WhatsApp é mais utilizado por empresas B2C, aponta pesquisa
Levantamento da RD Station indica os usos do WhatsApp entre empresas, bem como as principais dificuldades dos profissionais em relação à plataforma
WhatsApp é mais utilizado por empresas B2C, aponta pesquisa
BuscarWhatsApp é mais utilizado por empresas B2C, aponta pesquisa
BuscarLevantamento da RD Station indica os usos do WhatsApp entre empresas, bem como as principais dificuldades dos profissionais em relação à plataforma
Meio & Mensagem
23 de julho de 2024 - 15h54
O Brasil é o segundo maior mercado para o WhatsApp, ficando atrás apenas da Índia. A alta adesão dos brasileiros à plataforma da Meta é um atrativo para empresas que desejam estabelecer uma linha de contato direta com o consumidor.
(Crédito: Shutterstock)
De acordo com os Panoramas de Marketing e Vendas 2024, da RD Station, 70% dos profissionais de marketing, sobretudo aqueles da área comercial, utilizam WhatsApp em suas estratégias — com destaque para os de empresas B2C. O dado indica um aumento de 10% em relação a edição anterior do estudo.
Ao todo, a companhia entrevistou mais de 3 mil profissionais — 1.827 de marketing e 1.484 de vendas. A pesquisa conta também com dados de ferramentas proprietárias.
O maior uso fica por conta de empresas B2C. Segundo a RD Station, essas tem uma adoção de 71%, contra 62% das companhias B2B. Entre os que não utilizam o WhatsApp, a alegação é de que há uma falta de conhecimento para o uso estratégico.
Os usos indicam que o maior benefício, com 70% das respostas, é a maior taxa de sucesso no contato com leads. Na sequência, estão visita presencial (32%) e telefonemas (31%).
A principal ferramenta utilizada é o envio manual de mensagens individuais ou por listas de transmissão, com 45%. Apesar disso, o esforço manual é encarado por uma dificuldade para mais da metade dos entrevistados (56%). Aparecem também dificuldades como mensuração de resultados (43%) e a falta de engajamento da base (35%).
Compartilhe
Veja também
Grupo CCR inicia transição para Motiva
Após aprovação em Assembleia Geral Extraordinária, empresa inaugura escritório com nova identidade, muda ticker na B3 e estreia campanha em 4 de maio
Lady Gaga: as regras para os patrocinadores do show em Copacabana
Apenas a Bonus Track, realizadora do evento, tem autorização para usar a imagem da cantora em divulgações do show, marcado para o próximo dia 3