Você pediria conselhos sexuais a um chatbot?
Marca de preservativos Prudence cria um programa de AI que pretende orientar usuários do Facebook
Você pediria conselhos sexuais a um chatbot?
BuscarVocê pediria conselhos sexuais a um chatbot?
BuscarMarca de preservativos Prudence cria um programa de AI que pretende orientar usuários do Facebook
Luiz Gustavo Pacete
16 de fevereiro de 2017 - 9h07
A marca de preservativos Prudence lançou, nesta terça-feira, 14, a “Conselheira Prudence”, um chatbot instalado no Facebook Messenger que se propõe a responder dúvidas relacionadas a questões sexuais. O programa de inteligência artificial está programado para responder perguntas como O que é Ponto G? Qual o tempo ideal da ejaculação? Quanto tempo dura o período de menstruação? Qual o tamanho certo do preservativo? Como se prevenir do HPV e outras DSTs?
Os chatbots vão humanizar as marcas?
De acordo com Daniel Marun, diretor executivo da DKT do Brasil, dona da Prudence, a ideia surgiu a partir da necessidade de alguém para “conversar” com transparência e a qualquer momento com o público que, muitas vezes, acaba tendo algum tipo de dúvida que não gostaria de compartilhar com algum parente ou amigo. “A nova ferramenta viabiliza um diálogo sem barreiras, prático e despojado na rede social mesmo se tratando de um tema muitas vezes considerado um tabu”, diz Marun.
Sobre o uso do chatbot, Marun explica que a ferramenta otimiza o atendimento, soluciona dúvidas e resolve problemas de forma mais rápida, além de garantir suporte a qualquer hora do dia. Para acessar, basta enviar qualquer mensagem por inbox no Facebook que a “Conselheira Prudence” será ativada. Ao todo, são mais de 20 temas incorporados ao mecanismo. A base de dados utiliza também os assuntos já debatidos com o médico e especialista em sexo Jairo Bouer ao tirar dúvidas sobre saúde e comportamento sexual na fan page da marca.
A invasão dos chatbots vem aí!
Questionado sobre o fato de o chatbot ser representado por uma mulher e com alto teor erótico, Marun explica que a maioria do público da marca é masculina e que “mulheres, normalmente, ficam mais a vontade para tirar dúvidas sobre sexo com outras mulheres”. O uso de chatbots por marcas e plataformas de comunicação é cada vez mais frequente. De acordo com um levantamento da consultoria Quero Ser Social Media, os chatbots são uma das tendências digitais apontadas para 2017. O uso da ferramenta já é frequente por empresas de companhia aérea, serviços de TV a cabo e plataformas de conteúdo como Uol e Estadão.
Compartilhe
Veja também
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos