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Marketing

Ypê reforça atuação na categoria de cuidados pessoais

Com aumento de investimentos e portfólio de marcas, área de cuidados pessoais da Ypê se tornou uma unidade de negócio em 2023


18 de abril de 2024 - 6h01

Atualizada às 10h36*

A categoria de cuidados pessoais está presente no portfólio de produtos da Ypê, empresa brasileira de produtos de higiene e limpeza, há 10 anos. Porém, com o aumento de investimentos e portfólio, ela se tornou o foco e uma unidade de negócio a partir de 2023.

“Criamos uma unidade de negócio, como se fosse uma startup, dentro do grupo para crescer esse negócio de higiene, cuidados pessoais e beleza”, explica o diretor de marketing e vendas de cuidados pessoais da Ypê, Jean Bueno.

Ypê cuidados pessoais

Jean Bueno, diretor de marketing e vendas de cuidados pessoais da Ypê, chega para liderar a unidade de negócios da companhia (crédito: Divulgação)

O diretor revela que a categoria começou com sabonetes. “Quando pensamos na jornada da consumidora, o banho é o primeiro momento. Então, sabonete é esse momento onde tudo começa”, complementa.

Atualmente, a categoria de cuidados pessoais da Ypê conta com duas grandes marcas: Flor de Ypê e Siene. A Flor de Ypê possui uma linha de sabonetes mais focada em perfumação e uma linha vegana. Já a Siene, marca relançada em 2021, conta com sete fragrâncias diferentes de sabonetes, que performam bem no Nordeste do País.

O ano de 2023 foi extremamente relevante para a linha de Sabonetes Flor de Ypê, que teve crescimento expressivo, chegando ao TOP 3 no ranking de vendas em volume no ano, segundo dados Nielsen.

Iniciando a comunicação

Para divulgar os produtos da marca Flor de Ypê, a companhia estreia nesta semana a primeira campanha de comunicação 100% digital da marca, intitulada #BanhoPremiumTodosOsDias.

Criada pela DPZ, a campanha é composta por um time de mais de 100 influenciadores, como Viih Tube, Fernando Fernandes, Camila Nunes, Flavia Pavenelli, Bruna Tavares, Paola Antonini, Mônica Salgado, Eslovênia Marques, Xamã e Mariana Xavier, que juntos somam mais de 220 milhões de seguidores em seus perfis Instagram e TikTok.

A ação ainda conta com dezenas de micro e nano influenciadores de todo o Brasil. Além disso, a estratégia digital considera diversos canais e formatos criativos, com o objetivo de garantir capilaridade e sustentação da campanha.

“É uma campanha nacional e em algumas praças, principalmente, Nordeste, São Paulo e Rio de Janeiro, impulsionamos um pouco mais, porque são praças que têm um protagonismo maior da categoria de cuidados pessoais”, salienta Bueno. O diretor ainda diz que a campanha terá duração de aproximadamente três meses.

Por sua vez, a comunicação da marca Siene começou em 2023, de forma mais regionalizada. “Tivemos a Elba Ramalho como embaixadora da marca, usamos influenciadoras regionais. Fazemos do Nordeste para o resto do Brasil”, enfatiza Bueno.

Desafios e futuro da categoria

O principal desafio de colocar esforços em uma nova categoria de produtos, na visão de Bueno, são os novos canais. “Historicamente estamos em canais como supermercados, atacadistas. Estamos entrando em novos canais, como e-commerce, e principalmente o canal farmacêutico”, comenta o diretor. Ele ainda revela que as marcas já estão presentes em sete dos dez maiores players de farmácia do Brasil.

Bueno destaca ainda que a categoria de cuidados pessoais se difere das outras porque é mais aberta a inovações. “É um mercado que muda muito o tempo todo, então temos que estar muito abertos e reagir a essas tendências de maneira muito ágil”, complementa.

Neste sentido, a jornada da Ypê com cuidados pessoais tem início com sabonetes, mas Bueno revela que este é só o começo. “A ideia é estarmos nas principais categorias de cuidados pessoais nos cinco próximos anos. Queremos ser um player relevante no mercado de cuidados pessoais”.

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