Gut: a coragem como motor de crescimento
Anselmo Ramos e Gastón Bigio, fundadoras da Gut, subiram ao palco do Maximídia 2023 para apresentar a The Bravery Scale, que mede coragem dos clientes
Anselmo Ramos e Gastón Bigio, fundadoras da Gut, subiram ao palco do Maximídia 2023 para apresentar a The Bravery Scale, que mede coragem dos clientes
Caio Fulgêncio
5 de outubro de 2023 - 18h55
A coragem é fio condutor da jornada de ascensão da Gut, segundo o brasileiro Anselmo Ramos e o argentino Gastón Bigio, que fundaram a agência há cinco anos. Com vários prêmios na estante, a empresa conquistou três dos mais disputados no Cannes Lions 2023: Agência Independente do Ano e Agência do Ano, além do título de Rede Independente do Ano.
Desde à criação em 2018, muita coisa aconteceu em relação ao porte da agência. Atualmente, a Gut é composta por 500 profissionais, em sete escritórios espalhados pelo mundo. “Esse ano foi um sonho. Acreditamos que somos uma agência corajosa para clientes corajosos e isso foi o responsável pelo nosso crescimento”, avaliou o brasileiro.
Diante do sucesso histórico, a agência formulou um método interno 100% baseado na coragem e no impacto dela também para os clientes, a The Bravery Scale. Para isso, os fundadores estabeleceram premissas que refutam algumas noções normalmente atribuídas ao ato de ter coragem.
Uma delas é de que a coragem é “uma coisa louca”, sem racionalidade. “Toda marca, independente da categoria, pode ser corajosa. Coragem é, por exemplo, questionar normas ou ter um ponto de vista diferente em relação à cultura”, explicou Ramos.
Segundo o executivo, ter coragem também é conseguir participar das melhores conversas que estão acontecendo no momento. Um exemplo foi o trabalho para Mercado Livre, em resposta aos atos antidemocráticos de janeiro. A plataforma de e-commerce criou desconto simbólico para que os brasileiros tivessem acesso ao exemplar físico da Constituição.
Além disso, as diretrizes que norteiam o cotidiano audacioso da Gut passam por desmistificar a ideia de que coragem é simplesmente subjetiva ou que não pode ser medida em forma de resultados concretos de negócios. “Coragem não é sobre trabalho criativo. É possível aplicar em outras áreas. O marketing pode ser corajoso”, salientou Ramos.
A esquematização dos métodos da agência resultou no que os fundadores chamam de The Bravary Scale – literalmente uma escala, de 0 a 10, que mede a jornada de coragem dos próprios clientes. “É uma escolha diária e uma jornada. Assim, temos clientes em todos os estágios e tudo bem. Cada um só precisa estar subindo”, finalizou o brasileiro.
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