XP apresenta novo posicionamento de marca
Campanha “O impossível é só o começo”, que começa a ser divulgada nesta segunda-feira, 8, visa ampliar percepção da XP para além de investimentos e sim uma "casa de serviços financeiros"
Campanha “O impossível é só o começo”, que começa a ser divulgada nesta segunda-feira, 8, visa ampliar percepção da XP para além de investimentos e sim uma "casa de serviços financeiros"
Caio Fulgêncio
8 de maio de 2023 - 10h49
Com um conceito que mescla o passado e o futuro, a financeira XP divulga, a partir desta segunda-feira, 8 o novo posicionamento de marca. A campanha “O impossível é só o começo”, que marca os novos ares da empresa, vai se desdobrar em mídias on e offline em todo o País. O primeiro filme será exibido no intervalo do Jornal Nacional, da Rede Globo.
Quem assina o projeto é a agência MGNT, que demorou seis meses para concepção e produção, levando em consideração também a opinião de clientes. Segundo Lisandro Lopez, chief marketing office (CMO) da XP Inc., o reposicionamento foi fruto de um processo mais amplo, em que o marketing passou a ocupar um lugar de maior proximidade com os negócios.
“No presente, temos a ambição de voltar um pouco às origens do que eram os negócios da XP, mas também conectar ao futuro, que tem a ver com deixarmos de ser uma casa de investimentos para sermos uma casa de serviços financeiros, com soluções cada vez mais completas”, comenta.
Caroline Namora, diretora de marketing da empresa, o trabalho tangibiliza tanto a proposta de valor quanto o momento de expansão vivenciado nos últimos meses. Em outras palavras, a XP ampliou o portfólio, incrementando ao olhar para investimentos uma série de produtos e serviços. Dentre eles, simulador de financiamento e “investback” para novos clientes. “Quando pensamos no longo prazo, continuamos a nos enxergar dentro desse projeto, ou seja, qualquer futura nova expansão cabe nesse posicionamento”, complementa.
A campanha envolve a divulgação de filmes, com produção da Tropical Film, e peças publicitárias em emissoras de TV, jornais, mídias digitais e out-of-home (OOH). Além disso, a XP também vai divulgar outra sequência de filmes, assinada pela Sicários, que mostrará os serviços prestados pela instituição financeira.
Já no Instagram, a ideia é levantar a corrente #MeuImpossível. Nessa ação, alguns executivos vão gravar depoimentos convidando o público para participar da campanha. Os atletas Fernando Fernandes, Bruno Fratus, Mayra Aguiar e Felipe Drugovich também vão participar.
O investimento em esportes está entre as estratégias da marca para o campo de possibilidades de aproximação com as pessoas, além do território financeiro. Nesse sentido, no final de abril, a companhia iniciou uma ação em shoppings em parceria com a inglesa Aston Martin Aramco Cognizant Formula One. As atrações incluem um carro de Fórmula1 e simuladores de corrida para o público.
A ação – assinada pela agência Octagon Latam – começou em São Paulo, mas, até novembro, passará por Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Conforme a diretora de marketing, valores que fazem parte do ambiente esportivo – como performance, persistência, foco e treino – se aproximam dos princípios defendidos pela XP.
“Também são momentos em que temos a oportunidade de nos conectar ao lazer e ao hobby, situações mais agradáveis, alcançando mais pessoas que ainda não se relacionaram conosco. Além disso, enxergamos a XP como uma marca de lifestyle”, diz Caroline. “No fim do dia, queremos fazer com que a escolha dos clientes ultrapasse um cartão ou um investimento”, inclui Lopez.
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