WhatsApp é mais utilizado por empresas B2C, aponta pesquisa

Buscar

WhatsApp é mais utilizado por empresas B2C, aponta pesquisa

Buscar
Publicidade

WhatsApp é mais utilizado por empresas B2C, aponta pesquisa

Levantamento da RD Station indica os usos do WhatsApp entre empresas, bem como as principais dificuldades dos profissionais em relação à plataforma


23 de julho de 2024 - 15h54

O Brasil é o segundo maior mercado para o WhatsApp, ficando atrás apenas da Índia. A alta adesão dos brasileiros à plataforma da Meta é um atrativo para empresas que desejam estabelecer uma linha de contato direta com o consumidor.

whatsapp

(Crédito: Shutterstock)

De acordo com os Panoramas de Marketing e Vendas 2024, da RD Station, 70% dos profissionais de marketing, sobretudo aqueles da área comercial, utilizam WhatsApp em suas estratégias — com destaque para os de empresas B2C. O dado indica um aumento de 10% em relação a edição anterior do estudo.

Ao todo, a companhia entrevistou mais de 3 mil profissionais — 1.827 de marketing e 1.484 de vendas. A pesquisa conta também com dados de ferramentas proprietárias.

O maior uso fica por conta de empresas B2C. Segundo a RD Station, essas tem uma adoção de 71%, contra 62% das companhias B2B. Entre os que não utilizam o WhatsApp, a alegação é de que há uma falta de conhecimento para o uso estratégico.

Os usos indicam que o maior benefício, com 70% das respostas, é a maior taxa de sucesso no contato com leads. Na sequência, estão visita presencial (32%) e telefonemas (31%).

A principal ferramenta utilizada é o envio manual de mensagens individuais ou por listas de transmissão, com 45%. Apesar disso, o esforço manual é encarado por uma dificuldade para mais da metade dos entrevistados (56%). Aparecem também dificuldades como mensuração de resultados (43%) e a falta de engajamento da base (35%).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Shopee recruta Flávia Saraiva e Bia Souza para squad de influenciadores

    Shopee recruta Flávia Saraiva e Bia Souza para squad de influenciadores

    As atletas de ginástica e judô farão parte do time de influencers da varejista durante o mês de setembro, com estreia em campanha da liquidação de 9.9

  • Dia do Sexo: como as marcas aproveitam a data

    Dia do Sexo: como as marcas aproveitam a data

    Marcas como Prosex, Itaipava, Espaçolaser e Loungerie enxergam oportunidade na data que faz alusão à posição sexual 69