Assinar

Walmart Brasil é adquirido por Advent International

Buscar

Walmart Brasil é adquirido por Advent International

Buscar
Publicidade
Marketing

Walmart Brasil é adquirido por Advent International

Investidor de private equity deterá 80% da rede; transação está sujeita à aprovação regulatória no Brasil


4 de junho de 2018 - 12h13

Walmart fica com apenas 20% de participação na operação brasileira da rede (Crédito: Arthur Nobre)

O Walmart Brasil e o fundo de private equity Advent International anunciaram nesta segunda-feira, 4, que o investidor adquiriu participação majoritária de 80% da rede de supermercados no País. O Walmart norte-americano manterá os 20% restantes após a conclusão do negócio, cujos termos estão sujeitos à aprovação regulatória no Brasil. O fundo tem feito investimentos no Brasil em vários segmentos, como o Grupo Estácio de Sá e o mercado indica o interesse do investidor na Via Varejo e C&A, entre outros ativos.

Recentemente, a conta digital do Walmart no Brasil foi conquistada pela Isobar Brasil, que já tinha relacionamento com o anunciante e ampliou o atendimento para as bandeiras Maxxi Atacado e TodoDia. A Isobar era responsável pelas demais marcas — Walmart, BomPreço, Hiper BomPreço, Mercadorama, Big e Nacional. A conta off-line da rede é atendida pela DM9.

No comunicado coletivo divulgado por Walmart e Advent, o managing partner do fundo, Patrice Etlin, diz o Advent atua no Brasil há mais de 20 anos e está entusiasmado com essa parceria com o maior varejista do mundo. “Acreditamos que com nosso conhecimento do mercado local e expertise em varejo, poderemos posicionar a empresa para gerar resultados expressivos e alcançar novos patamares de sucesso no Brasil. Planejamos investir no negócio e trabalhar com a equipe da empresa para criar um ambiente mais ágil e moderno, a fim de acelerar o seu desenvolvimento e melhorar a experiência do consumidor”, afirmou Etlin.

A Advent International é uma firma global de private equity com forte presença local e ampla experiência de investimentos no varejo tanto no Brasil quanto internacionalmente. Desde a inauguração do escritório em São Paulo em 1997, o fundo já investiu em mais de 30 empresas brasileiras de diversos setores. Mundialmente, nos últimos 28 anos, a Advent realizou 40 investimentos no segmento de varejo em 14 países.

“O Walmart está comprometido em construir negócios fortes e resilientes que se adaptem continuamente às necessidades dos clientes locais em um mundo em rápida mudança”, disse Enrique Ostale, vice-presidente executivo e CEO do Walmart nas regiões de Reino Unido, América Latina e África, via comunicado. “Manteremos participação no Walmart Brasil e continuaremos compartilhando nossa experiência global em varejo, dando ao nosso negócio no Brasil a melhor oportunidade de crescimento de longo prazo, proporcionando oportunidades para nossa equipe e preços baixos para os clientes”, afirmou.

Como resultado da transação, o Walmart espera registrar nos Estados Unidos uma perda líquida sem efeito em caixa de aproximadamente US$ 4,5 bilhões, a ser registrada no segundo trimestre como item extraordinário. Uma parte significativa da perda líquida se deve ao reconhecimento de perdas acumuladas de conversão de moeda estrangeira e a perda final pode flutuar significativamente devido a alterações nas taxas de câmbio até a data do fechamento. Após um fechamento previsto para o final deste ano, o Walmart não espera nenhum impacto significativo contínuo para o lucro por ação no atual ano fiscal e um leve impacto positivo no próximo ano fiscal. Na transação, o Walmart foi assessorado pela Goldman Sachs & Co. LLC, e Advent International pelo Credit Suisse e Euro Latina Finance. Globalmente, o Walmart teve faturamento de US$ 500,3 bilhões em 2017.

Crédito da foto do topo: Ilustração

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?

    Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?

    Pesquisa da Kids Corp. mapeou as diferenças entre os desejos dos pequenos de diferentes faixas etárias

  • Largo da Batata Ruffles: marca quer transformar espaço em área de cultura

    Largo da Batata Ruffles: marca quer transformar espaço em área de cultura

    Com foco em melhorar o Largo da Batata, a marca de batata chips da PepsiCo assina contrato de dois anos que prevê revitalização e zeladoria do espaço