entre realidade aumentada e virtual. A Apple revelou ter estudado milhares de pessoas para garantir que os óculos fossem confortáveis e registrou mais de 5 mil patentes.

O lançamento da Apple estabelece um confronto com a Meta Platforms Inc., que atualmente é detentora de 81% do mercado de óculos de realidade virtual, de acordo com a Counterpoint Research.

O CEO da Disney, Bob Iger, participou da apresentação e disse que o serviço de streaming Disney+ estará disponível no device a partir de seu dia de lançamento.

“Acreditamos que o Apple Vision Pro é uma plataforma revolucionária que pode tornar nossa visão uma realidade”, disse Iger.
A Apple também anunciou novos recursos para seus iPhones e iPads que permitem que os usuários anotações e transformem seus telefones ociosos em telas inteligentes.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Tigre transforma tubos e conexões em peças de design

    Tigre transforma tubos e conexões em peças de design

    Marca promove collab com o estúdio Fahrer, que desenvolve mesas, cadeiras e outros itens produzidos com suas peças

  • Mari Maria e Burger King: a estratégia por trás da collab

    Mari Maria e Burger King: a estratégia por trás da collab

    Empresária visa explorar experiências sensoriais para se conectar com o público e entrar no mercado global